sexta-feira, janeiro 30, 2026

Marco das Garantias: Menos processos, mais crédito: como bancos podem reduzir juros com nova norma

A recente regulamentação do Marco das Garantias pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode ter impacto direto na redução das taxas de juros no Brasil. O provimento 196, publicado na última semana, agiliza e barateia o processo de recuperação judicial de veículos, máquinas e equipamentos financiados e inadimplentes, permitindo a busca e apreensão do bem por meio de cartórios, sem a necessidade de ação judicial.

Essa mudança, considerada um avanço por especialistas e representantes do setor automotivo, traz mais segurança jurídica às operações de crédito, consolidando a propriedade dos bens financiados de forma mais ágil. Antes, a burocracia envolvida nas ações judiciais encarecia os custos operacionais dos bancos, que repassavam esse risco ao consumidor final na forma de juros elevados.

Leia também:

Dá para comparar Strada com Montana? Sim — e o resultado surpreende

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Novo tanque Noma da Geração Titanium aposta em desempenho térmico superior  

Com o novo modelo extrajudicial, os custos operacionais das instituições financeiras devem cair, reduzindo o chamado “spread bancário” — a diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e os juros cobrados dos consumidores. Em médio prazo, isso pode impactar positivamente o mercado de crédito, tornando os financiamentos, especialmente os de veículos, mais acessíveis.

Siga a Frota News no Instagram!

Além da redução de custos para os credores, a expectativa do setor é que o novo mecanismo acelere a renegociação de dívidas e diminua o risco de inadimplência prolongada, que antes resultava em encargos e juros acumulados. Isso favorece não só o mercado financeiro, mas também consumidores que buscam condições mais vantajosas para crédito.

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

A implementação imediata da norma permitirá uma avaliação rápida dos efeitos da medida. Caso ela se traduza em maior confiança e segurança entre credores e devedores, podemos assistir a uma queda gradual nas taxas de juros praticadas pelos bancos e financeiras, fomentando um ambiente mais competitivo e estimulando o crescimento econômico.

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui