sábado, setembro 21, 2024

Lançamento: Novo Scania 560 G 10×4 XT com 71 toneladas de capacidade

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A Scania escolheu Belo Horizonte para ser o palco de lançamento do Scania 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super e existem razões para isso. Os maiores clientes para caminhões de mineração, como a TSL e outras, estão no entorno da capital mineira. Além disso, Minas Gerais é o maior produtor de minério de ferro do país, responsável por cerca de 53% da produção nacional com minas em 400 cidades mineiras, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Além do ferro, Minas Gerais também produz uma grande diversidade de outros minérios, como ouro, nióbio, manganês e bauxita.  

A fabricante apresentou o novo caminhão fora de estrada na Exposibram 2024, realizada de 9 a 12 de setembro no Expominas BH, evento promovido pelo IBRAM. Esta feira é para o setor de mineração, o mesmo que a Agrishow é para o agronegócio, e a Fenatran é para o transporte rodoviário de carga e logística em geral.  

O Scania 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super 

O novo fora de estrada está equipado com o inédito motor OC 13 de 560 cv, o que vai ao encontro dos investimentos das mineradoras para a descarbonização do transporte e compensações ambientais de suas atividades.  

Expectativa de negócios  

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, expressou otimismo em relação à feira. “Continuamos com uma expectativa muito boa para a Exposibram 2024. O primeiro dia da feira, 9 de setembro, já comprovou nosso otimismo. O cenário da mineração continua promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas de caminhões”, disse Nucci.  

O executivo ressaltou a competitividade do novo modelo no mercado. “A grande novidade da feira é o nosso 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super, que chega com um preço muito competitivo para ser uma alternativa à linha amarela, oferecendo mais produtividade, maior velocidade média e economia de combustível superior. Além disso, ele tem a maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT”. 

560 G 10x4 XT
Alex Nucci e Marcelo Gallao

Inovações tecnológicas 

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, explicou as principais inovações do novo 560 G 10×4. “O novo 10×4 de 560 cavalos traz a nova caixa de câmbio com seção planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave. A carcaça, produzida em alumínio, reduz o peso do conjunto em até 80 quilos em comparação à geração anterior”, explicou Gallao. 

Além disso, o modelo tem longarina dupla, o que garante maior robustez e capacidade máxima de tração técnica (CMT) de 210 toneladas. Outro ponto de destaque é o aumento no intervalo de manutenção, passando de 500 horas para 750 horas, representando um acréscimo de 50% na disponibilidade do caminhão. 

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Edição 43 da Frota News com foco na logística sustentável

O motor de 13 litros e alto torque (2.800Nm), com potência de 560 cv, é o mais potente da linha Super. Gallao também ressaltou a vantagem do intercambiamento de peças com o modelo 8×4, que é o campeão de vendas da Scania no segmento fora de estrada. 

 Uma das grandes inovações do novo 560 G 10×4 XT é a possibilidade de ser operado por controle remoto. A tecnologia é indicada para atuar em áreas de risco, como o descomissionamento de barragens de mineração. “Ele oferece mais velocidade, maior produtividade e uma solução homologada de fábrica pela Scania”, afirma Gallao. 

Além disso, o modelo vem equipado com dois freios de série: o CRB (freio de liberação de compressão) e o Scania Retarder, que juntos somam 850 Kw de potência de frenagem – o equivalente a 1.153 cv –, oferecendo a maior capacidade de frenagem do mercado.  

Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil, anunciou que a marca está ampliando seu portfólio com operações fora de estrada utilizando tecnologia Euro 6. “Estamos lançando o pioneiro airbag de cortina, exclusivo no mercado, agora de série, para oferecer mais segurança ao motorista em caso de tombamento lateral”, declarou Piccirillo. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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