O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025 marcou o retorno de um dos mais importantes eventos da indústria automotiva na América Latina, reunindo 12 dias de lançamentos, estreias globais e a consolidação de São Paulo como palco para estratégias de marca que vão muito além do tradicional. Entre SUVs, picapes, elétricos e modelos de performance, um destaque silencioso, mas estratégico, chamou a atenção: o Kia PV5 foi o único furgão de carga exibido entre os lançamentos deste ano — um movimento que coloca a marca sul-coreana como protagonista num segmento que vive transformação acelerada impulsionada pelo e-commerce, pela entrega urbana e pela eletrificação de frotas.
A estreia do PV5 não aconteceu isoladamente. Ela faz parte da maior ofensiva de produtos da Kia em mais de três décadas de presença no Brasil, com oito modelos revelados simultaneamente, seis deles inéditos.
-
Leia também:
- Salão do Automóvel x Fenatran: os principais números das duas feiras sobre mobilidade com propostas distintas
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
A seguir, a reportagem detalha os principais lançamentos e o papel estratégico de cada modelo no redesenho da presença da Kia no mercado brasileiro.
PV5
Entre SUVs de alto impacto e picapes de perfil mais aventureiro, o Kia PV5 se destacou justamente por ocupar um espaço onde a concorrência foi discreta: o dos veículos comerciais leves elétricos. Com o avanço de regulamentações ambientais em capitais brasileiras, restrições de circulação e a consolidação das operações last mile, o PV5 chega para suprir um vazio que a indústria ainda demora a preencher.
O modelo faz parte da família global PBV (Platform Beyond Vehicle), que aposta em modularidade e customização. Exibido no Salão na versão Cargo, o PV5 chega com diferenciais que o colocam à frente dos atuais VUCs e elétricos disponíveis no mercado:
- Volume de carga de até 4.420 litros
- Baterias de até 71,2 kWh
- Autonomia de até 693 km
- Sistema Easy Swap, que permite troca rápida de módulos
- Função V2L, capaz de alimentar equipamentos externos
- Plataforma pensada para conectividade, telemetria e adaptação para frotas
Tasman
Outra estrela de impacto visual no estande da Kia foi a Tasman, a primeira picape da marca em nível global, que estreou justamente no Brasil, um dos maiores mercados do mundo no segmento.
A Tasman combina robustez, design de perfil utilitário e elementos práticos para uso misto entre trabalho e lazer. Entre seus diferenciais mais notáveis estão a caçamba com 1.173 litros, uma das maiores da categoria, e uma tomada elétrica integrada.
A sua homologação está em andamento para adaptação às condições brasileiras. A escolha do Brasil para sua estreia física reflete o peso do mercado nacional dentro da estratégia global da marca e o avanço da competição entre picapes médias, um segmento que não para de crescer e, também de receber concorrentes.
A Kia apresentou ainda uma ofensiva inédita no segmento de SUVs, com quatro novos modelos que reforçam a ideia de pluralidade energética e diversidade de soluções.
EV3
O EV3 chega como porta de entrada ao universo elétrico da Kia, mantendo linguagem de design ousada e pacote completo de recursos de segurança e conectividade.
Sportage MHEV
Totalmente renovado, o Sportage MHEV combina maior eficiência, equipamentos de segurança atualizados e interior completamente reprojetado.
Stonic MHEV
O Stonic volta ao mercado brasileiro com visual moderno, motor híbrido-leve e foco em eficiência para o trânsito urbano.
Sorento 4×4 diesel
O tradicional SUV de sete lugares retorna com motor diesel de nova geração, mais torque, refinamento e robustez.
Com esse conjunto, a Kia reforça seu domínio no segmento que mais cresce no Brasil ao oferecer elétricos, híbridos e diesel numa mesma estratégia integrada.
K4 hatch e sedã
A nova dupla K4 — hatch e sedã — deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2026 como representantes de uma fase mais tecnológica e sofisticada da marca no segmento de carros médios.
Ambos trazem: motor 1.6 turbo de 193 cv, pacote tecnológico avançado, dupla tela panorâmica e versão única GT-Line.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


