sábado, dezembro 6, 2025

Jefferson Ferrarez analisa desafios e estratégias da Mercedes em 2025

- Publicidade -

Entrevista com Jefferson Ferrarez, da Mercedes-Benz: “Após boom dos pesados, vemos uma retomada gradual e estratégica nos demais segmentos” 

O mercado de caminhões vive um momento de reacomodação após um período de forte crescimento puxado pelos pesados. Para entender os movimentos do setor em 2025, a Frota News conversou com Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil. O executivo analisou a retração dos pesados, o avanço nos segmentos de leves, médios e semipesados, e detalhou como a montadora está posicionando suas linhas Actros e Axor (relançada ontem) para atender diferentes perfis de transportadores.

Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), de janeiro a junho desde ano houve o emplacamento de 29.409 caminhões pesados, com um crescimento de 19,3% sobre o mesmo período de 2023. Este volume representou 52,5% do mercado total (56.767 unidades). Já no mesmo período de 2025, foram emplacados 24.708 pesados, uma queda de 16%, representando 46% do total de 54.756 caminhões licenciados no primeiro semestre. Além de pesados, somente o segmento de semileves teve queda de 8,4%. Os demais cresceram: leves, 3,1%; médios, 23,5% e semipesados, 12%.

Com os números conhecidos, veja a seguir os principais trechos da entrevista. 

A queda nos pesados após um 2024 excepcional

Ferrarez iniciou a entrevista contextualizando o desempenho recente do mercado. Segundo ele, o forte crescimento observado em 2024 — sobretudo no segundo semestre — foi impulsionado por uma conjunção favorável de fatores: consolidação da nova tecnologia Euro 6 e cenário macroeconômico positivo. 

O mercado de caminhões encerrou 2024 numa forte tendência de crescimento. A tecnologia Euro 6 já estava consolidada e houve um aquecimento em todos os segmentos, especialmente no de extrapesados. Foi um desempenho que superou qualquer
previsão da indústria.
 

Contudo, o início de 2025 marcou uma virada. O aumento da taxa Selic impactou diretamente os pesados, segmento mais sensível ao custo do crédito. Em contraste, leves, médios e semipesados mantiveram ritmo de crescimento. 

O segmento extrapesado sentiu muito a elevação da Selic. Já havia tido um crescimento muito expressivo, e agora arrefeceu. Mas os demais segmentos mantiveram o fôlego, com uma demanda reprimida sendo atendida.” 

 Renovação de frota: um ciclo em ritmos distintos 

Jefferson Ferrarez
Jefferson Ferrarez

Ferrarez também aponta que a renovação de frota contribuiu para a atual configuração de mercado. Nos pesados, esse movimento já vinha ocorrendo desde o lançamento do Euro 6, enquanto os demais segmentos começaram a renovar mais tardiamente. 

“A renovação dos pesados começou com força no segundo semestre do ano passado. Agora, ela continua, mas em um ritmo mais moderado. Já os leves e semipesados estavam esperando e só agora estão renovando, mesmo com juros altos.” 

Rentabilidade e eficiência pós-pandemia

Em um cenário de margens mais apertadas, a rentabilidade se tornou uma prioridade estratégica. Ferrarez confirma que a Daimler Trucks passou por uma transformação profunda desde a pandemia, buscando maior eficiência operacional. 

“A indústria se reinventou após a Covid. Hoje, a Mercedes-Benz é muito mais enxuta, eficiente em custos. Isso é essencial frente à competitividade global, com novos entrantes e pressão por margens sustentáveis.” 

Novo posicionamento: Actros premium e Axor competitivo

Com o relançamento da linha Axor, a Mercedes-Benz reforça sua estratégia de atuar de forma segmentada no mercado. Enquanto o Actros permanece como modelo premium, com foco em tecnologia e sofisticação, o Axor ocupa uma posição mais competitiva em preço. 

“O Actros segue como nosso caminhão premium, para brigar com os suecos. O Axor entra com uma proposta mais básica e acessível, sem canibalizar o Actros. Assim, ampliamos nosso portfólio com clareza de posicionamento.” 

Ferrarez ressaltou que a diversificação é essencial para atender um mercado cada vez mais exigente e segmentado. 

“Ampliar o portfólio é essencial para jogar de forma correta nos diversos segmentos. O cliente precisa de opções adequadas à sua operação.” 

Expectativas para o futuro

Questionado sobre novos lançamentos e expansão da família Axor, Ferrarez preferiu manter a cautela, mas deixou no ar que novidades podem surgir. 

“O futuro a Deus pertence!”, respondeu, em tom bem-humorado. 

Conclusão

A entrevista com Jefferson Ferrarez revela como a Mercedes-Benz do Brasil está ajustando suas estratégias à nova realidade do transporte rodoviário. Com foco na eficiência operacional, posicionamento estratégico de produtos e sensibilidade ao cenário econômico, a montadora busca manter a liderança em um mercado cada vez mais dinâmico. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui