Com a evolução de tecnologias com base na eletrônica, as suspensões a ar também têm evoluções que aumenta significativamente a segurança no transporte. Inclusive, para maior proteção da carga, algumas indústrias exigem caminhões com este tipo de suspensão, principalmente para o transporte de cargas mais sensíveis. Agora, a suspensão pneumática está disponível também nos modelos Iveco S-Way 4×2 e 6×2.
“Nosso objetivo é proporcionar ao motorista uma experiência de condução mais segura e confortável. Com esse incremento, o melhor caminhão já fabricado pela IVECO no Brasil ficou ainda mais competitivo no mercado de pesados”, explica Aline Rovath, gerente de Marketing de Produto da Iveco.
Receba as últimas notícias gratuitamente. Se inscreva:
A eletrônica embarcada na suspensão pneumática permite a integração com os sistemas de segurança ativa, como o EBS (Electronic Braking System), uma evolução do ABS que melhora a resposta dos freios e distribui de forma mais eficaz a força de frenagem. Integrado ao pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), o componente promove maior estabilidade e segurança durante a condução, especialmente em situações adversas como frenagens bruscas e curvas acentuadas.
“A introdução da suspensão pneumática visa atender segmentos que necessitam de soluções especiais para garantir a integridade da carga durante o transporte”, acrescenta Rovath.
Saiba mais:
Gasmig promete tornar Minas Gerais referência para caminhões e ônibus a gás
Já no quesito conforto, destaque para as câmaras de ar Full Air que possuem quatro bolsões pneumáticos por eixo, absorvendo melhor as irregularidades da pista e aumentando o conforto para motoristas e passageiros. A capacidade de ajuste da altura para engate e desengate do semirreboque diretamente da cabine proporciona maior praticidade operacional.
Além dos ganhos em segurança e conforto, a suspensão pneumática contribui para a redução do desgaste dos pneus e melhora a capacidade de partida em rampa, garantindo uma operação mais eficiente e econômica para os operadores.
Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina, destaca que o lançamento da nova suspensão do S-Way visa atender as operações rodoviárias de carga, especialmente cargas sensíveis e que necessitam de maior proteção, como cargas frágeis, eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas e cargas vivas, oferecendo benefícios significativos tanto para o transportador quanto para o motorista. “Possuímos um portfólio completo, dos leves aos pesados, o que nos permite atuar em diversas missões no transporte. A melhoria contínua dos nossos veículos é impulsionada pelo feedback dos clientes, e a introdução da suspensão pneumática no S-Way é mais uma evidência de nossa colaboração próxima com nossos parceiros das estradas”, finaliza Fraga.
Nos siga no LinkedIn!