quarta-feira, janeiro 28, 2026

Iveco Bus cresce 30,5% em 2025 e faz entrega de mais 21 ônibus à Rodam Transportes

A Iveco Bus encerrou 2025 como a montadora de ônibus que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro. A marca registrou alta de 30,5% nas entregas, totalizando 2.762 unidades, frente às 2.116 unidades em 2024. O desempenho mantém a Iveco Bus como a quarta maior fabricante do país, atrás de Mercedes-Benz (10.382 unidades), Volkswagen (5.779) e Agrale (2.991).

O avanço é reflexo direto da estratégia de foco em aplicações específicas e na proximidade com operadores de transporte, especialmente nos segmentos de fretamento corporativo de baixo custo, transporte urbano e escolar. Entre os clientes que contribuíram para esse crescimento está a Rodam Transportes, empresa especializada em fretamento contínuo, que acaba de 21 unidades adquiridas em 2025.

Com sede em Bagé (RS) e atuação também em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia, a Rodam atende grandes empresas, incluindo multinacionais do setor alimentício. Em 2025, a transportadora adquiriu 17 unidades do chassi BUS 17-280 e quatro unidades do Daily Minibus 50-180, reforçando sua operação em diferentes perfis de serviço.

A expectativa com os novos veículos é a melhor possível. Somos clientes Iveco Bus há anos e sempre tivemos uma experiência muito positiva”, afirma Rogério Meirelles, diretor da Rodam Transportes.

Produção nacional e foco na aplicação

Produzidos no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), os modelos da Iveco Bus foram desenvolvidos a partir de uma leitura das necessidades do mercado brasileiro, combinando robustez, eficiência operacional, baixo custo e versatilidade.

O Daily Minibus 50-180, escolhido pela Rodam, é uma van construída sobre chassi com tração traseira, característica que amplia a durabilidade em operações severas. Equipado com motor FPT F1C de 180 cv, o modelo oferece capacidade para até 20 passageiros + motorista, sendo indicado para fretamento executivo, transporte corporativo e aplicações que exigem maior agilidade.

Já o BUS 17-280 se posiciona como uma solução para operações de maior capacidade. O chassi conta com motor dianteiro FPT N67, de seis cilindros e 280 cv, podendo ser encarroçado para até 59 passageiros. O modelo está disponível com suspensão metálica ou pneumática, incluindo a versão Full Air, que proporciona mais conforto, menor nível de ruído e redução de trepidações. Há ainda a opção do sistema kneeling, que facilita o embarque e desembarque de passageiros.

Marcopolo Ideale 800:

Os 17 chassis BUS 17-280 adquiridos pela Rodam receberam a carroceria Marcopolo Ideale 800, um dos modelos mais consolidados da fabricante gaúcha para aplicações de fretamento contínuo, turismo regional e linhas regulares de curta e média distância.

O Ideale 800 nasceu com uma proposta para robustez e baixo custo operacional. Suas linhas externas são simples e funcionais, com atenção à aerodinâmica e à facilidade de manutenção, fatores decisivos para frotistas que precisam manter alta disponibilidade dos veículos.

A estrutura monobloco reforçada, aliada ao uso de materiais mais leves, contribui para a redução do consumo de combustível. O para-brisa amplo e a posição elevada do motorista ampliam a visibilidade, reforçando a segurança na condução.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para os setores de gestão de frota, transporte de carga, passageiro e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui