segunda-feira, abril 7, 2025

Iveco Bus: uma pré-adolescente de 12 anos dentro dos 50 anos de história da marca

A Iveco completa 50 anos, no entanto vamos lembrar da importância da Iveco Bus e fazer um recorde da divisão de ônibus dentro dessas cinco décadas. A Iveco (Industrial Vehicles Corporation) foi fundada em 1975 por meio da fusão de cinco grandes fabricantes europeus de veículos industriais: Fiat Veicoli Industriali (que incluía Officine Meccaniche e Lancia Veicoli Speciali), Unic e Magirus-Deutz.

A “certidão de nascimento” da Iveco Bus começa entre 1991 a 1999, período em que a Iveco estabelecia alianças estratégicas com empresas líderes no setor de ônibus e turismo e fundiu suas operações de ônibus e turismo com a Renault, criando a joint venture Iribus, que se tornou a segunda maior fabricante da Europa. Em 2003, a Iveco adquiriu a propriedade total da Iribus. Mas, foi somente em 2013, que a Iveco Bus ganhou uma “identidade” como divisão de ônibus.

Nessas últimas décadas, a marca cria uma história marcada por avanços tecnológicos em mobilidade sustentável. A saber, desde a década de 1980, a divisão do Iveco Group tem investido no desenvolvimento de veículos com tecnologias alternativas, pelo menos, na Europa. No Brasil, a iniciativa é bastante recente, com ensaios de lançamento de um modelo a gás e o desenvolvimento de um modelo elétrico, bem como mostrado na última Lat.Bus.

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Um dos marcos iniciais dessa trajetória foi o lançamento do ônibus “bi-mode”, que combina a tração elétrica com a autonomia de um motor térmico. O primeiro modelo, derivado do Iveco 471, foi um passo rumo à mobilidade híbrida. Atualmente, quem avança no Brasil, em ônibus híbrido, é somente a Marcopolo, com o Volare Attack 9 Híbrido.

Aliás, a inovação na Europa continuou em 1998, quando a empresa lançou o CityClass CNG, seu primeiro ônibus a gás natural. O modelo urbano seguia a tendência do Iveco 490 TurboCity UR Green, consolidando o uso de combustíveis alternativos no setor.

Avanços com hidrogênio e híbridos

Em 2003, a Iveco-Iribus tornou-se pioneira ao apresentar o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio: o CityClass Fuel Cell. A inovação foi exibida na UITP, em Madri, e ganhou notoriedade ao ser utilizado nos XX Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006.

Já em 2010, a marca revelou seus modelos híbridos diesel-elétricos, como o Iribus Citelis e o Heuliez Access’Bus GX 327 e 427. Apresentados na Exposição Europeia de Mobilidade, em Paris.

O crescimento da Linha Crossway

Lançada em 2006, a linha Crossway se tornou referência no segmento intermunicipal, com mais de 65.000 unidades produzidas. Fabricados em Vysoké Mýto, na República Tcheca, os modelos são projetados para atender a diferentes necessidades, incluindo transporte urbano, intermunicipal e escolar, com diversas opções de motorização.

Assista o Canal FrotaCast:

Expansão da mobilidade elétrica

A Iveco Bus iniciou sua transição para veículos totalmente elétricos em 2015, com o lançamento do Heuliez GX 337 ELEC, comercializado como Iveco E-Way fora da França. Desde então, a linha de veículos elétricos se expandiu, incluindo o E-Way H2, movido a célula de combustível de hidrogênio, além dos modelos intermunicipais Crossway Low Entry Elec e Crossway Elec.

Mercado brasileiro

No Brasil, a Iveco Bus atua em poucos segmentos de transporte de passageiros. Além da linha Daily Minibus, ela atua no de micro-ônibus com os modelos 10-190 e 15-210, e os de entradas de urbano, fretamento e rodoviário de baixo custo com o chassi 17-180. Até o momento, não há sinais de Nova Lima (MG), cidade sede no Brasil, de que irá avançar muito além das novas opções de modelos de energia alternativa em estudos. Abaixo, os resultados de emplacamentos de 2024 por fabricante de chassi, segundo a Anfavea, a associação das marcas:

Iveco Bus
Fonte? Anfavea

Futuro sustentável proposto pela Iveco Bus Brasil

Na Lat.Bus 2024, realizada em agosto no São Paulo Expo, a Iveco Bus destacou sua inovação no transporte sustentável. A empresa apresentou os modelos conceitos elétricos 17-E BEV e eDaily Minibus, marcando o início de sua jornada de eletrificação na América Latina. Além disso, o público teve a oportunidade de realizar test-rides no BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, uma solução robusta e eficiente para o transporte urbano, com autonomia de até 350 km e emissões de CO₂ reduzidas em até 95% quando abastecido com biometano.

Esses planejamentos, pelo menos, refletem que há um compromisso da Iveco Bus com a mobilidade sustentável e a adaptação às demandas locais.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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