Os novos DAF XD e XF Electric foram eleitos International Truck of the Year 2026 por um júri especializado formado por 24 jornalistas de 24 países. Esta é a terceira vez que a DAF conquista o prêmio com sua linha New Generation, após o sucesso dos modelos XF, XG e XG+ em 2022 e do XD em 2023, trazendo novamente o troféu para Eindhoven.
A premiação foi entregue a Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, durante o Jantar de Gala Internacional realizado na feira Solutrans, em Lyon, na França, com a presença de mais de 1.300 convidados.
Com 92 pontos, a nova geração de caminhões elétricos pesados da marca holandesa superou seus concorrentes. O MAN D30 PowerLion, movido a diesel, foi um rival expressivo, enquanto o totalmente elétrico SANY e435 marcou a primeira vez que um caminhão chinês chegou à lista de finalistas do prêmio mais prestigiado da Europa.
Critérios da premiação
De acordo com as regras do International Truck of the Year (IToY), o prêmio é concedido anualmente ao veículo lançado nos últimos 12 meses que tenha contribuído de forma mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. A avaliação considera diversos critérios, como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, desempenho ambiental e custo total de operação (TCO).
Este é o terceiro ano consecutivo em que um caminhão elétrico conquista o prêmio. Dos cinco finalistas de 2026, três eram modelos a bateria, reforçando que a transição energética segue na vanguarda do setor de transporte pesado, mesmo com os avanços contínuos do motor a combustão.

Durante os extensos testes de condução, os jurados destacaram as transmissões dos modelos XD e XF Electric, elogiando a suavidade quase imperceptível das trocas de marcha. A autonomia também se beneficiou do ganho aerodinâmico de 9% obtido na nova geração de produtos da DAF. O conceito modular — com ampla variedade de configurações de bateria e eixos — também recebeu elogios por oferecer flexibilidade excepcional aos operadores.
Florian Engel, presidente do júri do International Truck of the Year, resumiu a escolha:
“Com os novos XD e XF Electric, a DAF Trucks demonstra que a combinação de um motor elétrico central com um eixo traseiro tradicional pode ser tão eficiente quanto uma transmissão com eixo elétrico (e-axle). Além disso, essa configuração proporciona uma distribuição de peso ideal, permitindo que praticamente todas as aplicações sejam atendidas por uma única plataforma técnica.”
Nomeados para 2026 (ordem alfabética):
- DAF XD / XF
- MAN D30 PowerLion
- MAN eTGS
- SANY e435
- Scania Super 11
Sobre o International Truck of the Year
O prêmio International Truck of the Year (IToY) foi criado em 1977 pelo jornalista britânico Pat Kennett, então editor da revista Truck. Atualmente, os 24 jurados representam as mais importantes revistas especializadas em veículos comerciais da Europa. Nos últimos anos, o grupo expandiu sua atuação com a entrada de membros associados de mercados emergentes como China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Ao todo, os veículos de comunicação dos jurados e associados alcançam mais de 1 milhão de leitores.
Sobre a DEKRA
O grupo IToY agradece à Dekra por coordenar de forma independente a apuração dos votos e validar o resultado final do prêmio. A história da Dekra está ligada à evolução do automóvel: fundada em 1925, em Berlim, como Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V., a organização foi criada para promover a segurança no trânsito diante do rápido crescimento da mobilidade. Atualmente, a Dekra possui oito divisões de serviços, oferecendo um amplo portfólio voltado à segurança no trânsito, no trabalho e em casa, atuando em 60 países nos cinco continentes. A empresa emprega cerca de 44 mil pessoas e registra faturamento anual de aproximadamente 3,4 bilhões de euros.
Truck of the Year Latin America (TOYLA)
O ITOY conta com membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado. E já começamos a organizar a 3ª Edição do Truck of the Year Latin America 2025 (TOYLA), com júri composto por cerca de 30 jornalistas técnicos da América Latina, representando Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e México. Em breve, mais informações.


