O Grupo SADA, conhecido por ser o maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro na América Latina, está traçando um ambicioso plano de expansão para a área de transporte de carga geral. A empresa, que já possui presença em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde realiza operações nos setores de siderurgia e autopeças, agora pretende diversificar suas operações e ampliar sua atuação em outras regiões do país.
A vertical de transporte de Carga Geral da SADA já conta com rotas frequentes e uma média de 75 carretas embarcadas por dia útil, movimentando cerca de 2 mil toneladas de carga diariamente. Para alcançar esse objetivo ambicioso, a empresa está se concentrando na diversificação das cargas transportadas, com um foco especial nos segmentos de minério, alimentos e grãos, considerados mais estáveis e capazes de sustentar o plano de crescimento.
Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso
Campos de oportunidades
O setor de minério é particularmente relevante em Minas Gerais, onde o Grupo SADA nasceu há 47 anos, e é amplamente reconhecido. Enquanto isso, o segmento de alimentos, que representa cerca de 1/3 do PIB, oferece um vasto campo de oportunidades para grandes players no transporte.
Por fim, o mercado de grãos está em constante expansão, tornando o transporte de grãos um setor estratégico para os produtores. A empresa reconhece as mudanças e tendências do mercado, onde os produtores estão buscando operadores com know-how e tecnologia de ponta para suas operações de transporte.
O Grupo SADA já deu o primeiro passo para concretizar seu plano de expansão, aumentando o fluxo de rotas entre as bases de Minas Gerais e do Rio de Janeiro com as do Espírito Santo, um estado que serve como um importante corredor de importação. Isso permitirá que a empresa atue com as principais tradings do país e estabeleça sinergias com suas bases já estabelecidas, diversificando ainda mais seu negócio.
Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor
Novas contratações
Essa expansão está projetada para gerar cerca de 60 novos empregos. São em áreas como backoffice, logística, apoio e motoristas próprios. Além disso, um aumento estimado de cerca de 15% no resultado da operação atual.
Para apoiar esse crescimento, o setor de Carga Geral do Grupo SADA está investindo em tecnologia. Isso inclui operação mapeada, dados em tempo real e infraestrutura de gestão e controle.
O Gerente Executivo da área de Carga Geral do Grupo SADA, Murillo Sperandio, compartilhou que a empresa está comprometida em atingir a meta de dobrar a receita dessa unidade de negócios até 2026. Este é o ano do cinquentenário do conglomerado.
Sobre o grupo
O Grupo SADA tem uma história de 47 anos e presença em mais de 50 cidades em todo o Brasil. Ademais, é composto por mais de 30 empresas e emprega mais de 7,5 mil pessoas em diversas áreas. Sobretudo, transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis.