A Goodyear acaba de anunciar a chegada ao Brasil da sua nova linha de pneus Cooper Works Series. Especialmente desenvolvida para caminhões e ônibus que rodam em estradas brasileiras. Posteriormente, serão exportados para os países vizinhos. A estratégia da Goodyear é oferecer uma marca de pneus que tenha preços mais competitivos e, ao mesmo tempo, garanta o mesmo padrão de qualidade, durabilidade e confiança que são conhecidos dos pneus premium.
O foco é oferecer uma alternativa aos pequenos e médios frotistas, assim como aos autônomos, que buscam pneus com boa quilometragem. Além disso, essa alternativa evita a necessidade de recorrer aos pneus importados de marcas desconhecidas e sem atendimento de garantia no Brasil.
A nova estratégia foi possível com a aquisição da americana Cooper Tires em 2021, que traz consigo mais de um século de tradição, desde sua fundação em 1914. Agora, essa experiência centenária é aplicada em produtos fabricados localmente, assim, combinam desempenho superior e um bom custo-benefício.
Cooper Tires no Brasil
“Entendemos as necessidades dos caminhoneiros e estamos trazendo a marca Cooper Tires e toda uma linha de produtos para o mercado brasileiro”, afirma Debora da Cruz, diretora de Marketing da Goodyear.
Eduardo Lima, gerente de produto pneus caminhões e ônibus da Goodyear, explicou que os pneus da Cooper Tires para o mercado brasileiro foram desenvolvidos pela engenharia brasileira, seguindo os mesmos padrões dos pneus Goodyear. Nesse sentido, consideraram-se as características, topografias e temperaturas de nossas estradas.
Os modelos Cooper
O modelo RHA, projetado para todas as posições livres, chega ao mercado na medida 295/80R22.5, inicialmente. Em breve, a empresa lançará as medidas 275/70R22.5 e 215/75R17,5.
Desenvolvedores criaram os pneus Cooper com banda de rodagem mais larga e ombros mais robustos para garantir melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem. A tecnologia de proteção lateral preserva o costado contra danos, portanto, aumenta a durabilidade da carcaça.
Além disso, conta com protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, que assegura o uso máximo da carcaça. Aliando materiais premium a rigorosos controles de qualidade. Outra inovação é a tecnologia exclusiva Wear Square, que indica o nível de desgaste da banda de rodagem, ajudando a identificar o momento ideal para a troca dos pneus.
Essa indicação é diferente do padrão TWI, que indica a banca de rodagem chegou ao fim de sua vida útil. Eduardo Lima explica que as indicações mostram quando o pneu já gastou 75%, 50% e 25%, permitindo que o proprietário possa programar a sua recauchutagem ou troca e não deixe para a última hora.
Pneu de tração
O modelo RHD é especialmente indicado para eixos de tração e está disponível na medida 295/80R22.5. Futuramente, na medida 275/70R22,5. Já na medida, 215/75/17,5 há é comum no mercado ter um pneu especírfico para tração, sendo utilizado o mesmo do eixo dianteiro.
Assim como o RHA, ele possui uma banda de rodagem mais larga, projetada para melhor distribuição de carga e maior quilometragem. Com a tecnologia Cooper Smart Traction, que incorpora intertravamentos dos blocos para controlar o movimento e proporcionar desgaste regular. O RHD também oferece proteção lateral, sulcos protegidos e uma carcaça com a tecnologia Duralife.
No competitivo mercado de transporte rodoviário, cada detalhe é crucial para a segurança, o consumo de combustível e os custos de manutenção dos caminhões. Pneus de alta qualidade, como os da linha Cooper da Goodyear, são essenciais para operadores e motoristas que priorizam segurança e eficiência.
Nos siga no LinkedIn!