quinta-feira, novembro 21, 2024

Goodyear lança linha de pneus da marca Cooper para caminhões e ônibus

A Goodyear acaba de anunciar a chegada ao Brasil da sua nova linha de pneus Cooper Works Series. Especialmente desenvolvida para caminhões e ônibus que rodam em estradas brasileiras. Posteriormente, serão exportados para os países vizinhos. A estratégia da Goodyear é oferecer uma marca de pneus que tenha preços mais competitivos e, ao mesmo tempo, garanta o mesmo padrão de qualidade, durabilidade e confiança que são conhecidos dos pneus premium.

O foco é oferecer uma alternativa aos pequenos e médios frotistas, assim como aos autônomos, que buscam pneus com boa quilometragem. Além disso, essa alternativa evita a necessidade de recorrer aos pneus importados de marcas desconhecidas e sem atendimento de garantia no Brasil.

A nova estratégia foi possível com a aquisição da americana Cooper Tires em 2021, que traz consigo mais de um século de tradição, desde sua fundação em 1914. Agora, essa experiência centenária é aplicada em produtos fabricados localmente, assim, combinam desempenho superior e um bom custo-benefício.

Cooper Tires no Brasil 

Cooper
Debora da Cruz – diretora de Marketing Goodyear do Brasil

“Entendemos as necessidades dos caminhoneiros e estamos trazendo a marca Cooper Tires e toda uma linha de produtos para o mercado brasileiro”, afirma Debora da Cruz, diretora de Marketing da Goodyear. 

Eduardo Lima, gerente de produto pneus caminhões e ônibus da Goodyear, explicou que os pneus da Cooper Tires para o mercado brasileiro foram desenvolvidos pela engenharia brasileira, seguindo os mesmos padrões dos pneus Goodyear. Nesse sentido, consideraram-se as características, topografias e temperaturas de nossas estradas.

Cooper
Este jornalista entrevistando o gerente de produto pneus caminhões e ônibus da Goodyear

Os modelos Cooper 

O modelo RHA, projetado para todas as posições livres, chega ao mercado na medida 295/80R22.5, inicialmente. Em breve, a empresa lançará as medidas 275/70R22.5 e 215/75R17,5.

Desenvolvedores criaram os pneus Cooper com banda de rodagem mais larga e ombros mais robustos para garantir melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem. A tecnologia de proteção lateral preserva o costado contra danos, portanto, aumenta a durabilidade da carcaça. 

Além disso, conta com protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, que assegura o uso máximo da carcaça. Aliando materiais premium a rigorosos controles de qualidade. Outra inovação é a tecnologia exclusiva Wear Square, que indica o nível de desgaste da banda de rodagem, ajudando a identificar o momento ideal para a troca dos pneus. 

Essa indicação é diferente do padrão TWI, que indica a banca de rodagem chegou ao fim de sua vida útil. Eduardo Lima explica que as indicações mostram quando o pneu já gastou 75%, 50% e 25%, permitindo que o proprietário possa programar a sua recauchutagem ou troca e não deixe para a última hora.  

Pneu de tração 

O modelo RHD é especialmente indicado para eixos de tração e está disponível na medida 295/80R22.5. Futuramente, na medida 275/70R22,5. Já na medida, 215/75/17,5 há é comum no mercado ter um pneu especírfico para tração, sendo utilizado o mesmo do eixo dianteiro.  

Assim como o RHA, ele possui uma banda de rodagem mais larga, projetada para melhor distribuição de carga e maior quilometragem. Com a tecnologia Cooper Smart Traction, que incorpora intertravamentos dos blocos para controlar o movimento e proporcionar desgaste regular. O RHD também oferece proteção lateral, sulcos protegidos e uma carcaça com a tecnologia Duralife. 

No competitivo mercado de transporte rodoviário, cada detalhe é crucial para a segurança, o consumo de combustível e os custos de manutenção dos caminhões. Pneus de alta qualidade, como os da linha Cooper da Goodyear, são essenciais para operadores e motoristas que priorizam segurança e eficiência.  

Nos siga no LinkedIn!

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui