A mineira Gontijo, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil e com cerca de 1.500 veículos, incorporou mais 51 novos ônibus montados sobre chassi Scania Euro 6 e carroceria Comil Invictus. Os novos ônibus serão para a renovação de frota de modelos Euro 5 por chassis com tecnologias mais modernas, principalmente, em relação às emissões de poluentes.
A principal diferença entre os atuais ônibus Proconve P8 (Euro 6) e e os da geração anterior — P7 (Euro 5) — reside na drástica redução dos limites de emissão de poluentes, especialmente em 77% nos Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Material Particulado (MP). Enquanto o Euro 5 já impôs reduções significativas, o Euro 6, em vigor no Brasil com o Proconve P8 desde janeiro de 2023, exige uma tecnologia de pós-tratamento de gases mais avançada, geralmente combinando ou otimizando sistemas como a Redução Catalítica Seletiva (SCR) com o uso de Arla 32 e Filtro de Particulados Diesel (DPF).
Leia também:
Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Os novos veículos são montados sobre o chassi Scania K 410 C 6×2 NB Euro 6, com 410 cavalos de potência e torque de 2.150 Nm, modelo intermediário da fabricante sueca, mas que garante alta performance e confiabilidade nas estradas brasileiras. Dados de emplacamentos de Anfavea indicam que a Scania já entregou 556 ônibus entre janeiro e setembro de 2025, portanto, quase 10% do total para Gontijo, um dos principais clientes da marca no Brasil.

Dos 51 veículos no total, 49 são destinados ao serviço executivo e dois ao serviço leito. De acordo com o diretor da empresa, Marco Antônio Boaventura Gontijo, a prioridade nesta renovação foi unir segurança e conforto, trazendo inovações que melhoram a experiência de viagem. Entre os diferenciais presentes nos novos ônibus estão:
- Sistema de freio retarder, que auxilia o freio de serviço e eleva o nível de segurança;
- Suspensão a ar com controle eletrônico e de estabilidade, proporcionando maior conforto ao cliente;
- Sistema de telemetria avançada dos veículos, garantindo monitoramento em tempo real e otimização de desempenho;
- Câmeras de monitoramento;
- Ar-condicionado de última geração;
- Tomadas USB individuais em todas as poltronas;
- Descanso para pés e pernas, garantindo maior comodidade;
- Piso amadeirado no salão de passageiros, proporcionando sofisticação ao ambiente;
- Plataforma elevatória, assegurando acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
“A Gontijo tem como missão transportar vidas com segurança e responsabilidade. A aquisição desses 51 ônibus reforça nossa dedicação em oferecer segurança, conforto, modernidade e respeito ao meio ambiente, acompanhando as mais avançadas tecnologias do setor. Esse investimento é mais um passo para garantir que nossos clientes tenham sempre a melhor experiência em suas viagens”, destaca Marco Antônio Gontijo.
ASICS e Toyota se unem em collab que transforma airbags em tênis sustentáveis
Com 82 anos de tradição no transporte rodoviário, a Gontijo está presente em 18 estados do Brasil, além do Distrito Federal.


