sexta-feira, dezembro 5, 2025

GM encerra produção de furgão elétrico por falta de compradores

- Publicidade -

A ideia de veículos elétricos tem enfrentado muitos problemas no segmento de veículos comerciais de carga. A General Motors encerrou a produção de seu furgão de entrega elétrico a bateria BrightDrop depois de quatro anos por falta de compradores.

A site “Clean Trucking” confirmou esta informação com um porta-voz da GM que a empresa continuará oferecendo serviços como reparos e manutenção de rotina para as frotas BrightDrop existentes, mas que a produção se mostrou inviável economicamente.

O anúncio surpresa veio durante o relatório de lucros do terceiro trimestre da empresa, no último dia 21 de outubro. A GM citou uma demanda significativamente mais lenta do que o esperado como o motivo, com a fábrica da CAMI Assembly em Ingersoll, Ontário, operando bem abaixo da capacidade. Apesar do comunicado ter saído recentemente, a produção do BrightDrop foi suspensa desde maio passado.

Além disso, a mudança nas regulamentações e a perda de créditos fiscais nos EUA para veículos elétricos a bateria adicionaram obstáculos extras. Esse movimento, diz a GM, faz parte de seu plano maior para ajustar sua capacidade de produção de veículos elétricos na América do Norte.

A decisão de encerrar a produção da van de entrega elétrica BrightDrop é impulsionada pela demanda do mercado e de forma alguma reflete o compromisso e a habilidade de nossa força de trabalho na CAMI“, disse Kristian Aquilina, presidente e diretor administrativo da GM Canadá.

A BrightDrop foi lançada em janeiro de 2021 como uma startup comercial de veículos elétricos sob o guarda-chuva da GM. Inicialmente operando como uma subsidiária integral, foi totalmente integrada à GM em novembro de 2023. Menos de um ano depois, tornou-se parte da marca Chevrolet.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui