A ideia de veículos elétricos tem enfrentado muitos problemas no segmento de veículos comerciais de carga. A General Motors encerrou a produção de seu furgão de entrega elétrico a bateria BrightDrop depois de quatro anos por falta de compradores.
A site “Clean Trucking” confirmou esta informação com um porta-voz da GM que a empresa continuará oferecendo serviços como reparos e manutenção de rotina para as frotas BrightDrop existentes, mas que a produção se mostrou inviável economicamente.
O anúncio surpresa veio durante o relatório de lucros do terceiro trimestre da empresa, no último dia 21 de outubro. A GM citou uma demanda significativamente mais lenta do que o esperado como o motivo, com a fábrica da CAMI Assembly em Ingersoll, Ontário, operando bem abaixo da capacidade. Apesar do comunicado ter saído recentemente, a produção do BrightDrop foi suspensa desde maio passado.
-
Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Além disso, a mudança nas regulamentações e a perda de créditos fiscais nos EUA para veículos elétricos a bateria adicionaram obstáculos extras. Esse movimento, diz a GM, faz parte de seu plano maior para ajustar sua capacidade de produção de veículos elétricos na América do Norte.
“A decisão de encerrar a produção da van de entrega elétrica BrightDrop é impulsionada pela demanda do mercado e de forma alguma reflete o compromisso e a habilidade de nossa força de trabalho na CAMI“, disse Kristian Aquilina, presidente e diretor administrativo da GM Canadá.
A BrightDrop foi lançada em janeiro de 2021 como uma startup comercial de veículos elétricos sob o guarda-chuva da GM. Inicialmente operando como uma subsidiária integral, foi totalmente integrada à GM em novembro de 2023. Menos de um ano depois, tornou-se parte da marca Chevrolet.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


