Com o objetivo de ampliar sua presença no Brasil e nos demais países da América Latina, a Link-Belt Escavadeiras inicia uma nova fase de crescimento, com estratégia para ampliar os negócios e reforçar a imagem da marca. Para liderar essa transformação, a empresa nomeou Maysa Ribas como nova gerente de Marketing para a América Latina.
Com 15 anos de experiência no desenvolvimento de negócios internacionais em diversos segmentos, Maysa já atuava na Link-Belt há dois anos como gerente de vendas para a região, período em que contribuiu para a melhoria da performance dos distribuidores e na identificação de novos mercados, sempre com atenção às especificidades culturais e comerciais de cada país.
“Vamos transformar dados em informações estratégicas, que não só orientam nossas ações, mas também ajudam a antecipar tendências e apoiam a tomada de decisões. Nosso objetivo é fazer do Departamento de Marketing um agente essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras”, afirma Maysa Ribas.
Respondendo diretamente ao diretor-geral da Link-Belt Brasil e América Latina, Matheus Fernandes, Maysa Ribas se diz entusiasmada com o desafio:
“Espero colaborar com minha equipe para transformar dados em insights valiosos, que nos ajudem a tomar decisões informadas e consolidar nossa liderança no mercado de escavadeiras. Minha expectativa é criar uma cultura de inovação e excelência, promovendo um ambiente onde todos possam contribuir de forma significativa para o crescimento da marca e a construção de relacionamentos duradouros com nossos distribuidores e clientes”, conclui.
Sobre a Link-Belt Latin America
As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.
Leia também:
Frota Construção: A aposta da DAF Caminhões com a nova linha vocacional
Conheça o caminhão top de linha Astra, um legítico extrapesado da Iveco
Mercado de equipamentos para construção: Um panorama global e nacional
Os equipamentos para construção têm se consolidados como pilares fundamentais na infraestrutura mundial, destacando assim, relevância das escavadeiras de esteiras, que lideram o mercado global com 34% de participação. Logo atrás, aparecem as carregadeiras de rodas, com 14%, seguidas pelas escavadeiras compactas, que representam 9% do setor. Adiante há o ranking dos maiores fabricantes de máquinas e caminhões para o setor de construção.
No Brasil, o cenário revela particularidades marcantes. Além de um mercado dinâmico que atrai novos fabricantes, as retroescavadeiras se destacam como o produto mais vendido, somando cerca de 11 mil unidades por ano e liderando o ranking com 30% de participação. Em segundo lugar, figuram as escavadeiras de esteiras, responsáveis por 22% das vendas, enquanto as carregadeiras de rodas ocupam o terceiro lugar, com 17%. Outros equipamentos, como rolos compactadores (9%), escavadeiras compactas (7%) e motoniveladoras (6%), complementam o ranking, enquanto a categoria “Outros” acumula 9%.
Nota do editor: Como jornalista, eu não gosto de estatísticas somente com percentuais, pois sei se o crescimento de 10% foi sobre a base 10 ou de 100. No entanto, no parágrafo acima, foram os dados que consegui até o momento e, de qualquer forma, mesmo que incompleto, são informações.
Esse panorama reflete não apenas o apetite do mercado brasileiro por inovação, mas também a competitividade crescente no segmento de construção. Com dados fornecidos pela Off-Highway Research (2023) e Sobratema (2024), é evidente que os avanços em tecnologia e eficiência continuarão moldando o futuro dos equipamentos para construção tanto no Brasil quanto no mundo.

Os maiores fabricantes de máquinas para o setor de construção, incluindo tratores e caminhões, são frequentemente destacados em rankings globais como a “Yellow Table”. Aqui estão alguns dos principais nomes:
- Caterpillar: Líder mundial em equipamentos de construção, conhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo escavadeiras, carregadeiras e caminhões de transporte.
- Komatsu: Fabricante japonesa que ocupa o segundo lugar global, com forte presença em equipamentos de mineração e construção.
- XCMG: Maior fabricante da China e terceiro no ranking global, com destaque para escavadeiras e guindastes.
- Sany: Outra gigante chinesa, conhecida por suas escavadeiras e equipamentos pesados.
- John Deere: Reconhecida por suas máquinas agrícolas e de construção, incluindo tratores e motoniveladoras.
- Volvo Construction Equipment: Focada em sustentabilidade, com equipamentos como carregadeiras e caminhões articulados.
- Liebherr: Fabricante alemã que atua em diversos segmentos, incluindo guindastes e escavadeiras.
