quinta-feira, novembro 21, 2024

FPT Industrial atinge marco de 100.000 motores a gás produzidos

A FPT Industrial, marca do Grupo Iveco é referência na Europa pelo desenvolvimento, produção e venda de motores de baixo impacto ambiental. Agora, ela celebra um marco histórico com a produção de seu motor a gás de número 100.000. Aliás, a conquista foi alcançada na avançada fábrica da empresa em Bourbon-Lancy, França, um centro de excelência na fabricação de motores.

Com raízes que remontam a 1874, a unidade de Bourbon-Lancy evoluiu para uma das mais modernas fábricas de motores do mundo. A saber, empregando cerca de 1.200 profissionais. Desde 1997, a planta é responsável pela produção da renomada linha pesada de motores a gás natural. A saber, alcançando, em 2021, o nível Ouro do World Class Manufacturing (WCM), a mais alta distinção em excelência operacional. No ano seguinte, a fábrica adotou o programa DOT (Driving Operations Together), voltado para a otimização global das operações, assegurando elevados padrões de segurança e qualidade, e promovendo uma cultura de excelência em todas as suas atividades. Em reconhecimento a esses esforços, a planta de Bourbon-Lancy foi uma das primeiras a receber o título de “Advanced Mentor” dentro do programa.

Assine gratuitamente a newsletter Frota News:

Newsletter Frota News
Fica atualizado com o nosso boletim de notícias

A unidade destaca-se pelo seu forte compromisso com a sustentabilidade, implementando iniciativas para minimizar o impacto ambiental de suas atividades industriais e preservar a biodiversidade local. Este compromisso faz de Bourbon-Lancy o local ideal para a produção dos motores a gás natural mais bem-sucedidos da indústria.

Projetado para caminhões

O motor número 100.000 é um XCURSOR 13 NG, projetado para o mercado de caminhões. Este motor multifuncional, lançado em 2024, é referência em potência, torque e poder de frenagem na sua categoria. Além disso, ele oferece uma redução de 8% nas emissões de CO2 em comparação com o modelo anterior de 13 litros, mantendo alta confiabilidade e uma vida útil estimada de até 1.200.000 km. O desenvolvimento do XCURSOR 13 NG seguiu a metodologia WPI (Workplace Integration), garantindo que o produto final atenda aos mais elevados padrões de qualidade. Desde o lançamento da família Cursor NG, em 2004, a planta já produziu mais de 45.000 motores dos modelos de 8, 9 e 13 litros.

Vincent Barbosa, gerente da fábrica de Bourbon-Lancy, comentou sobre a importância deste marco: “Este feito monumental é resultado da combinação de vários fatores: design inovador para atender às demandas do mercado, excelência em engenharia de produção para facilitar a construção eficiente, e o comprometimento de nossa equipe em manter os prazos e a satisfação do cliente. Juntos, esses pontos fortes demonstram nossa capacidade de alcançar metas ambiciosas e atender às necessidades da indústria por soluções de baixo impacto ambiental.”

Saiba mais:

Fabet-SP: conheça os cursos que começam em setembro. As inscrições estão abertas!

O gás natural é uma das muitas tecnologias de propulsão alternativa oferecidas pela FPT Industrial. Este combustível ecológico não só reduz significativamente os poluentes, melhorando a qualidade do ar, como também contribui para a redução do aquecimento global devido às suas baixas emissões de CO2. Além disso, a tecnologia de combustão estequiométrica multiponto utilizada pela FPT proporciona uma redução notável no ruído e uma economia de combustível impressionante.

Atualmente, a FPT Industrial oferece a mais ampla gama de motores a gás natural do mercado, com soluções que variam de 136 a 520 cv para veículos leves, médios e pesados no segmento on-road, e de 100 a 266 cv para máquinas off-road.

Na América Latina já circulam cerca de 8 mil caminhões Iveco IVECO e 1 mil ônibus (Modasa e IVECO BUS) equipados com motor FPT a gás

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui