O portfólio de caminhões e comerciais leves de marcas como Iveco, Volkswagen, Fiat e Hyundai incorpora, em diversas aplicações, motores desenvolvidos pela FPT Industrial — divisão de powertrain do Iveco Group dedicada ao desenvolvimento e produção de motores, transmissões e geradores. Além do segmento rodoviário, a FPT abastece fabricantes de máquinas agrícolas e de construção, incluindo New Holland e Case, com presença global consolidada. No Brasil, a operação em Sete Lagoas foi inaugurada em 25 de novembro de 2000 no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), e completa 25 anos de atividade.
Ao longo desse período, a unidade brasileira produziu 725 mil motores destinados a veículos pesados e leves, equipamentos agrícolas e de construção e sistemas de geração de energia. Segundo Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, a planta de Sete Lagoas desempenha papel estratégico como principal centro industrial da marca no continente.
-
Leia também:
- Salão do Automóvel x Fenatran: os principais números das duas feiras sobre mobilidade com propostas distintas
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Atualmente, a fábrica produz as famílias de motores F1, NEF e S8000, empregadas em veículos comerciais, tratores, colheitadeiras, carregadeiras e demais equipamentos off-road. Também fabrica os G-Drives utilizados em grupos geradores. A unidade integra a estratégia global de descarbonização do Iveco Group, atuando no desenvolvimento de soluções para biocombustíveis, incluindo etanol, gás natural e biometano. Essas iniciativas compõem o ciclo de investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento previsto até 2028.
Tractor of the Year2026
A FPT Industrial celebrou destaque na Agritechnica 2025, em Hannover, ao equipar os três tratores vencedores do prêmio “Tractor of the Year 2026” nas categorias HighPower, Specialized e Sustainable. Entre os 24 finalistas com motores a combustão interna, 10 utilizavam powertrains FPT. Criado em 1998, o prêmio é decidido por um júri de 25 especialistas europeus após testes de campo rigorosos.
DEUTZ-FAIR

A FPT firmou novo acordo com a SDF para equipar o recém-lançado DEUTZ-FAHR Série 8 TTV com o motor N67, apresentado na Agritechnica 2025. Este motor tem compatibilidade com HVO e intervalos de manutenção de até 1.000 horas. O motor recebeu ainda um cárter estrutural dedicado e software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a nova série. Parte da família NEF, que já ultrapassou 2 milhões de unidades produzidas desde 2001, o N67 é uma das referências em soluções Stage V para aplicações agrícolas exigentes.


