A Ford Pro encerra 2024 com resultados muito positivos e como única marca de veículos de comerciais leves presente na 24ª edição da Fenatran, realizada no mês passado, em São Paulo. Lá, a Ford Pro apresentou novidades em produtos e serviços pós-venda que dão sequência à expansão das suas operações de veículos comerciais na América do Sul, oferecendo soluções cada vez mais completas e máxima produtividade para o cliente. Além da Nova Linha Transit e da exibição da Nova Ranger Cabine Simples, a marca lança o Serviço Móvel, que leva a oficina até o local do cliente.
A mostra da Ford Pro incluiu veículos especiais: uma Transit Vidrada com 19 lugares, uma E-Transit 100% elétrica executiva de 15 lugares, uma Transit Chassi modificada para os bombeiros e uma Ranger Cabine Dupla preparada para mineração. Outro exemplo da versatilidade da linha foi uma E-Transit modificada como Coffee Truck, desenvolvida para oferecer experiências Nespresso no estande.
Divisão de Veículos Comerciais
A Ford iniciou as operações da sua Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul em 2021. Hoje, ela já responde por 22% das vendas da marca na região, com seis novos produtos que somaram 19.000 unidades em 2023, um crescimento de 42% comparado a 2021. No Brasil, as vendas cresceram cerca de 15% este ano até setembro, com 4.500 unidades.
A Ford iniciou as operações da sua Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul em 2021. Hoje, ela já responde por 22% das vendas da marca na região, com seis novos produtos que somaram 19.000 unidades em 2023, um crescimento de 42% comparado a 2021. No Brasil, as vendas cresceram cerca de 15% este ano até setembro, com 4.500 unidades.
A Ford Pro também aproveitou a Fenatran para mostrar sua infraestrutura de pós-vendas, com os diferenciais de entrega técnica, treinamento especializado e conectividade integrada de fábrica que permite agir preventivamente e contribui para reduzir o custo operacional do cliente. O plano de assinatura de veículos Ford Go Frotas, hoje responsável por 10% dos emplacamentos da Ford Pro, é mais um exemplo das soluções oferecidas pela marca, para a montagem ou renovação de frotas sem necessidade de desembolso de capital inicial.
Nova Transit: aprimoramentos tecnológicos e mais versões
Com chegada prevista para o primeiro semestre de 2025, a Ford Pro anuncia a Nova Transit, com importantes aprimoramentos tecnológicos, mais versões e equipamentos de série. Ela traz um novo painel de instrumentos, mais tecnológico, ergonômico e fácil de operar, e outros recursos que aumentam a produtividade da operação.
A Transit atual, com tração traseira, tecnologias avançadas de assistência ao motorista e custo operacional 25% menor que a principal concorrente, já é considerada a mais moderna do segmento. Ela conta com as versões furgão, chassi, vidrada e é a única com a opção de transmissão automática.
Ford E-Transit
A linha se completa com a E-Transit nas versões furgão e chassi cabine 100% elétricos, que começaram a ser comercializados a partir do final de março. Aliás, a E-Transit já é líder do segmento de furgões elétricos com até 5 t e acima de 6 m³ de capacidade de carga. Equipada com motor elétrico de 198 kW (269 cv) e torque de 430 Nm, a E-Transit oferece uma autonomia de 317 km (WLTP), com uma bateria de lítio de 68 kWh que suporta carregamento rápido em corrente contínua ou alternada.
Segurança e eficiência com tecnologias semiautônomas
Como diferenciais exclusivos, a Transit e E-Transit trazem tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360° dependendo da versão. Também é a única com três modos de condução — Normal, Econômico e Escorregadio —, que, no caso da E-Transit elétrica com o sistema de regeneração de energia, contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade integrado na arquitetura elétrica do veículo, fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota, resultando em menores custos de operação para o negócio do cliente comercial.
Diversidade de versões
A tanto a Transit a diesel quanto a E-Transit 100% elétrica dispõem de quatro versões de furgão com diferentes capacidades de carga volumétrica. São: L2H2, com 9,5 m³; L2H3, com 10,7 m³; L3H3, com 12,4 m³; e L4H3, com 15 m³. Por certo, ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B. Dessa forma, a sua capacidade de carga varia de 800 kg a 1.000 kg.
Na versão chassi, há versões de 3.500 kg de PBT diesel e elétrica e, para quem precisa maior capacidade de carga, há a versão diesel de 4.700 kg de PBT e de 4.250 kg no caso da elétrica. A linha a diesel é completada com as vans Transit Minibus 14+1 Teto Médio e Minibus 17+1 Teto Alto, com opções de câmbio manual de 6 velocidades e automático de 10 velocidades.
Ranger Cabine Simples amplia opções de uso comercial
A Nova Ranger Cabine Simples é exibida pela Ford Pro como teste da receptividade dos clientes. O modelo, já oferecido em outros mercados, poderá ampliar o leque de opções da linha voltada para o trabalho, hoje formada pelas versões XL e XLS com cabine dupla para uso comercial.
Além de mais capacidade de carga – 1.250 kg e 1.876 litros –, a Ranger Cabine Simples se caracteriza pela grande versatilidade de transformações, incluindo a derivação chassi-cabine. Além disso, conta com os conhecidos atributos de desempenho, robustez, qualidade e economia da picape que redefiniu o padrão da categoria.
Ela é equipada com tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado, dinâmica veicular incomparável, recursos avançados de assistência ao motorista, excelentes ângulos de entrada e saída e a maior capacidade de imersão da categoria, de 800 mm.
Serviço Móvel pode atender vários veículos no mesmo dia
Outra grande novidade da Ford Pro é o Serviço Móvel, uma Transit equipada como oficina móvel que vai até o local do cliente para realizar a manutenção do seu veículo ou frota, sem ele ter de se deslocar até uma concessionária. Entre outros serviços, ela é preparada para fazer: troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas e limpadores de para-brisa, serviços em freios e baterias, campanhas de serviço e recalls, rodízio de pneus, escaneamento e diagnóstico, atualização de software e instalação de acessórios.
A Ford é a primeira montadora no Brasil a oferecer esse serviço para os seus clientes no segmento de veículos comerciais leves. Ele poderá ser solicitado a partir do primeiro trimestre de 2025, por meio do aplicativo FordPass, do site Agenda Ford ou das concessionárias para atendimento a até 30 km de distância das revendas. Para distâncias maiores, o contato deve ser feito diretamente com a concessionária.
“O Serviço Móvel da Ford pode atender vários veículos no mesmo dia e é mais uma solução que melhora a produtividade do cliente, de forma conveniente, ágil e profissional para otimizar o seu tempo e evitar interrupções na operação dos veículos”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Além disso, traz a segurança da manutenção feita por técnicos qualificados e com peças genuínas.”