A estratégia da Ford de focar em veículos de maior valor agregado no Brasil começa a mostrar resultados expressivos. Com um portfólio mais enxuto e voltado a nichos de alta rentabilidade, dois modelos se destacam em termos de faturamento: a van Ford Transit, voltada ao mercado de veículos comerciais leves, e o lendário esportivo Ford Mustang. Juntos, esses dois produtos movimentaram mais de R$ 2,3 bilhões no mercado nacional, consolidando a nova fase da montadora no país.
Ford Transit: quase R$ 2 bilhões em faturamento acumulado
Desde o início da produção no Mercosul, a Ford Transit vem ganhando espaço gradualmente no segmento de vans. Em 2022, a fabricante comemorou a marca de 1.000 unidades vendidas no Brasil. Já em 2023, esse número saltou para 5.200 unidades, um crescimento notável impulsionado pela expansão do portfólio e pela entrada da versão elétrica e-Transit.
Em 2024, a Ford Transit manteve o ritmo de crescimento, alcançando mais de 7.000 unidades vendidas até o fim do ano — um aumento de cerca de 40% em relação a 2023.
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Com um preço médio de R$ 280 mil por unidade, o faturamento estimado da Ford com a linha Transit já ultrapassa a marca de R$ 1,96 bilhão no Brasil. Nunca é demais lembrar que metade, ou seja cerca de R$ 1bilhão, foram para os cobres públicos por meio de vários impostos.
Mustang: R$ 120 milhões em uma hora e mais de R$ 355 milhões no ano
Se no segmento comercial a Transit é a estrela, entre os esportivos, o Mustang segue como um ícone absoluto de performance e desejo. Em 2024, o novo Mustang GT Performance foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 529 mil, e o impacto foi imediato: as primeiras 150 unidades disponíveis esgotaram em apenas uma hora, gerando R$ 79 milhões em faturamento instantâneo.
Poucos meses depois, um segundo lote com 200 unidades também esgotou rapidamente, elevando o faturamento a R$ 120 milhões em apenas uma hora de vendas online — um marco que ganhou ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa especializada.
No total, o Mustang somou 672 unidades vendidas no Brasil em 2024, segundo dados oficiais. Isso representa um faturamento estimado de R$ 355,5 milhões, consolidando o modelo como um verdadeiro “halo car” da marca, mesmo com volumes baixos em relação ao mercado de massa.
Nova fase da Ford no Brasil: menos volume, mais rentabilidade
Desde que encerrou a produção local de veículos de passeio em 2021, a Ford adotou uma nova postura no mercado brasileiro, concentrando-se em produtos importados, com foco em nichos como picapes (Ranger e F-150), SUVs (Territory e Bronco), vans (Transit) e modelos icônicos como o Mustang.
O sucesso das estratégias comerciais da Transit e do Mustang mostram que a montadora norte-americana está conseguindo se reposicionar com solidez, focando mais em margens de lucro do que em volume. Com quase R$ 2,3 bilhões faturados apenas com esses dois produtos, a Ford reforça sua imagem de marca aspiracional e especializada em veículos de alta performance — seja para o trabalho ou para a paixão pela velocidade.



