segunda-feira, dezembro 8, 2025

Ford já faturou quase R$ 2 bilhões com a Transit no Brasil

- Publicidade -

A estratégia da Ford de focar em veículos de maior valor agregado no Brasil começa a mostrar resultados expressivos. Com um portfólio mais enxuto e voltado a nichos de alta rentabilidade, dois modelos se destacam em termos de faturamento: a van Ford Transit, voltada ao mercado de veículos comerciais leves, e o lendário esportivo Ford Mustang. Juntos, esses dois produtos movimentaram mais de R$ 2,3 bilhões no mercado nacional, consolidando a nova fase da montadora no país.

Ford Transit: quase R$ 2 bilhões em faturamento acumulado

Desde o início da produção no Mercosul, a Ford Transit vem ganhando espaço gradualmente no segmento de vans. Em 2022, a fabricante comemorou a marca de 1.000 unidades vendidas no Brasil. Já em 2023, esse número saltou para 5.200 unidades, um crescimento notável impulsionado pela expansão do portfólio e pela entrada da versão elétrica e-Transit.

Em 2024, a Ford Transit manteve o ritmo de crescimento, alcançando mais de 7.000 unidades vendidas até o fim do ano — um aumento de cerca de 40% em relação a 2023.

Leia também:

Novo Mercedes-Benz CLA elétrico promete até 792 km de autonomia e tecnologia de ponta

Inteligência de mercado: TruckPag e 3S unem forças para gestão de frotas

Curso online da Fabet capacita profissionais para otimizar a gestão de pneus em frotas de veículo

Com um preço médio de R$ 280 mil por unidade, o faturamento estimado da Ford com a linha Transit já ultrapassa a marca de R$ 1,96 bilhão no Brasil. Nunca é demais lembrar que metade, ou seja cerca de R$ 1bilhão, foram para os cobres públicos por meio de vários impostos.

Mustang: R$ 120 milhões em uma hora e mais de R$ 355 milhões no ano

Se no segmento comercial a Transit é a estrela, entre os esportivos, o Mustang segue como um ícone absoluto de performance e desejo. Em 2024, o novo Mustang GT Performance foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 529 mil, e o impacto foi imediato: as primeiras 150 unidades disponíveis esgotaram em apenas uma hora, gerando R$ 79 milhões em faturamento instantâneo.

Poucos meses depois, um segundo lote com 200 unidades também esgotou rapidamente, elevando o faturamento a R$ 120 milhões em apenas uma hora de vendas online — um marco que ganhou ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa especializada.

No total, o Mustang somou 672 unidades vendidas no Brasil em 2024, segundo dados oficiais. Isso representa um faturamento estimado de R$ 355,5 milhões, consolidando o modelo como um verdadeiro “halo car” da marca, mesmo com volumes baixos em relação ao mercado de massa.

Nova fase da Ford no Brasil: menos volume, mais rentabilidade

Desde que encerrou a produção local de veículos de passeio em 2021, a Ford adotou uma nova postura no mercado brasileiro, concentrando-se em produtos importados, com foco em nichos como picapes (Ranger e F-150), SUVs (Territory e Bronco), vans (Transit) e modelos icônicos como o Mustang.

O sucesso das estratégias comerciais da Transit e do Mustang mostram que a montadora norte-americana está conseguindo se reposicionar com solidez, focando mais em margens de lucro do que em volume. Com quase R$ 2,3 bilhões faturados apenas com esses dois produtos, a Ford reforça sua imagem de marca aspiracional e especializada em veículos de alta performance — seja para o trabalho ou para a paixão pela velocidade.

Educação em transporte: Fabet São Paulo

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui