Criado inicialmente para atender o consumidor final com um modelo digital de assinatura de veículos, o Ford Go amadureceu e se reinventou, entrando de forma robusta no setor corporativo. Em entrevista ao Frota News, Victor Coelho, Supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, detalha a expansão da plataforma, a cultura da locação e os diferenciais de um programa operado diretamente pela montadora.
Frota News – Quando e como surgiu o Ford Go?
Victor Coelho – O Ford Go foi lançado no Brasil em 2021, inicialmente como uma plataforma de carro por assinatura voltada à pessoa física. A ideia era bem simples: um modelo 100% digital em que o cliente podia, por meio do site ou app, assinar um Territory, uma Ranger ou outro veículo da linha, com tudo incluído no pacote. A entrega era feita na casa do cliente, sem burocracia.
Frota News – Como foi o processo de evolução para o segmento de frotas?
VC – Em 2023, ampliamos a proposta para atender empresas e lançamos o Ford Go Frotas. Era uma resposta à demanda de negócios que precisavam de soluções de mobilidade, principalmente com veículos comerciais como a Transit. Começamos com 120 veículos e hoje, em (meados de) 2025, temos quase 1.200 em operação — sendo 48% da linha Transit.
Frota News – Qual o diferencial da locação direta com a montadora, em comparação com as grandes locadoras tradicionais?
VC – O principal diferencial é a conexão direta com a montadora. O cliente tem acesso não só à frota, mas a todo o ecossistema da Ford, com suporte, tecnologia e pós-venda qualificado. Usamos, por exemplo, a plataforma FordPass Pro que oferece dados em tempo real sobre o estado dos veículos da frota: nível de combustível, de Arla, alertas de segurança, manutenção preventiva, sem necessidade de telemetria adicional.
Outra diferença é o atendimento pós-venda especializado, via rede Ford Pro. Cada concessionária tem box exclusivo para veículos comerciais. O cliente pode agendar revisões em massa e contar com previsibilidade. Além disso, temos um serviço de revisão móvel, com vans que vão até o cliente para fazer a manutenção programada.

Frota News – Como funciona essa revisão móvel?
VC – Trata-se de uma van Transit especialmente equipada com ferramentas, peças e técnicos treinados para realizar as revisões previstas no manual, como trocas de óleo, filtros, inspeções e demais itens de rotina. É ideal para empresas com múltiplos veículos em operação, pois evita o deslocamento até a concessionária e reduz o tempo de inatividade dos veículos. Para manutenções mais complexas, o atendimento ainda precisa ser feito nas concessionárias.
Frota News – A cultura da locação ainda enfrenta resistência entre as empresas?
VC – Ainda existe a cultura da posse, sim, mas o cenário econômico está pressionando muitas empresas a repensar sua estratégia. Tivemos casos em que o cliente queria adquirir 100 vans e só conseguiu crédito para 20 — acabou alugando o restante conosco. A locação passou a ser uma alternativa de financiamento e previsibilidade de custos.

Frota News – É possível personalizar os veículos para atender necessidades específicas?
VC – Com certeza. Já fizemos projetos muito interessantes, como uma Transit refrigerada usada para venda de chocolates na Bahia, e versões com cesto aéreo para manutenção urbana. A Transit tem essa versatilidade de receber diferentes implementações e adaptações conforme o negócio do cliente.
Frota News – Quais setores mais demandam o serviço hoje?
VC – O e-commerce é o grande motor da demanda. A logística de última milha exige veículos versáteis e com alta disponibilidade. Além disso, atendemos empresas de bebidas, alimentos, transporte de passageiros, órgãos públicos e empresas do setor técnico. O chassi da Transit é muito procurado por permitir implementações específicas.
Frota News – E quanto à gestão da frota? O que vocês recomendam para os clientes?
VC – É fundamental profissionalizar a gestão. Começa com treinamento dos motoristas, aplicação de DDS (Diálogo Diário de Segurança), uso de telemetria e controle de multas. Muitos clientes criaram termos de responsabilidade: se houver multa ou sinistro causado, o valor pode ser descontado (do motorista). Isso reduz custos, sinistros e paradas. Tem cliente que já premia motorista com melhor desempenho. O objetivo é criar cultura de dono.

Frota News – E quanto à gestão da frota? O que vocês recomendam para os clientes?
VC – É fundamental profissionalizar a gestão. Começa com treinamento dos motoristas, aplicação de DDS (Diálogo Diário de Segurança), uso de telemetria e controle de multas. Muitos clientes criaram termos de responsabilidade: se houver multa ou sinistro causado, o valor pode ser descontado (do motorista). Isso reduz custos, sinistros e paradas. Tem cliente que já premia motorista com melhor desempenho. O objetivo é criar cultura de dono.
Frota News – Existe um perfil ideal de cliente para o Ford Go Frotas?
VC – Temos dois grandes perfis. O primeiro é o transportador pequeno, que quer crescer, mas não tem crédito suficiente para adquirir veículos. O Ford Go ajuda nesse passo. O segundo é o cliente já estruturado, que entende o conceito de TCO (Total Cost of Ownership) e decide alocar capital em outras áreas do negócio, terceirizando a frota conosco.
Frota News – Qual é o posicionamento atual do Ford Go dentro da estratégia da Ford?
VC – Nosso objetivo é ser mais que uma locadora. Queremos ser parceiros de mobilidade para os nossos clientes. Oferecemos previsibilidade de custo, tecnologia de ponta, suporte técnico, manutenção in loco, conectividade com o FordPass Pro e a credibilidade de uma operação montadora.


