domingo, dezembro 14, 2025

Ford Go Frotas aposta em revisão no cliente e gestão conectada

- Publicidade -

Criado inicialmente para atender o consumidor final com um modelo digital de assinatura de veículos, o Ford Go amadureceu e se reinventou, entrando de forma robusta no setor corporativo. Em entrevista ao Frota News, Victor Coelho, Supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, detalha a expansão da plataforma, a cultura da locação e os diferenciais de um programa operado diretamente pela montadora. 

Frota News – Quando e como surgiu o Ford Go? 

Victor Coelho – O Ford Go foi lançado no Brasil em 2021, inicialmente como uma plataforma de carro por assinatura voltada à pessoa física. A ideia era bem simples: um modelo 100% digital em que o cliente podia, por meio do site ou app, assinar um Territory, uma Ranger ou outro veículo da linha, com tudo incluído no pacote. A entrega era feita na casa do cliente, sem burocracia. 

Frota News – Como foi o processo de evolução para o segmento de frotas? 

VC – Em 2023, ampliamos a proposta para atender empresas e lançamos o Ford Go Frotas. Era uma resposta à demanda de negócios que precisavam de soluções de mobilidade, principalmente com veículos comerciais como a Transit. Começamos com 120 veículos e hoje, em (meados de) 2025, temos quase 1.200 em operação — sendo 48% da linha Transit. 

Frota News – Qual o diferencial da locação direta com a montadora, em comparação com as grandes locadoras tradicionais? 

VC – O principal diferencial é a conexão direta com a montadora. O cliente tem acesso não só à frota, mas a todo o ecossistema da Ford, com suporte, tecnologia e pós-venda qualificado. Usamos, por exemplo, a plataforma FordPass Pro que oferece dados em tempo real sobre o estado dos veículos da frota: nível de combustível, de Arla, alertas de segurança, manutenção preventiva, sem necessidade de telemetria adicional. 

Outra diferença é o atendimento pós-venda especializado, via rede Ford Pro. Cada concessionária tem box exclusivo para veículos comerciais. O cliente pode agendar revisões em massa e contar com previsibilidade. Além disso, temos um serviço de revisão móvel, com vans que vão até o cliente para fazer a manutenção programada. 

Ford Go
Murici Logística, um dos maiores clientes da Ford Go Frotas
Frota News – Como funciona essa revisão móvel? 

VC – Trata-se de uma van Transit especialmente equipada com ferramentas, peças e técnicos treinados para realizar as revisões previstas no manual, como trocas de óleo, filtros, inspeções e demais itens de rotina. É ideal para empresas com múltiplos veículos em operação, pois evita o deslocamento até a concessionária e reduz o tempo de inatividade dos veículos. Para manutenções mais complexas, o atendimento ainda precisa ser feito nas concessionárias. 

Frota News – A cultura da locação ainda enfrenta resistência entre as empresas? 

VC – Ainda existe a cultura da posse, sim, mas o cenário econômico está pressionando muitas empresas a repensar sua estratégia. Tivemos casos em que o cliente queria adquirir 100 vans e só conseguiu crédito para 20 — acabou alugando o restante conosco. A locação passou a ser uma alternativa de financiamento e previsibilidade de custos. 

Ford Go
Ford Transit com implemento customizado para ser loja intinerante
Frota News – É possível personalizar os veículos para atender necessidades específicas? 

VC – Com certeza. Já fizemos projetos muito interessantes, como uma Transit refrigerada usada para venda de chocolates na Bahia, e versões com cesto aéreo para manutenção urbana. A Transit tem essa versatilidade de receber diferentes implementações e adaptações conforme o negócio do cliente. 

Frota News – Quais setores mais demandam o serviço hoje? 

VC – O e-commerce é o grande motor da demanda. A logística de última milha exige veículos versáteis e com alta disponibilidade. Além disso, atendemos empresas de bebidas, alimentos, transporte de passageiros, órgãos públicos e empresas do setor técnico. O chassi da Transit é muito procurado por permitir implementações específicas. 

Frota News – E quanto à gestão da frota? O que vocês recomendam para os clientes? 

VC – É fundamental profissionalizar a gestão. Começa com treinamento dos motoristas, aplicação de DDS (Diálogo Diário de Segurança), uso de telemetria e controle de multas. Muitos clientes criaram termos de responsabilidade: se houver multa ou sinistro causado, o valor pode ser descontado (do motorista). Isso reduz custos, sinistros e paradas. Tem cliente que já premia motorista com melhor desempenho. O objetivo é criar cultura de dono. 

Ford Go
Smolka Transportes amplia frota com 10 Ford Transit Chassi
Frota News – E quanto à gestão da frota? O que vocês recomendam para os clientes? 

VC – É fundamental profissionalizar a gestão. Começa com treinamento dos motoristas, aplicação de DDS (Diálogo Diário de Segurança), uso de telemetria e controle de multas. Muitos clientes criaram termos de responsabilidade: se houver multa ou sinistro causado, o valor pode ser descontado (do motorista). Isso reduz custos, sinistros e paradas. Tem cliente que já premia motorista com melhor desempenho. O objetivo é criar cultura de dono. 

Frota News – Existe um perfil ideal de cliente para o Ford Go Frotas? 

VC – Temos dois grandes perfis. O primeiro é o transportador pequeno, que quer crescer, mas não tem crédito suficiente para adquirir veículos. O Ford Go ajuda nesse passo. O segundo é o cliente já estruturado, que entende o conceito de TCO (Total Cost of Ownership) e decide alocar capital em outras áreas do negócio, terceirizando a frota conosco. 

Frota News – Qual é o posicionamento atual do Ford Go dentro da estratégia da Ford? 

VC – Nosso objetivo é ser mais que uma locadora. Queremos ser parceiros de mobilidade para os nossos clientes. Oferecemos previsibilidade de custo, tecnologia de ponta, suporte técnico, manutenção in loco, conectividade com o FordPass Pro e a credibilidade de uma operação montadora. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui