O maior lançamento realizado na Fenatran e que surpreendeu os presentes foram os lançamentos da DAF Caminhões Brasil para os segmentos fora de estrada. De uma só vez, a fabricante do Grupo PACCAR lançou quatro caminhões vocacionais fora de estrada para os segmentos de mineração, construção, Florestal e o novo motor Paccar PX-9. Também foi a primeira presença em coletiva de imprensa da nova presidente da DAF Caminhões, Larissa Grambell.
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Segundo Luis Gambini, diretor Comercial da fabricante, durante a coletiva, disse que já são mais de 40 mil caminhões rodando nas estradas brasileiras e, que a DAF já alcançou 11,5% de participação no mercado de caminhões com PBT (Peso Bruto Total) a partir de 15 toneladas, participação que vai crescer com os novos modelos vocacionais.
O Brasil é um dos maiores mercados de caminhões fora de estrada pela ampla atividade do agronegócio e os setores já citados. Também é um mercado bastante competitivo, com linhas amplas de produtos robustos e com muita tecnologia das marcas Volvo e Scania para operações mais severas. Iveco e Volkswagen possuem caminhões vocacionais para operações mais leves com CMT mais limitados, abaixo de 40 toneladas nas versões de chassi rígido.
Abaixo, apresentamos as informações técnicas conforme o original enviada pela DAF Caminhões para a Frota News.
Os lançamentos
São os novos CF Mineração com configurações 6×4 e 8×4 e motor PACCAR MX-13; o CF Construção com configuração 6×4 e motor PACCAR PX-7; e o CF Florestal com configuração 6×4 rígido e motor PACCAR MX-13. A DAF mostra também a nova linha CF Trator Rodoviário com configurações 4×2 e 6×2, que chegará ao mercado em 2025 com o novo motor PACCAR PX-9.
“A Fenatran é um palco importante para a DAF. Em todas as edições, desde a nossa chegada ao Brasil, apresentamos lançamentos fundamentais para fortalecer a presença de mercado da marca. Em 2024, trazemos a Nova Linha DAF Vocacional, investindo no desenvolvimento de caminhões preparados para operações mais robustas e que exigem capacidades técnicas mais avançadas para o transporte de cargas. É um projeto importante para o crescimento da marca no Brasil e que comprova a versatilidade e qualidade dos veículos da DAF”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões.
Outra novidade presente é o DAF XF Special Edition Fenatran 2024. É uma versão exclusiva e personalizada do modelo XF 530 6×2, com suspensão pneumática, limitada para a Fenatran.
DAF Vocacional
Destinado às operações de minério e com possibilidade de atuar na construção pesada, o CF Mineração poderá ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Sua configuração única de cabine (o modelo Day) conta com o motor PACCAR MX-13 de 480 cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490 cv, ideal para as condições mais severas em operações de mineração. A transmissão é a TraXon 12-TX2621 TD automatizada de 12 velocidades, com Intarder de frenagem combinada de até 1.170 cv para maior controle e segurança. O modelo terá duas versões: 6×4 com PBT (Peso Bruto Total) de 48T, e 8×4 com PBT de 58T – ambas com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150T.
O sistema de suspensão do CF Mineração conta com lâminas dianteiras para 10 toneladas por eixo e suspensão traseira parabólica para 38 toneladas, proporcionando robustez em qualquer terreno. O tanque de combustível plástico de 390 litros, feito de material altamente resistente, oferece maior autonomia e durabilidade, enquanto a saída de escapamento vertical foi projetada para melhorar o desempenho e reduzir emissões de poluentes. O modelo é equipado com eixos Meritor MD-610 com redução nos cubos e cinco planetárias, garantindo capacidade e eficiência superiores. Além disso, o sistema de admissão de ar com duplo ciclone assegura pré-filtragem eficiente em ambientes com poeira intensa, enquanto o vidro traseiro otimiza a visibilidade para maior segurança em operações de carga e descarga.
O CF Florestal, por sua vez, é destinado ao segmento madeireiro e também indicado para aplicações nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. Além disso, a configuração rígida para Romeu e Julieta estará disponível para transporte de carga, atendendo às necessidades específicas de quem precisa maximizar a eficiência no transporte de grandes volumes. O modelo conta com a tração 6×4 e é equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480 cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490 cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades. Serão três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab, oferecendo conforto e praticidade para viagens curtas ou longas. O CF Florestal tem PBT de 41T e CMT de 150T.
O eixo Meritor MT-610, com cubos redutores, quatro planetárias e relações de 4,55:1 ou 5,41:1, garante a robustez necessária para condições extremas. Os dois tanques plásticos de 390 litros cada, fabricados com material de alta durabilidade, oferecem longa autonomia em operações prolongadas. O sistema de escapamento possui uma saída vertical standard, com opção de saída lateral, adaptando-se às diferentes necessidades operacionais. Além disso, a suspensão traseira trapezoidal, com capacidade para 32 toneladas, garante estabilidade em terrenos acidentados. O engate tipo Boca-de-Lobo, acoplado a uma travessa traseira reforçada, assegura durabilidade e força em reboques pesados, ideal para grandes operações.
Já o novo CF Construção é direcionado ao setor, mas também terá vocação para atender o segmento agro. O motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245 cv, aliado à transmissão EcoMid 9S1510 TO manual de 9 velocidades, ideal para suportar operações exigentes, além de transmissão automatizada de 10 velocidades, como opcional. O modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab, oferecendo conforto para jornadas diárias em ambientes de trabalho pesado. Com tração 6×4, o PBT do novo CF é de 28,1T, e o CMT é de 42T. Entre os tipos de aplicações, destacam-se basculante, plataforma e bomba de concreto para construção; no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.
O CF Construção é equipado com eixos Meritor MT-160 de simples redução, com relações de 5,38:1 ou 6,43:1, garantindo tração eficiente e adaptável a diferentes condições operacionais. A suspensão traseira reforçada, com capacidade para até 21 toneladas, proporciona segurança e estabilidade em operações pesadas, garantindo robustez e confiabilidade. O modelo foi projetado para atender básculas de até 12m³, oferecendo versatilidade em diferentes projetos e aplicações.
Durante a Fenatran, a companhia apresenta também a nova linha CF Trator Rodoviário com o novo Motor PACCAR PX-9, que chega em três versões de potência: 340 cv, 360 cv e 380 cv. Disponível nas configurações 4×2 e 6×2, o novo motor Euro 6 de 8.9 litros oferece torque e desempenho superiores por meio de tecnologias avançadas, como novo sistema de admissão e exaustão, pós-tratamento atualizado e melhorias eletrônicas. O PACCAR PX-9 se destaca pela eficiência e baixo custo operacional, mantendo os altos padrões de qualidade DAF. O motor é acoplado à transmissão automatizada TraXon, que garante trocas de marchas rápidas e suaves, proporcionando mais conforto e eficiência no consumo de combustível. Combinado a eixos traseiros altamente eficientes, o conjunto otimiza seu desempenho especialmente em atividades rodoviárias.
Novo Motor PACCAR PX-9 para a linha CF
“A família DAF CF é reconhecida pela versatilidade em modelos ideais para médias e longas distâncias. São veículos fabricados para suportar as exigências do uso intenso com desempenho superior em qualquer aplicação. Estamos entusiasmados com os lançamentos para segmentos nos quais ainda não atuamos. As novidades da linha CF representam o nosso compromisso contínuo em atender às demandas do mercado, trazendo inovações tecnológicas que priorizam eficiência, segurança, versatilidade e sustentabilidade. Estamos confiantes que vamos atingir novos patamares de crescimento e fortalecer a DAF como uma empresa de referência no setor”, acrescenta Alan Messias, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões.
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