domingo, dezembro 14, 2025

Exportações e rodoviários impulsionam crescimento da Marcopolo em 2025

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Ao contrário do segmento de caminhões, com queda de 3,5%, o de ônibus não para de gerar resultados positivos. A Frota News recebeu a consolidação dos resultados da Marcopolo em 2025 até o momento, uma das empresas brasileiras com presença global. Mais adiante, também mostramos os resultados e análise do emplacamentos de chassis produzidos no Brasil.

A Marcopolo encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,3 bilhões, o que representa um crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho reflete a maior participação no mercado brasileiro de ônibus rodoviários, que subiu de 46,8% no 1T25 para 53,1% no 2T25, além do avanço das exportações e das operações internacionais.

No acumulado do primeiro semestre, a receita líquida operacional somou R$ 3,9 bilhões, alta de 10,2% sobre o mesmo período de 2024, impulsionada pelo aumento das vendas no Brasil e no exterior. Ao todo, foram 7.200 unidades faturadas no 1S25, ante 6.831 no ano anterior.

Produção e faturamento

A produção total no 2T25 chegou a 3.800 unidades, sendo 3.077 fabricadas no Brasil e 723 no exterior – um crescimento de 12,4% nas unidades produzidas fora do país. No período, a receita líquida consolidada contabilizou 3.904 unidades, distribuídas entre 2.868 faturadas no Brasil, 343 exportadas a partir do Brasil e 693 entregues diretamente pelas operações internacionais.

O lucro bruto da Marcopolo atingiu R$ 593,2 milhões, com margem bruta de 25,7%. Já o EBITDA consolidado foi de R$ 398,3 milhões, equivalente a uma margem de 17,3%. O lucro líquido totalizou R$ 321,1 milhões, com margem de 13,9%.

“O mix de vendas no 2T25 foi mais robusto que no primeiro trimestre, com maior participação de rodoviários e expansão relevante das operações internacionais. Mantivemos margens consistentes mesmo com um cenário desafiador no mercado doméstico”, comenta Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

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Exportações e novos negócios

As exportações a partir do Brasil tiveram desempenho positivo, com destaque para os segmentos de rodoviários e Volare, totalizando 343 unidades. Um dos marcos do trimestre foi a entrega de conjuntos de vagões ferroviários para transporte de passageiros no Chile, que marcou a estreia da Marcopolo no setor ferroviário internacional.

Nas operações externas, a companhia manteve a estratégia de atuação em produtos de maior valor agregado, com destaque para os ônibus urbanos produzidos pela Volgren na Austrália e os bons volumes de rodoviários fabricados pela Metalsur na Argentina.

Perspectivas

Para o segundo semestre, a Marcopolo prevê sinergias positivas associadas à sazonalidade dos mercados em que atua. “A tendência é de estabilização dos volumes em patamares levemente superiores ao do primeiro semestre, com concentração de vendas em produtos de maior valor agregado”, projeta Motta.

Emplacamento de ônibus cresce 31,3% no 1º semestre de 2025

Segundo dados da Anfavea, o emplacamento de ônibus no Brasil atingiu 11.635 unidades no primeiro semestre de 2025, o que representa um avanço de 31,3% em relação às 8.860 unidades registradas no mesmo período de 2024.

Desempenho por fabricante (Jan-Jun/2025 x Jan-Jun/2024):
  • Mercedes-Benz: 5.020 unidades (+21,5%), mantendo a liderança do mercado;
  • Volkswagen Caminhões e Ônibus: 2.936 unidades (+38,8%), segundo lugar;
  • Agrale: 1.641 unidades (+11%);
  • Iveco: 1.175 unidades (+117,6%), maior crescimento proporcional do período;
  • Scania: 381 unidades (+18,7%);
  • Volvo: 292 unidades (+13,2%).

As empresas associadas à Anfavea responderam por 11.445 unidades do volume total, enquanto outras fabricantes somaram 190 unidades. Nas estatísticas “outras fabricantes” entra os BYD e modelos importados, como da Ankai e Higer.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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