sábado, dezembro 6, 2025

Scania amplia presença da rede na Região Norte do País menos tendo a menor frota do País

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Mesmo com a terceira menor frota de cavalos mecânicos do Brasil — 1.725 unidades registradas — e 7.302 caminhões rígidos, segundo dados do Ministério dos Transportes, Roraima recebe investimentos da rede de concessionárias Scania do Brasil. A fabricante sueca, em parceria com o Grupo WLM, inaugurou recentemente uma nova filial da Supermac em Boa Vista (RR), ampliando a rede de serviços da marca no Norte do País. Isso, considerando todos os registros do Renavam até julho de 2025 e de todas as marcas.

Expansão da rede Scania no Norte. Em outubro de 2024, o Grupo WLM incorporou a Supermac Máquinas e Caminhões da Amazônia, responsável até então pela operação da Scania na região. O grupo, que atua no agro e como distribuidor Scania desde 1955 com matriz Rio de Janeiro, desde então, vem promovendo uma expansão de infraestrutura e atendimento.

A filial de Boa Vista passou por uma transformação: deixou de ser apenas um posto de serviços e ganhou a estrutura completa de uma Casa Scania. O espaço foi ampliado de 2 mil para 11 mil metros quadrados, oferecendo mais capacidade de atendimento.

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Norte
Yam Diamantino, gerente Casa Scania WLM Supermac, de Boa Vista (RR)

Segundo Yam Diamantino, gerente da nova unidade, a expansão reflete a estratégia de consolidar a presença da marca no Norte: “Acreditamos na força da região e estamos prontos para crescer com nossos clientes, oferecendo soluções de transporte com qualidade e confiabilidade”, afirma.

No Tota, a Scania possui 237 pontos de atendimento no país, entre matrizes de concessionárias, filiais, serviços dedicados na estrutura do cliente, lojas de peças, postos de serviços e atendimento remoto para operações confinadas.

Frota de caminhões na Região Norte

A frota de caminhões na Região Norte do Brasil representa uma pequena parcela do total nacional. Segundo dados do Ministério dos Transportes sobre os registros do Renavam até julho de 2025, entre os 3,2 milhões de caminhões rígidos e quase 1 milhão de cavalos mecânicos registrados no país, a região contabiliza 183,8 mil caminhões rígidos (5,7% do total) e 47,3 mil tratores (4,8% do total).

Conforme a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, o Norte emplacou 6,5% dos licenciamentos de caminhões até agosto de 2025. Vale ressaltar que os dados do Renavam indicam os números de veículos emplacados em cada CEP e não a frota em atividade em uma região. Por exemplo, a filial de uma transportadora em Boa Vista pode ter parte da sua frota emplacada no endereço da matriz.

Distribuição entre os estados

O Pará concentra a maior frota da região, com 77,2 mil caminhões e 16,5 mil cavalos mecânicos, respondendo por quase metade do total nortista. Amazonas (24,2 mil caminhões e 5,8 mil caminhões cavalos mecânicos) e Rondônia (34,1 mil caminhões e 10 mil cavalos mecânicos) aparecem em seguida.

Já estados como Amapá (5,2 mil caminhões e apenas 778 cavalos mecânicos) e Acre (8,4 mil caminhões e 1,6 mil cavalos mecânicos) apresentam estruturas reduzidas, reflexo tanto da menor base econômica quanto das dificuldades de acesso terrestre.

Roraima, que recentemente recebeu novos investimentos da Scania, conta com 7,3 mil caminhões rígidos e 1,7 mil cavalos mecânicos, o que representa apenas 0,2% da frota brasileira, mas se mostra estratégico devido ao crescimento do agronegócio, da mineração e da fronteira comercial com a Venezuela e Guiana.

Perfil da frota nortista

  • Caminhões rígidos predominam: no Norte, há aproximadamente 3,8 caminhões para cada cavalo mecânico, proporção superior à média nacional (3,3). Isso indica maior utilização de veículos menores, mais adequados a percursos curtos e condições de estrada muitas vezes precárias.
  • Baixa densidade da frota: com 7,3 milhões de veículos totais em circulação (incluindo leves e pesados), a região concentra apenas 5,8% da frota nacional, reforçando a dependência de modais alternativos como hidroviário e, em menor escala, ferroviário.
  • Mercado concentrado: Pará, Amazonas e Rondônia respondem juntos por quase 70% de todos os caminhões e tratores registrados na região.

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Tendências e oportunidades

Apesar do tamanho relativamente pequeno, o mercado de caminhões na Região Norte tem particularidades que atraem fabricantes e concessionárias, tanto que os emplacamentos atuais de 6,5% são superiores ao percentual da frota atual de 5,8%.

  • Agronegócio em expansão: áreas de grãos no Pará, Tocantins e Rondônia demandam veículos de maior capacidade.
  • Mineração e energia: especialmente no Pará e em Roraima, o transporte de insumos e equipamentos pesados exige cavalos mecânicos robustos.
  • Infraestrutura logística em evolução: melhorias em rodovias federais, como BR-163 e BR-319, podem aumentar a circulação de caminhões de grande porte nos próximos anos.
  • Serviços especializados: devido às condições severas de operação, cresce a importância de manutenção, assistência técnica e soluções personalizadas para frotistas.
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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