segunda-feira, dezembro 15, 2025

Escassez de galpões logísticos pressiona preços e acelera investimentos no Brasil 

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Demanda recorde, baixa vacância e investimentos bilionários impulsionam o mercado de galpões logísticos no Brasil, com destaque para projetos em
São Paulo, Paraná e Santa Catarina que visam atender transportadores,
operadores logísticos, e-commerces e data centers

O mercado de galpões logísticos no Brasil atravessa um momento histórico de expansão em 2025. A absorção bruta no primeiro trimestre alcançou 1,1 milhão de metros quadrados, o maior volume registrado nos últimos quatro anos, segundo dados da Binswanger Brazil. Essa forte demanda, somada à entrega abaixo do esperado de novos empreendimentos e à baixa taxa de vacância, tem pressionado os preços de aluguel em todo o país.

A vacância caiu para 7,9%, o menor índice da história, enquanto o preço médio nacional de locação chegou a R$ 29,10/m², com aumento de 11,6% em relação ao ano anterior. Em São Paulo, o valor é ainda mais alto: R$ 31,80/m², com salto de 17%.

Com atrasos estimados em 20% nas entregas previstas para este ano, o mercado deve se manter aquecido até o fim de 2025, o que tem impulsionado investimentos bilionários em infraestrutura logística em estados estratégicos como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

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O cenário é explicado por uma combinação de entregas abaixo do esperado e forte demanda por espaços bem localizados e estruturados, especialmente nas regiões Sudeste e Sul. De acordo com André Romano, diretor da JLL, “a escassez de novos imóveis e a alta demanda continuam a impactar diretamente os preços”. 

A consultoria estima que, mesmo com novos projetos em andamento, cerca de 20% do estoque previsto para 2025 pode sofrer atrasos, mantendo o mercado em equilíbrio até o final do ano. 

Fulwood estreia em Santa Catarina com parque logístico de R$ 115 milhões

A Fulwood, uma das principais desenvolvedoras de condomínios logístico-industriais do Brasil, anunciou sua estreia em Santa Catarina com o lançamento do GCR Business Park, empreendimento de R$ 115 milhões localizado entre Florianópolis e o Porto de Itajaí. Com inauguração prevista para maio, o condomínio contará com 50.102,89 m² de área locável, oferecendo infraestrutura moderna para empresas dos setores de varejo, alimentos, bebidas, farmacêutico, autopeças, logística e indústrias leves.

O projeto inclui galpões de alto padrão, com pé-direito de 12 metros, piso com capacidade para 6 toneladas/m², vãos livres de até 22,5 metros, ventilação cruzada e isolamento termoacústico, além de 104 vagas para carretas e carros, carregamento para veículos elétricos, portaria blindada e monitoramento 24h.

“O GCR Business Park reforça o compromisso da Fulwood com o desenvolvimento do setor logístico em Santa Catarina”, afirma Gilson Schilis, CEO da Fulwood. A empresa encerrou 2024 com taxa de vacância de apenas 2,3%, e deve entregar 150 mil m² de ABL em 2025, incluindo também o Guarulhos Business Park, já inaugurado.

Galoppo investe R$ 1 bilhão em novo polo logístico no Rodoanel 

Um dos maiores movimentos no setor vem da gestora de fundos imobiliários Galoppo, que anunciou a construção de um megaempreendimento logístico em Santana do Parnaíba (SP), com investimento estimado em R$ 1 bilhão. O projeto, localizado às margens do Rodoanel, contará com três galpões totalizando 260 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). 

O CEO da Galoppo, Claudio Algranti, destaca a importância da localização: “O local possui boa disponibilidade de energia, está em uma área com mão de obra qualificada e tem acesso facilitado a pontos estratégicos do estado, o que pode atrair empresas de e-commerce, operadores logísticos e até data centers.” 

A Luft Logistics já firmou carta de intenção para ocupar 100 mil m² do novo empreendimento por pelo menos cinco anos. Os demais espaços devem ser ofertados a empresas de comércio eletrônico e operadores logísticos, com possibilidade futura de adaptação para data centers, devido ao potencial energético da região. 

Além disso, a Galoppo planeja investir mais R$ 400 milhões em novos ativos em 2025, incluindo negociações avançadas para a aquisição de um galpão em Campinas (SP) e expansão em Garuva (SC), onde já possui 22 mil m² e pretende adquirir mais 51 mil m². 

Acro Cabos expande em Curitiba e triplica capacidade logística no Sul 

A Acro Cabos de Aço, referência em soluções para movimentação de cargas, também ampliou sua atuação logística ao inaugurar um novo armazém em Curitiba (PR), com capacidade 250% maior que o espaço anterior. O novo galpão, localizado no bairro Boqueirão, terá 1.200 m² de área construída e será essencial para melhorar a pronta-entrega na região Sul. 

Segundo o CEO Rafael Simon, “Curitiba é um hub logístico estratégico, com excelente infraestrutura rodoviária e proximidade com centros comerciais e industriais do Sul e Sudeste”. O executivo revelou que, a partir de 2026, o local deve receber também atividades produtivas, gerando empregos e fortalecendo a presença da empresa na região. 

Grupo Kyly aposta em galpão sustentável em Santa Catarina 

No interior catarinense, o Grupo Kyly, maior fabricante de roupas infantis do Brasil, está investindo R$ 8 milhões em um novo galpão logístico de 5 mil m² em Pomerode (SC). O projeto, parte do plano diretor da empresa, visa reduzir o impacto do tráfego urbano da cidade ao concentrar em um único local o armazenamento da pluma de algodão utilizada na fiação da marca Fio Puro. 

Com o novo galpão, a empresa eliminará a necessidade de caminhões atravessarem o centro da cidade para transportar matéria-prima entre unidades, o que representa uma solução logística mais eficiente e sustentável. “Este projeto reflete o nosso compromisso com a eficiência operacional e responsabilidade com a comunidade local”, afirma Robson Heidemann, presidente da Kyly. 

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Cenário futuro: investimentos e planejamento para evitar gargalos 

O momento atual exige planejamento logístico apurado por parte de transportadoras, embarcadores e operadores logísticos. Com estoques apertados, preços em alta e alta demanda por localizações estratégicas, empresas que antecipam suas necessidades de armazenagem podem garantir melhores condições e reduzir riscos operacionais. 

Além disso, a diversificação de usos dos galpões — com potencial para abrigar centros de dados, atividades industriais e de cross-docking — mostra como a logística está no centro da transformação da infraestrutura empresarial brasileira. 

A expectativa para o segundo semestre é de manutenção do ritmo de investimentos, apesar de uma possível leve alta na vacância com as entregas previstas. O desafio será equilibrar custo, demanda e sustentabilidade, mantendo a eficiência logística como prioridade máxima para toda a cadeia de suprimentos. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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