sexta-feira, dezembro 5, 2025

Entrevista: Os avanços da engenharia de segurança da Marcopolo

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A Marcopolo, maior fabricante de ônibus do Brasil e uma das líderes mundiais do setor, tem transformado o mercado com soluções que aliam engenharia avançada, segurança veicular e sustentabilidade. Em entrevista exclusiva à Frota News, Mauricio Gazzi, gerente de P&D da empresa, detalhou os avanços tecnológicos incorporados à oitava geração de carrocerias (G8) e ressaltou como iniciativas pioneiras têm salvado vidas nas estradas brasileiras.

Segurança como prioridade

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Mauricio Gazzi, gerente de Engenharia de Desenvolvimento na Marcopolo

Um dos destaques é o FIA – Frontal Impact Absorber, sistema de absorção de impacto frontal que amplia em até 40% a segurança do motorista em colisões. “Trata-se de uma célula de sobrevivência com tubos estruturais especiais, desenvolvida para criar um espaço residual maior para o condutor. Em casos reais, pode significar a diferença entre a vida e a morte”, explica Gazzi.

Os testes, realizados no campo de provas da Randon, envolveram simulações de colisão em offset (50% da frente do veículo) — o cenário mais crítico em rodovias de pista simples, que representam 86% das estradas pavimentadas do país. Com a participação do Corpo de Bombeiros, a Marcopolo também verificou ganhos expressivos no tempo de resgate: de 56 minutos para 23 minutos.

Testes inéditos de tombamento

A preocupação com a segurança não se limita à dianteira. A Marcopolo foi a primeira fabricante do mundo a realizar um teste físico de tombamento em um ônibus double-decker (DD). Apesar de a norma R66.02 não exigir tal procedimento para veículos de dois andares, a empresa decidiu adotar a solução de forma obrigatória na linha G8, reforçando seu compromisso com a integridade dos passageiros.

No modelo, houve ainda aumento de 25% na seção das colunas laterais e elevação em 10% da altura do peitoril, o que garante maior ergonomia e proteção em caso de acidente. “Não é opcional. Se o cliente compra um DD da Geração 8, ele já sai de fábrica com essa solução”, enfatiza o executivo.

Ergonomia, conforto e customização

Além da estrutura, a ergonomia também recebeu atenção. A elevação do peitoril reposicionou o braço dos passageiros em uma posição mais confortável, unindo bem-estar e segurança. Outro ponto é a flexibilidade de configuração: empresas podem escolher layouts que vão de maior número de poltronas a versões com dois banheiros, como já ocorre em alguns mercados, como o México, onde há divisão entre masculino e feminino.

Essa liberdade de customização é vista pela Marcopolo como diferencial competitivo: “Deixamos a decisão para o cliente, que conhece seu público e sua operação”, explica Gazzi.

A confiança do passageiro

O executivo também relatou sua experiência como passageiro frequente. Ele destacou que a percepção de zelo e conservação da frota influencia diretamente na confiança. “Uma coisa é um ônibus antigo, mas bem cuidado; outra é um veículo velho e mal conservado. Passageiros mais atentos observam o estado dos pneus, o ano de fabricação e até as tecnologias embarcadas antes de viajar”, afirmou.

Essa confiança, segundo Gazzi, é fundamental em rotas críticas como a Fernão Dias (SP–MG), conhecida pelo alto índice de acidentes. “O passageiro precisa confiar na empresa. É aí que a tecnologia e a cultura de segurança se tornam diferenciais de mercado”, acrescenta.

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A Viação Águia Branca foi uma das pioneiras a solicitar o FIA – Frontal Impact Absorber, sistema de absorção de impacto frontal, em 100% dos modelos Paradiso G8 na renovação de frota

Evolução do setor e o futuro da mobilidade

Gazzi destacou ainda a redução de 50% nos acidentes de trânsito entre 2017 e 2023, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, resultado da combinação entre privatização de rodovias, avanço da tecnologia embarcada (ABS, airbag etc.), endurecimento legal (Lei Seca) e evolução social da categoria de motoristas.

Apesar dos avanços, ele lembra que as condições de infraestrutura no Brasil ainda impõem riscos: “Quase 90% das rodovias pavimentadas são de pista simples. Isso aumenta as chances de colisões frontais. É um desafio que reforça a importância de continuarmos inovando em segurança”, afirma.

Olhar para o futuro

A Marcopolo acompanha de perto protocolos internacionais como os testes da Euro NCAP e se prepara para novas exigências. Sistemas como airbags para motoristas de ônibus já estão no radar.

Nosso driver é a segurança. Mesmo quando já atendemos às normas, buscamos ir além. Queremos que o G8 seja reconhecido como o ônibus mais seguro do mundo”, conclui Gazzi.

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Acreditação inédita em laboratório de testes

A companhia recebeu a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que define os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O reconhecimento, concedido pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro, valida a excelência técnica do Laboratório de Testes e Engenharia Experimental da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), confirmando que a estrutura opera com competência e gera resultados confiáveis tanto no Brasil quanto no exterior. A acreditação foi registrada sob o nº CRL 1962.

Ensaios abrangidos pela acreditação

O escopo da certificação é amplo e cobre diferentes áreas críticas para a indústria de transporte:

  • Mecânicos – testes de ancoragem de cintos de segurança e resistência de encostos;
  • Térmicos – análise de flamabilidade de materiais internos;
  • Acústicos e de vibração – medições como pressão sonora de buzinas;
  • Químicos – ensaios de névoa salina e intemperismo acelerado;
  • Ópticos – avaliações de brilho de superfícies.

Na prática, a acreditação garante que a Marcopolo tem competência reconhecida para conduzir ensaios de segurança de componentes e análises de resistência e durabilidade dos materiais empregados em seus ônibus.

Resultado de três anos de dedicação

O processo de acreditação levou três anos de investimento, melhorias de processos e trabalho conjunto das equipes. Para a Marcopolo, o selo não é apenas um marco técnico, mas também estratégico.

“Essa conquista é fruto de muito empenho coletivo e representa um salto importante no fortalecimento da nossa engenharia”, afirma Mauricio Gazzi, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Tecnologias.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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