sábado, dezembro 6, 2025

Marca Ambiental expõe caminhão a biometano do Espírito Santo

- Publicidade -

A Frota News está presente na Modal Expo, primeira feira do setor de logística no Espírito Santo, e temos mais uma notícia sobre transição energética. A Marca Ambiental apresentou o primeiro caminhão movido a gás do estado. Trata-se de um cavalo mecânico Scania G 460 6×2, lançado na última Fenatran. O modelo ficou estático no esande da ESgás, sem pessoas qualificadas para conversar sobre o tema. 

Inicialmente, o novo veículo será abastecido com gás natural veicularna (GNV), que emite de 15% a 20% menos dióxido de carbono (CO₂) em comparação ao diesel, além de reduzir significativamente a emissão de material particulado. A meta, no entanto, é que até o fim deste ano ele opere exclusivamente com biometano, um combustível renovável derivado do reaproveitamento de resíduos orgânicos. 

Análise Frota News: o biometano se destaca por oferecer vantagens significativas em relação ao GNV, que continua sendo um combustível fóssil. Enquanto ambos são  alternativos mais limpas que o diesel, o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes, tornando-se uma solução ainda mais eficiente para a descarbonização do transporte. Além disso, trata-se de um gás 100% renovável, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos de múltiplas origens — como restos de alimentos, resíduos agrícolas, industriais e lixo urbano. Dessa forma, o biometano insere-se no modelo de economia circular, ao transformar passivos ambientais, como aterros sanitários e lixões, em ativos valiosos: energia limpa e sustentável. 

Leia também:

Solurb avança na descarbonização da frota com uso do gerador de hidrogênio no MS

Noma do Brasil reafirma seu compromisso ambiental com novas conquistas em energia renovável e gestão sustentável

Sambaíba aposta em retrofit e transforma ônibus a diesel em veículos a gás

Meta é rodar só com biometano

Segundo Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental, essa é apenas a primeira etapa de um plano ainda mais ambicioso. “Começaremos operando com GNV, um combustível mais limpo que o diesel, mas nossa meta é rodar com biometano, produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, até o final deste ano. Essa tecnologia reduzirá custos ambientais e posicionará o Espírito Santo de forma competitiva também no segmento logístico e ambiental”, explica. 

Ribeiro destaca ainda que os ganhos não se restringem ao meio ambiente. “Uma situação que as pessoas nem sempre se dão conta é o impacto do ruído. Caminhões a diesel emitem mais ruído, e isso afeta muito a qualidade de vida urbana, principalmente nas operações noturnas ou em áreas residenciais. Os caminhões que lançaremos, seja com GNV ou com biometano, têm o diferencial de serem mais silenciosos. Isso significa menos poluição sonora e mais tranquilidade para a comunidade”, afirma. 

Leia a Revista Frota News:

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

Energia limpa gerada a partir do lixo

A aposta no biometano não é novidade para a Marca Ambiental. Desde 2020, a empresa opera a primeira usina termelétrica do Espírito Santo a partir de biogás, instalada na Central de Valorização de Resíduos. Em 2025, a empresa dá mais um passo com a construção de uma planta dedicada à produção de biometano, reforçando seu compromisso com a valorização dos resíduos e com a geração de energia limpa. 

O novo combustível — que substitui o gás natural de origem fóssil — tem aplicações diretas tanto em veículos quanto em processos industriais, contribuindo para a descarbonização e para a redução de emissões em diferentes setores da economia. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui