O DHL Group, em parceria com a Scania, apresentou os resultados com o caminhão elétrico de autonomia estendida (EREV), que une tração totalmente elétrica a um gerador auxiliar movido a gasolina, solução similar a apresentada pela Marcopolo durante a última Lat.Bus, no Brasil.
Segundo a empresa de transportes, os resultados superaram as expectativas em um teste de 100 dias e quase 22 mil quilômetros percorridos entre os centros logísticos de Berlim e Hamburgo, na Alemanha. Foram poupados cerca de 16 toneladas de CO₂ equivalente em relação a um modelo a diesel.
Durante o teste, o Scania elétrico operou 91,9% do tempo em modo elétrico puro, utilizando energia carregada por fonte renovável na rede elétrica. O gerador a combustão – chamado de range extender – foi ativado apenas em 8,1% do trajeto, principalmente em dias frios ou quando os pontos de recarga estavam indisponíveis. O sistema não impulsiona diretamente as rodas: seu papel é fornecer energia adicional à bateria quando necessário, como os geradores de energia elétrica.
“O EREV é uma ponte tecnológica extremamente necessária enquanto a infraestrutura para caminhões 100% elétricos ainda é insuficiente”, afirmou Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL.
Um caminhão versátil com desempenho de longo alcance
O modelo testado tem 10,5 metros de comprimento, tração elétrica com motor de 230 kW (equivalente a 313 cv) e pico de 295 kW (401 cv), bateria de íon-lítio de 416 kWh e gerador de 120 kW (163 cv) movido a gasolina (ou diesel). No Brasil, a melhor solução seria com um motor a etanol, como foi adotada pela Marcopolo no Volare Attack 9 Híbrido.
Com tanque de 200 litros, a combinação bateria + gerador permite uma autonomia total estimada entre 650 e 800 km. A velocidade máxima é de 89 km/h, e a capacidade de carga é de aproximadamente 1.000 encomendas, com possibilidade de tracionar um reboque adicional com outra carroceria intercambiável (swap body).
Segundo a Scania, a próxima geração do EREV terá bateria maior, com capacidade de 520 kWh, e poderá incluir softwares que limitam o uso do gerador, garantindo emissões de CO₂ pré-definidas e mais previsíveis – um recurso essencial para futuras políticas de cobrança por emissão.
Frota Sustentável
A seção Frota Sustentável já conta com mais de 115 artigos publicados com objetivo de levar conhecimento aos frotistas sobre as tecnologias e demais soluções para fazer a transição energética e descarbonização de suas frotas. Faça os seus produtos e serviços serem conhecidos dos frotistas patrocinando esta seção.
Por que anunicar na plataforma Frota News?



