domingo, dezembro 14, 2025

DHL apresenta resultados com Scania elétrico com gerador de energia a gasolina

- Publicidade -

O DHL Group, em parceria com a Scania, apresentou os resultados com o caminhão elétrico de autonomia estendida (EREV), que une tração totalmente elétrica a um gerador auxiliar movido a gasolina, solução similar a apresentada pela Marcopolo durante a última Lat.Bus, no Brasil.

Segundo a empresa de transportes, os resultados superaram as expectativas em um teste de 100 dias e quase 22 mil quilômetros percorridos entre os centros logísticos de Berlim e Hamburgo, na Alemanha. Foram poupados cerca de 16 toneladas de CO₂ equivalente em relação a um modelo a diesel.

Durante o teste, o Scania elétrico operou 91,9% do tempo em modo elétrico puro, utilizando energia carregada por fonte renovável na rede elétrica. O gerador a combustão – chamado de range extender – foi ativado apenas em 8,1% do trajeto, principalmente em dias frios ou quando os pontos de recarga estavam indisponíveis. O sistema não impulsiona diretamente as rodas: seu papel é fornecer energia adicional à bateria quando necessário, como os geradores de energia elétrica.

“O EREV é uma ponte tecnológica extremamente necessária enquanto a infraestrutura para caminhões 100% elétricos ainda é insuficiente”, afirmou Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL.

Um caminhão versátil com desempenho de longo alcance

O modelo testado tem 10,5 metros de comprimento, tração elétrica com motor de 230 kW (equivalente a 313 cv) e pico de 295 kW (401 cv), bateria de íon-lítio de 416 kWh e gerador de 120 kW (163 cv) movido a gasolina (ou diesel). No Brasil, a melhor solução seria com um motor a etanol, como foi adotada pela Marcopolo no Volare Attack 9 Híbrido.

Com tanque de 200 litros, a combinação bateria + gerador permite uma autonomia total estimada entre 650 e 800 km. A velocidade máxima é de 89 km/h, e a capacidade de carga é de aproximadamente 1.000 encomendas, com possibilidade de tracionar um reboque adicional com outra carroceria intercambiável (swap body).

Segundo a Scania, a próxima geração do EREV terá bateria maior, com capacidade de 520 kWh, e poderá incluir softwares que limitam o uso do gerador, garantindo emissões de CO₂ pré-definidas e mais previsíveis – um recurso essencial para futuras políticas de cobrança por emissão.

Frota Sustentável

A seção Frota Sustentável já conta com mais de 115 artigos publicados com objetivo de levar conhecimento aos frotistas sobre as tecnologias e demais soluções para fazer a transição energética e descarbonização de suas frotas. Faça os seus produtos e serviços serem conhecidos dos frotistas patrocinando esta seção

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Frota Sustentável
Jornalismo com foco em soluções para descarbonização de frotas
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui