terça-feira, janeiro 28, 2025

Cummins Brasil acelera descarbonização com motores a gás e outras soluções  

A Cummins Brasil vai marcar presença na Fenatran 2024 com lançamento de uma gama diversificada de soluções energéticas sustentáveis. Aliás, com um portfólio ampliado, a empresa antecipou à Frota News quais serão os destaques na maior feira de transportes da América Latina. Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, apresentou as soluções para três momentos do mercado: hoje (2024/2025), amanhã (breve) e futuro (mais a longo prazo). A princípio, o executivo afirmou que os motores movidos a gás natural e gás biometano são para agora, já estão em testes com clientes da empresa. 

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News 

“O destino ao zero (emissões) é a nossa estratégia, aliás, mais do que isso: é nossa estratégia de crescimento. Nosso objetivo é catalisar a transição para energias renováveis, oferecendo soluções que impulsionem a economia e fortaleçam a infraestrutura necessária para essa mudança”, acrescenta o executivo. 

Investimentos e inovação tecnológica 

 Além disso, com uma trajetória de mais de cinco décadas no Brasil, a Cummins tem intensificado seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, destinando cerca de R$ 7,8 bilhões globalmente em 2023. No Brasil, o montante anual destinado a essa área gira em torno de R$ 50 milhões, sendo que a empresa conta com um time de aproximadamente 130 engenheiros. O Centro Técnico Brasil, situado em Guarulhos (SP), tornou-se um importante hub de inovação na América Latina, com reconhecimento crescente em âmbito internacional. 

Até janeiro de 2025, o laboratório deverá obter certificações de órgãos reguladores dos Estados Unidos, como IPA e CARB. Assim, reforça a posição estratégica do Brasil no desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis. 

 Plataforma HELM™ e soluções para múltiplos combustíveis para amanhã 

Certamente, uma das principais novidades apresentadas pela Cummins na Fenatran 2024 será a plataforma de motores HELM™ (Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels). Essa tecnologia visa proporcionar flexibilidade e eficiência na utilização de diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás natural e hidrogênio.  

A versão X15L da plataforma é um exemplo dessa versatilidade, permitindo que as indústrias façam a transição para combustíveis mais limpos sem perder desempenho. 

Cummins Brasil
Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, motor X15L, nova geração eixo elétrico 14Xe e o eixo MS-18X HD

Motores a gás

No Brasil, a Cummins tem investido em tecnologias de motores a gás, com destaque para os modelos B6.7N e M15N, que oferecem alternativas sustentáveis e de baixo carbono. Esses motores são indicados para aplicações pesadas, como caminhões de lixo e transporte agrícola, e se beneficiam do uso de biocombustíveis, como o biometano. Além disso, a empresa está em fase de testes de um motor a etanol em parceria com o Centro Técnico Brasil, uma solução que visa aproveitar o potencial brasileiro em combustíveis renováveis. 

O motor B6.7N, com potência de 190 a 280 cv, é projetado para caminhões de média carga e veículos especiais. Seu design garante alta durabilidade e confiabilidade, atendendo às demandas de mercados que exigem eficiência e sustentabilidade. Já o M15N, com potência de até 523 cv, se destaca por sua eficiência em aplicações mais pesadas, como o transporte de cana-de-açúcar. 

Accelera by Cummins

A marca Accelera by Cummins, lançada globalmente em 2023, tem foco na eletromobilidade. Durante a Fenatran 2024, a Cummins apresentará o eixo elétrico 14Xe, uma solução com funcionalidades avançadas de cibersegurança e eficiência energética. Além disso, para o futuro, o destaque será a célula de combustível HyPM™ HD44, que utiliza hidrogênio verde para alimentar veículos elétricos. 

Para hoje 

O estande da Cummins na Fenatran 2024 também apresentará o motor F 4.5 com melhorias, e o eixo MS-18X HD. A saber, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), de acordo com as novas regulamentações de trânsito.  

Com um portfólio alinhado às demandas globais e regionais, a Cummins Brasil reafirma sua posição de liderança na transição energética, mostrando que a descarbonização é um caminho sem volta. A Fenatran 2024, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, é o palco onde a empresa demonstra seu compromisso com um futuro mais sustentável. Oferecendo assim, soluções que atendem às necessidades do presente e preparam o caminho para as próximas gerações. 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui