Por muito tempo, o Toyota Corolla Cross reinou absoluto no imaginário de quem buscava um SUV médio equilibrado, confiável e com a reputação sólida da marca japonesa. Mas o cenário está mudando. A ofensiva das marcas chinesas — liderada por modelos com preço competitivo e recheados de tecnologia — traz um novo protagonista à disputa: o Caoa Chery Tiggo 7 Sport. E, neste duelo direto entre os dois, a briga foi intensa.
Preço: vantagem esmagadora para o Tiggo
Logo no primeiro round, o Tiggo 7 Sport acerta um golpe pesado: R$ 139.990 contra os R$ 182.990 do Corolla Cross XR. São R$ 43 mil de diferença — valor que, por si só, já influencia a decisão de compra de muitos consumidores. E não para por aí: o custo com IPVA também é menor, com uma economia média de R$ 1.700 por ano em estados que cobram 4% do valor do veículo.
Espaço e dimensões: o chinês leva a melhor
Quando o assunto é porte, o SUV chinês também sai na frente: mais largo, mais alto e com maior entre-eixos que o rival japonês, o Tiggo oferece ainda um porta-malas de 525 litros, contra os 440 litros do Corolla. No quesito conforto, a cabine mais moderna, com iluminação interna configurável, painel atualizado e bancos com melhor acabamento reforçam a sensação de um carro de categoria superior.
Motores: força x eficiência
Sob o capô, a Toyota ainda mostra seus trunfos. O motor 2.0 aspirado de 175 cv supera os 150 cv do 1.5 turbo do Tiggo 7 Sport em potência máxima. Porém, no torque, o SUV chinês compensa ao entregar força em rotações mais baixas — o que garante mais agilidade no dia a dia.
No consumo, o Corolla Cross confirma seu DNA econômico: 11,5 km/l na cidade com gasolina contra 10 km/l do Tiggo. A vantagem pode representar até R$ 6.270 de economia em cinco anos. Mas será que isso compensa os R$ 43 mil de diferença no preço inicial?
Conforto e dirigibilidade

Um ponto crítico para quem valoriza conforto: o Tiggo 7 Sport adota suspensão traseira independente Multilink, mais sofisticada e estável que o eixo de torção usado no Corolla Cross XR.
Manutenção e rede de concessionárias
Em pós-venda, a Toyota ainda domina: são 287 concessionárias contra 140 da Caoa Chery. Contudo, no custo de manutenção, a vantagem muda de lado: as revisões do Tiggo custam R$ 4.332 até 50 mil km, contra R$ 4.576 do Corolla.
O veredito
Após os critérios analisados, o Tiggo 7 Sport saiu vencedor em mais pontos, principalmente por entregar mais espaço, mais itens de conforto e um custo de aquisição significativamente menor. Já o Corolla Cross segue sendo a escolha segura, com reputação consolidada, maior rede de assistência e consumo mais baixo.
No fim das contas, a escolha é racional ou emocional?
Se o bolso falar mais alto, o Tiggo 7 Sport apresenta um pacote muito competitivo, que compensa seu consumo maior e rede menor. Mas, se a tradição e a confiabilidade são prioridade, o Corolla Cross continua sendo o porto seguro.


