quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Copa Truck terá biodiesel 100% renovável a partir de 2026 e encerra risco de falhas na medição de emissões

A partir da temporada 2026, a Copa Truck não deverá mais enfrentar os problemas de aferição de emissões que marcaram etapas recentes do campeonato. A solução vem com combustível novo, fornecedor oficial e naming rights.

Em 2021, na etapa de Curitiba, um problema no sistema de aferição de fumaça adiou a classificação e resultou em penalidades para oito pilotos. O episódio gerou polêmica e questionamentos sobre os procedimentos adotados. No ano seguinte, em Interlagos (2022), a situação foi ainda mais crítica. A CBA anulou completamente a classificação após erro na medição de poluentes em 21 dos 23 caminhões do grid. A decisão expôs fragilidades no processo de controle ambiental da categoria.

Leia também:

Agora, o cenário muda

A Be8, empresa brasileira de energias renováveis, anunciou nesta quinta-feira (12) que será a fornecedora oficial de biocombustível da Copa Truck a partir de 2026. Além do fornecimento, a companhia assume o naming rights da competição, que passa a se chamar Copa Truck Be8 BeVant.

O acordo prevê o uso do Be8 BeVant nos 40 caminhões do grid. Desenvolvido pela Be8, o biocombustível pode ser utilizado 100% puro em motores diesel, sem necessidade de adaptações técnicas ou investimentos adicionais em infraestrutura.

Segundo a empresa, o produto mantém o mesmo desempenho e reduz em até 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Na prática, trata-se de uma solução imediata para descarbonização do transporte pesado — inclusive em operações de alta exigência técnica, como o automobilismo profissional.

Esta parceria com a Copa Truck marca um novo passo de nossa estratégia de mercado para a oferta de uma solução brasileira renovável, viável, segura e compatível para a descarbonização imediata com operações de alta exigência técnica como as do automobilismo profissional de alto nível”, afirmou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

Nas pistas da próxima temporada, vamos colocar o tema da transição energética no centro da disputa ao lado de grandes empresas do setor automotivo – será um exemplo para o mundo”, completou.

Para a organização, a mudança posiciona a categoria em outro patamar

Receber a Be8 como naming rights da Copa Truck é um marco para a categoria. Estamos falando de uma parceria que vai além do patrocínio e posiciona a Copa Truck como protagonista na discussão sobre inovação e transição energética, sem abrir mão de performance, competitividade e espetáculo nas pistas”, destacou o CEO da Copa Truck, Carlos Col.

Copa Truck
Carlos Col, CEO da Copa Truck, e Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8

Testes aprovados e desempenho preservado

O Be8 BeVant já foi submetido aos testes de pré-temporada da categoria. Segundo a organização, o funcionamento foi estável, seguro e consistente, sem necessidade de qualquer adaptação nos caminhões.

A adoção do Be8 BeVant® mantém o alto nível de competitividade da categoria, preservando o desempenho e a dinâmica das corridas – o que para todos os envolvidos era um aspecto fundamental. Os testes foram acompanhados por equipes técnicas da Be8 e da Copa Truck, reforçando o compromisso conjunto com inovação, segurança e sustentabilidade”, explicou Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

Disponível comercialmente desde janeiro de 2025, o combustível já é utilizado por mais de 30 empresas dos setores de transporte, geração de energia, ônibus urbanos, logística, serviços aeroportuários e agricultura.

Muito além do combustível

A parceria contempla ampla presença de marca ao longo da temporada. A Be8 BeVant terá placas de pista, marcação no pódio, backdrop de entrevistas e ativações com clientes e parceiros.

Essa iniciativa vai muito além de uma ação de marketing. Estamos falando de um projeto que une inovação, tecnologia e sustentabilidade de forma prática. Acreditamos que o esporte pode, e deve, ser uma vitrine para soluções capazes de transformar a matriz energética do transporte e contribuir para um futuro mais sustentável”, afirmou Leandro Zat, vice-presidente de Operações da Be8.

Laboratório do transporte pesado

Reconhecida como o principal campeonato de caminhões do Brasil e uma das categorias mais relevantes da América Latina, a Copa Truck reúne montadoras, fornecedores globais e pilotos experientes.

Com a adoção de um biocombustível 100% renovável e de alto desempenho, a categoria reforça seu papel como campo de testes para soluções que podem chegar rapidamente às operações rodoviárias comerciais.

Se em 2021 e 2022 as falhas na medição de poluentes colocaram a questão ambiental sob suspeita, a partir de 2026 o tema passa a ser protagonista — agora com solução estruturada, validada e escalável.

Calendário 2026 – Copa Truck Be8 BeVant

  1. 08/mar – Campo Grande (MS)
  2. 12/abr – Santa Cruz do Sul (RS)
  3. 03/mai – Cascavel (PR)
  4. 31/mai – Interlagos – São Paulo (SP)
  5. 02/ago – Cuiabá (MT)
  6. 23/ago – Goiânia (GO)
  7. 20/set – Curvelo (MG)
  8. 01/nov – Chapecó (SC)
  9. 29/nov – Brasília (DF)

A temporada 2026 começa em março, mas já nasce com uma mensagem clara ao mercado: descarbonização e performance podem — e devem — andar juntas no transporte pesado.

E como é na Fórmula Truck na Europa?

A Fórmula Truck europeia, conhecida como Goodyear FIA European Truck Racing Championship (ETRC), utiliza combustíveis alternativos desde 2021. Os caminhões adotaram diesel HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) 100% sustentável, tornando-se a primeira série da FIA a usar um combustível renovável assim. Esse biocombustível, fornecido pela TotalEnergies, reduz emissões de CO₂ em até 90% no ciclo de vida completo, sem impacto no desempenho das corridas.

O pace truck da categoria opera com Bio-LNG, outra opção ecológica. Há foco crescente em hidrogênio como próximo passo para veículos comerciais e motorsport.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui