A Duraquip é um dos maiores fabricantes de implementos rodoviários da Austrália e, agora, ela avalia o primeiro ano de operação do seu novo rodotrem Super quad Duraquip HaulFORCE, equipado com eixos e suspensão SAF-Holland, na frota da Darwin Logistics.
Em apenas um ano de existência, a frota da Darwin Logistics já transportou 22 mil toneladas de ilmenita, minério usado na produção de pigmentos, metais e cerâmicas. O super quad já acumula mais de 250 mil quilômetros rodados em pouco tempo de operação.
Antes da aquisição, o transporte era realizado com veículos terceirizados, incluindo caminhões basculantes triplos e quádruplos. Três meses após iniciar suas atividades, a empresa decidiu investir em uma solução própria para ampliar eficiência e carga útil.
Carga recorde e ganhos de produtividade
O super quad é formado por quatro semirreboques basculantes laterais acoplados a um Kenworth T909 6×4. A configuração garante uma carga útil de 128 toneladas, contra as 100 toneladas transportadas pelos quads convencionais da empresa.
Segundo o diretor administrativo Jake Eggleton, o impacto foi imediato: “Aumentamos nossa eficiência em 30%. Mantemos os mesmos custos de combustível e salários, mas transportamos muito mais carga.”
Com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 181,5 toneladas, a composição alcança 53,4 metros de comprimento – dentro do limite máximo permitido no Território do Norte da Austrália, da mesma forma que ocorre com os hexatrens Volvo FMX 540 da Suzano no Brasil. A densidade do minério (2,5 t/m³) também favorece o uso de reboques mais curtos sem comprometer a capacidade de peso.
Suspensão e freios
Um dos diferenciais do super quad está no conjunto SAF-Holland Modul de suspensões a ar e eixos de freio a disco ZI9. Ao todo, são 94 rodas, sendo 84 distribuídas em grupos de três eixos nos implementos e 10 rodas no cavalo mecânico.
Além da dirigibilidade, os freios a disco se destacam pela eficiência em paradas rápidas e pelo menor desgaste. Em viagens vazias, a combinação opera com 11 eixos levantados e 10 no solo, reduzindo manutenção e prolongando a vida útil dos componentes.
“Os freios puxam a combinação muito rapidamente. Para manutenção e desgaste consistente, é difícil superá-los”, acrescenta o gerente de operações Matt Costello.
Custos controlados e manutenção mínima
A robustez dos eixos e suspensões SAF-Holland tem resultado em economia para a empresa. Até o momento, os componentes exigiram apenas inspeções de rotina, sem falhas ou necessidade de reparos significativos. “Isso significa menos paradas e menor custo operacional. É crucial em uma operação tão exigente”, destaca Costello.
Diante dos resultados, a Darwin Logistics já planeja ampliar sua frota com novos super quads, consolidando sua posição no transporte de cargas pesadas no norte australiano.
Fonte: Trailer Magazine


