sexta-feira, dezembro 5, 2025

Conheça o super rodotrem de 24 eixos e 181,5 toneladas de PBTC

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A Duraquip é um dos maiores fabricantes de implementos rodoviários da Austrália e, agora, ela avalia o primeiro ano de operação do seu novo rodotrem Super quad Duraquip HaulFORCE, equipado com eixos e suspensão SAF-Holland, na frota da Darwin Logistics.

Em apenas um ano de existência, a frota da Darwin Logistics já transportou 22 mil toneladas de ilmenita, minério usado na produção de pigmentos, metais e cerâmicas. O super quad já acumula mais de 250 mil quilômetros rodados em pouco tempo de operação.

Antes da aquisição, o transporte era realizado com veículos terceirizados, incluindo caminhões basculantes triplos e quádruplos. Três meses após iniciar suas atividades, a empresa decidiu investir em uma solução própria para ampliar eficiência e carga útil.

Carga recorde e ganhos de produtividade

O super quad é formado por quatro semirreboques basculantes laterais acoplados a um Kenworth T909 6×4. A configuração garante uma carga útil de 128 toneladas, contra as 100 toneladas transportadas pelos quads convencionais da empresa.

Segundo o diretor administrativo Jake Eggleton, o impacto foi imediato: “Aumentamos nossa eficiência em 30%. Mantemos os mesmos custos de combustível e salários, mas transportamos muito mais carga.”

Com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 181,5 toneladas, a composição alcança 53,4 metros de comprimento – dentro do limite máximo permitido no Território do Norte da Austrália, da mesma forma que ocorre com os hexatrens Volvo FMX 540 da Suzano no Brasil. A densidade do minério (2,5 t/m³) também favorece o uso de reboques mais curtos sem comprometer a capacidade de peso.

Suspensão e freios

Um dos diferenciais do super quad está no conjunto SAF-Holland Modul de suspensões a ar e eixos de freio a disco ZI9. Ao todo, são 94 rodas, sendo 84 distribuídas em grupos de três eixos nos implementos e 10 rodas no cavalo mecânico.

Além da dirigibilidade, os freios a disco se destacam pela eficiência em paradas rápidas e pelo menor desgaste. Em viagens vazias, a combinação opera com 11 eixos levantados e 10 no solo, reduzindo manutenção e prolongando a vida útil dos componentes.

“Os freios puxam a combinação muito rapidamente. Para manutenção e desgaste consistente, é difícil superá-los”, acrescenta o gerente de operações Matt Costello.

Custos controlados e manutenção mínima

A robustez dos eixos e suspensões SAF-Holland tem resultado em economia para a empresa. Até o momento, os componentes exigiram apenas inspeções de rotina, sem falhas ou necessidade de reparos significativos. “Isso significa menos paradas e menor custo operacional. É crucial em uma operação tão exigente”, destaca Costello.

Diante dos resultados, a Darwin Logistics já planeja ampliar sua frota com novos super quads, consolidando sua posição no transporte de cargas pesadas no norte australiano.

Fonte: Trailer Magazine

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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