A Astra é uma fabricante de caminhões do Iveco Group desde 1986. A Astra foi fundada em 1946 para a conversão civil de equipamentos excedentes de guerra. Em 1951, mudou-se de Cagliari para Piacenza, onde o primeiro veículo original de construção e pedreira foi desenvolvido.
Atualmente, essa divisão do Iveco Group produz extrapesados para mineração, indústria de óleo e gás, carga indivisíveis, construção pesada e vocacionais. Apesar dos fabricantes brasileiros de caminhões pesados denominarem qualquer modelo pesado de extrapesado, nesta verdadeira segmentação, os extrapesados são modelos com capacidade de tração acima de 100 toneladas.
Agora conheça o cavalo mecânico Astra HD9 86.57T 8×6 de dupla finalidade com um implemento rodoviário Goldhofer para transportar uma turbina eólica de 80 metros do porto de Brindisi para um parque eólico em Mesagne (Brindisi), no artigo de Gianenrico Griffini, jornalista da revista italiana Allestimenti & Transporti, membro do International Truck of the Year (ItoY). Nota do editor. Confira a reportagem sobre o Astra abaixo!
O Astra HD9 86.57T 8×6 no domínio dos transportes especiais
Por Gianenrico Griffini
No setor de transporte excepcional, não existe “missão impossível”. Ou melhor, são os homens e os veículos que fazem a diferença para superar as dificuldades e completar a missão com sucesso. A prova é o transporte de uma pá eólica de oitenta metros de comprimento do porto de Brindisi para o parque eólico em construção no município de Mesagne (Brindisi, sudeste da Itália), onde nove geradores Nordex N163 com uma capacidade total instalada de 54 megawatts estão sendo montados pela RWE (a obra será concluída em junho deste ano).
O transporte, organizado pela GEO Trasporti com sede em Ardea (Roma), exigiu o uso de um comboio excepcional. A combinação de veículos, seguida pela Allestimenti & Trasporti ao longo da rota de trinta quilômetros do porto da Apúlia até seu destino final, consiste em um trator Astra HD9 86.57T 8×6 de dupla finalidade, combinado com um reboque modular de 12 eixos feito pelo fabricante alemão Goldhofer, equipado com equipamento específico para o transporte rodoviário de turbinas eólicas.
O HD9 86.57 da GEO Trasporti é o modelo top da empresa italiana para o setor ultraespecializado de transporte excepcional. Nove unidades foram entregues recentemente pela Astra – incluindo as duas da GEO Trasporti – para outros participantes importantes no mercado italiano, como SIMI (Società Italiana Montaggi Industriali), Fratelli Paradiso e Battazza.
Características técnicas do Astra 8×6
‘O HD9 86.57’ – explica Carlo Acquati, gerente da linha de veículos pesados e especiais da Astra – ‘representa a melhor síntese de capacidade de reboque e tração e manobrabilidade em baixa velocidade. Isso se deve a uma série de características – como seu tamanho compacto – e aos principais componentes do veículo. Esses componentes incluem o motor Cursor 13 de 570 cv na versão Euro VI Step E, combinado com a transmissão automática Allison 4700 SP com conversor de torque e retardador integrado, a caixa de transferência Steyr de duas velocidades e os eixos Meritor reforçados. Estes eixos podem suportar 11 toneladas na frente e 40 toneladas no total no tandem traseiro.
Mais especificamente, o cavalo mecânico de dupla finalidade, graças a uma distância entre eixos de 2,35 metros entre o segundo e o terceiro eixos, tem um comprimento total de 8,72 metros, incluindo as barras de reboque dianteiras e traseiras, ambas adequadas para combinações de 500 toneladas de PBTC.
Chassi topa tudo
Mantendo a tradição da Astra, o chassi HD9, feito de aço especial de alta resistência, pode suportar quase tudo. É, de fato, composto por duas longarinas paralelas de seção C de 10 mm de espessura, espaçadas 820 mm entre si com um flange de 90 mm e uma longarina de 320 mm, conectadas por travessas aparafusadas.
O sistema de freios consiste em discos no eixo dianteiro e tambores no segundo eixo e eixos traseiros. Os pneus são 385/65 R 22,5 na frente e 315/80 R 22,5 (duplo) no terceiro e quarto eixos. ‘O outro características do trator,’ acrescenta Acquati, ‘são o sistema de resfriamento suplementar atrás da cabine para manter o motor, a caixa de câmbio, o retardador e a caixa de transferência na temperatura ideal, e os tanques de ar adicionais, também atrás da cabine, para garantir a frenagem do reboque.
Finalmente, uma série de lastros modulares permite que o trator assuma a configuração mais adequada – de 32 a 48 toneladas de peso bruto tota do veículo (PBT) – para cada missão de transporte, tanto como uma unidade única, quanto em uma configuração de reboque combinada’.
O papel da transmissão automática Allison 4700 SP
A Allison 4700 SP montada no HD9 86.57 consiste em um conversor de torque que multiplica o torque de entrada gerado pelo motor. Atrás do conversor há um conjunto de engrenagens planetárias, um módulo de controle com seus sensores, um circuito de resfriamento de fluido hidráulico – neste caso específico integrado a um sistema adicional – e um retardador. O conversor de torque, por sua vez, possui uma bomba conectada ao eixo de transmissão, uma turbina acionada pela bomba, um estator que atua como um elemento de reação e multiplicação de torque e uma embreagem de bloqueio. As engrenagens planetárias determinam as relações disponíveis e a direção do movimento. ‘A transmissão automática instalada no trator Astra para transporte excepcional’, explica Bruno Re, engenheiro de aplicação da Allison Transmission, ‘é uma unidade de seis velocidades, além de uma marcha reduzida e duas marchas à ré, equipada com um retardador e um conversor de torque TC 571, o mais potente em nossa linha de produtos.
Este modelo é projetado para veículos usados em aplicações extremas, tanto em aplicações militares quanto civis para o manuseio de cargas extrapesadas, com combinações de mais de 60-70 toneladas de peso bruto combinado (PBTC). A caixa de engrenagens e o retardador devem ser integrados de forma ideal e resfriados adequadamente para evitar o superaquecimento dos componentes, com a consequente degradação do desempenho, devido aos mecanismos de autoproteção.
Refrigeração reforçada
Por esse motivo, o Astra HD9 é equipado com dois radiadores adicionais dispostos em paralelo para resfriar a caixa de câmbio. Esta configuração leva em conta a alta quantidade de energia cinética a ser dissipada durante a desaceleração com combinações que podem atingir até 200 toneladas PBTC.
A GEO Trasporti solicitou configurações especiais da caixa de câmbio para atender às suas necessidades operacionais? “Aumentamos em cerca de cem revoluções”, conclui Re, “a faixa de operação da caixa de câmbio para eliminar reduções de marcha muito atrasadas e ativamos a segunda marcha à ré, a muito lenta que é essencial para manobras de precisão”.
Os segredos do trailer de transporte de lâminas
O terceiro componente do comboio excepcional é o trailer Goldhofer de 12 eixos, construído em Memmingen, Alemanha, projetado especificamente para o transporte de lâminas de turbinas eólicas. O módulo de cabeça THP SL45 com duas linhas de eixo é equipado com o levantador de lâminas FTV (Flügel Transport Vorrichtung) 850 com um momento máximo de elevação de 850 toneladas-metros. Isso permite que a turbina eólica seja elevada até 60 graus da horizontal e tenha um ângulo de inclinação de até 360 graus. A plataforma de carga do THP SL45, equipada com pneus 215/75 R 17.5 com um sistema de direção de até 55 graus, está, como todos os outros módulos do veículo, a 1.175 mm da superfície da estrada, com a possibilidade de uma excursão de 300 mm para cima ou para baixo ajustando a suspensão hidráulica. A parte frontal do trailer é combinada com o módulo THP SL com seis linhas de eixo, cada uma com capacidade de 45 toneladas, que podem ser configuradas com diferentes larguras (3.490 mm, 3.750 mm e 4.010 mm) graças a espaçadores especiais, para garantir maior estabilidade para a combinação.
O módulo de reboque de quatro eixos – chamado ADDrive – é um veículo autopropelido com um conjunto de força integrado baseado em um motor Cummins de 6,7 litros, capaz de executar múltiplas funções. Ele pode fornecer assistência para tração em subidas, atuar sozinho para mover o trailer, ser usado exclusivamente para dirigir e levantar a plataforma de carga ou trabalhar em sincronia com outros veículos autopropelidos da mesma família.
A palavra-chave é planejamento
Um transporte excepcional como o do porto de Brindisi para o canteiro de obras em Mesagne exigiu um estudo de viabilidade completo e um planejamento cuidadoso da GEO Trasporti. Ao longo de quarenta anos, a empresa de Ardea se especializou no transporte de turbinas eólicas e hoje tem uma frota de cerca de cinquenta reboques e semirreboques – três dos quais são equipados com elevadores de lâmina Goldhofer – e cerca de 25 veículos de tração.
“O transporte”, explica Roberto Carlini, gerente de gerenciamento de projetos, “foi estudado em detalhes em várias fases. Primeiro, houve o planejamento técnico, compartilhado com Goldhofer, para determinar o número de linhas de eixo do veículo e o peso e a distribuição do lastro a ser colocado a bordo. Ao mesmo tempo, foi realizado um estudo de viabilidade da rota de Brindisi até o local de montagem, com um relatório de todas as modificações a serem feitas, como a remoção de linhas aéreas, barreiras de segurança e outros obstáculos, para permitir o trânsito do comboio excepcional. A decisão de deixar Brindisi com a pá eólica já acoplada ao elevador de pás, com base em uma ideia do meu irmão Massimo, provou ser uma decisão vencedora e pode ser útil para outros projetos semelhantes no mesmo contexto geográfico”.
Paixão por caminhão
Na busca pela direção do Astra HD9 86.57 está Massimo Carlini, gerente técnico da GEO Trasporti, que começou a trabalhar para a empresa em 1997, seguindo sua grande paixão juvenil por caminhões. Como é estar ao volante de uma combinação dessas? Quais precauções precisam ser tomadas? “O único segredo”, diz Massimo, “é nunca ter pressa. Uma direção lenta e precisa é essencial para evitar eventos inesperados. Eu dirijo adaptando-me à situação à minha frente, mantendo contato constante com os operadores na parte de trás do comboio, a bordo da unidade autopropulsada do reboque Goldhofer. A velocidade máxima para hoje é de 10 quilômetros por hora. Usaremos apenas a caixa de transferência longitudinal e a caixa de câmbio automática no modo ‘tartaruga’. Em suma, precisamos de muita potência em baixa velocidade e com baixas rotações do motor”.
Na fábrica de Mesagne, depois de ter superado alguns trechos desafiadores de subidas e descidas e de ter enfrentado algumas rotatórias na contramão com a escolta técnica bloqueando o tráfego em sentido contrário, Massimo mais uma vez resume sua opinião sobre o veículo: “Tudo ocorreu bem, como esperado. O HD9 é um caminhão puro-sangue”.