Das sete marcas que fabricam caminhões e ônibus no Brasil, seis compram eixos traseiros da fabricante Meritor e, a partir deste ano, passarão a adquirir os eixos da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Isso não ocorre devido à troca de fornecedor. A Meritor foi adquirida pela Cummins em agosto de 2022, passando a se chamar Cummins Meritor Brasil. A partir de agora, a CDBS será responsável pela produção e fornecimento de soluções de eixos e sistemas de freios para os fabricantes de caminhões e ônibus, enquanto a marca Meritor será mantida para o fornecimento ao mercado de reposição.
Este novo posicionamento e consolidação da unidade de componentes da Cummins será apresentado na Fenatran 2024, a maior feira de transportes da América Latina, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo.
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Com essa integração, a empresa aumenta sua liderança no mercado brasileiro, com 60% de participação nos veículos comerciais acima de 9 toneladas, e pretende expandir essa participação para 61% já em 2025.
Os principais clientes
A CDBS fornece para Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco, Agrale e DAF. Para alguns fabricantes, como Volkswagen, Volvo e DAF, ela atende 100% da produção; e, parcialmente, Mercedes-Benz e Iveco. A única marca que não compra da Cummins é a Scania, pois detém 100% da sua produção própria.
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O portfólio de componentes da Cummins Drivetrain and Braking Systems permanece robusto, com mais de 3 mil itens ativos para o mercado de reposição (aftermarket), incluindo diferenciais automotivos, rolamentos, cruzetas e óleos para diferenciais, todos ainda sob a marca Meritor. Já as soluções de zero emissão, como os eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins, que ainda está em fase de busca de clientes no Brasil.
Kleber Assanti, gerente-geral da CDBS para a América do Sul, destacou o impacto da integração: “Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória. Com a dedicação e o talento de nossa equipe, continuamos reafirmando nossa excelência por meio de soluções tecnológicas que contribuem para uma mobilidade cada vez mais sustentável.”
Crescimento nas vendas no Brasil
A CDBS, com sede em Osasco (SP), celebra também o crescimento das vendas no Brasil. Segundo Assanti, há uma previsão de aumento de 20% nas vendas de produtos para caminhões e ônibus em 2024, em comparação com o ano anterior. A empresa atende a uma ampla gama de veículos, com capacidade variando entre 6 e 125 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT).
Eixo MT-17X High Efficiency
Na Fenatran 2024, a Cummins Drivetrain and Braking Systems também apresentará seu mais novo eixo para veículos extrapesados, o MT-17X High Efficiency (HE). Trata-se de um eixo de simples redução, com a maior capacidade de carga disponível no Brasil, suportando até 100 toneladas de CMT.
Desenvolvido para aplicações 6×4 e 8×4, o MT-17X HE proporciona maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga em sua categoria, graças à tecnologia avançada no sistema de engrenamento do diferencial. Com essa inovação, a CDBS oferece ao mercado uma solução eficiente e confiável, aumentando a durabilidade do sistema e reduzindo os custos de manutenção.
“As inovações trouxeram um aumento na capacidade de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, e melhorias significativas que reduzem os custos operacionais e aumentam a performance do veículo”, explicou Assanti. O eixo ainda conta com tecnologia de corte de engrenagens e menor consumo de óleo – apenas 25 litros em comparação aos 40 litros padrão dessa classe de eixos.
Conversão de 6×4 para 4×2
Outro destaque do eixo MT-17X HE é o sistema opcional CDBS Detachable, que permite a alteração da configuração de 6×4 para 4×2 quando o veículo está descarregado. Essa tecnologia já foi apresentada pela Volvo Caminhões durante a Fenatran 2015. Agora, a solução, desenvolvida pela equipe de engenharia brasileira, será oferecida para o mercado em geral. Ela proporciona maior eficiência nas operações, com redução de até 33% nas tarifas de pedágio e economia de até 5% em combustível.
O sistema permite desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando todo o torque para o primeiro eixo, oferecendo flexibilidade para frotas que buscam reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência de suas operações. Além disso, o CDBS Detachable pode equipar outros modelos de eixos tandem da marca, como os MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610.
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