quinta-feira, novembro 21, 2024

Conheça a nova Cummins Drivetrain and Braking Systems

Das sete marcas que fabricam caminhões e ônibus no Brasil, seis compram eixos traseiros da fabricante Meritor e, a partir deste ano, passarão a adquirir os eixos da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Isso não ocorre devido à troca de fornecedor. A Meritor foi adquirida pela Cummins em agosto de 2022, passando a se chamar Cummins Meritor Brasil. A partir de agora, a CDBS será responsável pela produção e fornecimento de soluções de eixos e sistemas de freios para os fabricantes de caminhões e ônibus, enquanto a marca Meritor será mantida para o fornecimento ao mercado de reposição. 

Este novo posicionamento e consolidação da unidade de componentes da Cummins será apresentado na Fenatran 2024, a maior feira de transportes da América Latina, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo. 

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Com essa integração, a empresa aumenta sua liderança no mercado brasileiro, com 60% de participação nos veículos comerciais acima de 9 toneladas, e pretende expandir essa participação para 61% já em 2025. 

Os principais clientes 

A CDBS fornece para Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco, Agrale e DAF. Para alguns fabricantes, como Volkswagen, Volvo e DAF, ela atende 100% da produção; e, parcialmente, Mercedes-Benz e Iveco. A única marca que não compra da Cummins é a Scania, pois detém 100% da sua produção própria. 

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O portfólio de componentes da Cummins Drivetrain and Braking Systems permanece robusto, com mais de 3 mil itens ativos para o mercado de reposição (aftermarket), incluindo diferenciais automotivos, rolamentos, cruzetas e óleos para diferenciais, todos ainda sob a marca Meritor. Já as soluções de zero emissão, como os eixos elétricos, integram o portfólio da Accelera by Cummins, que ainda está em fase de busca de clientes no Brasil. 

Kleber Assanti, gerente-geral da CDBS para a América do Sul, destacou o impacto da integração: “Com um legado de mais de um século de inovação global e 68 anos de experiência no mercado brasileiro, a Cummins Drivetrain and Braking Systems representa um marco significativo em nossa trajetória. Com a dedicação e o talento de nossa equipe, continuamos reafirmando nossa excelência por meio de soluções tecnológicas que contribuem para uma mobilidade cada vez mais sustentável.” 

Crescimento nas vendas no Brasil

A CDBS, com sede em Osasco (SP), celebra também o crescimento das vendas no Brasil. Segundo Assanti, há uma previsão de aumento de 20% nas vendas de produtos para caminhões e ônibus em 2024, em comparação com o ano anterior. A empresa atende a uma ampla gama de veículos, com capacidade variando entre 6 e 125 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT). 

Eixo MT-17X High Efficiency 

Na Fenatran 2024, a Cummins Drivetrain and Braking Systems também apresentará seu mais novo eixo para veículos extrapesados, o MT-17X High Efficiency (HE). Trata-se de um eixo de simples redução, com a maior capacidade de carga disponível no Brasil, suportando até 100 toneladas de CMT. 

Desenvolvido para aplicações 6×4 e 8×4, o MT-17X HE proporciona maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga em sua categoria, graças à tecnologia avançada no sistema de engrenamento do diferencial. Com essa inovação, a CDBS oferece ao mercado uma solução eficiente e confiável, aumentando a durabilidade do sistema e reduzindo os custos de manutenção. 

“As inovações trouxeram um aumento na capacidade de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, e melhorias significativas que reduzem os custos operacionais e aumentam a performance do veículo”, explicou Assanti. O eixo ainda conta com tecnologia de corte de engrenagens e menor consumo de óleo – apenas 25 litros em comparação aos 40 litros padrão dessa classe de eixos. 

Conversão de 6×4 para 4×2 

Outro destaque do eixo MT-17X HE é o sistema opcional CDBS Detachable, que permite a alteração da configuração de 6×4 para 4×2 quando o veículo está descarregado. Essa tecnologia já foi apresentada pela Volvo Caminhões durante a Fenatran 2015. Agora, a solução, desenvolvida pela equipe de engenharia brasileira, será oferecida para o mercado em geral. Ela proporciona maior eficiência nas operações, com redução de até 33% nas tarifas de pedágio e economia de até 5% em combustível. 

O sistema permite desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando todo o torque para o primeiro eixo, oferecendo flexibilidade para frotas que buscam reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência de suas operações. Além disso, o CDBS Detachable pode equipar outros modelos de eixos tandem da marca, como os MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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