sábado, dezembro 6, 2025

Conheça a gigante Hero MotoCorp que produzirá motos no Brasil 

- Publicidade -

Multinacional indiana Hero prepara chegada ao Brasil e planeja inaugurar fábrica própria entre o fim de 2025 e o início de 2026 

Pouco conhecida do grande público brasileiro, a Hero MotoCorp é nada menos que a segunda maior fabricante de motocicletas do mundo em volume de unidades produzidas, atrás apenas da Honda. Sediada em Nova Délhi, na Índia, a empresa domina o mercado de duas rodas em seu país de origem e tem expandido sua presença global com um ambicioso plano de internacionalização – incluindo o Brasil. 

Fundada em 1984 como Hero Honda Motors Ltd., fruto de uma joint venture entre a indiana Hero Cycles e a japonesa Honda Motor Company, a empresa rapidamente se consolidou como líder no mercado indiano. Em 2010, após o fim da parceria com a Honda, a companhia foi rebatizada como Hero MotoCorp e passou a desenvolver sua própria tecnologia, investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento. 

Hoje, a empresa conta com oito fábricas espalhadas pelo mundo, sendo cinco na Índia e outras unidades em Bangladesh, Colômbia e Quênia. A nona unidade será em Manaus. O portfólio da Hero inclui modelos econômicos, scooters urbanos e motocicletas de média cilindrada – sempre com foco em eficiência e acessibilidade. 

Leia também:

As 20 motos mais vendidas de 2025 até agora

Shineray lança SHI 250 2026 que pode atender operações de apoio logístico 

Os números que impressionam 

O título de segundo maior fabricante mundial não é por acaso. Em seu ano fiscal mais recente, encerrado em março de 2024, a Hero MotoCorp produziu mais de 5,2 milhões de motocicletas. Em três décadas, a fabricante acumula mais de 120 milhões de unidades vendidas.  

Hero Xtreme 125R

Atualmente, a empresa está presente, comercialmente, em 48 países em mercados da Ásia, África, América Latina e Oriente Médio, com forte foco em regiões emergentes. 

Chegada ao Brasil 

Em agosto de 2024, a Hero anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro, com planos de montar uma fábrica própria na Zona Franca de Manaus e iniciar operações até o fim de 2025. A confirmação de tratativas com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) acendeu a expectativa de que a produção local possa começar já no início de 2026. 

A aposta no Brasil não é nova. A Hero chegou a operar por aqui entre 2014 e 2016, mas interrompeu sua atuação após o fim de uma parceria com a Dafra. Agora, com uma estratégia própria e uma base industrial planejada, a empresa pretende disputar mercado com marcas estabelecidas, como Honda e Yamaha, oferecendo modelos de entrada com preços competitivos. 

Perspectivas 

Hero Maverick 440

A entrada da Hero no Brasil reforça a importância do país como um dos maiores mercados de motocicletas do mundo e sinaliza um novo capítulo na concorrência do setor. Com estrutura industrial robusta, alta escala de produção e foco em eficiência, a marca indiana pretende conquistar o consumidor brasileiro com produtos acessíveis e confiáveis — a mesma fórmula que a consagrou como líder global. 

Os modelos mais vendidos da Hero 

A Hero MotoCorp, maior fabricante mundial de motocicletas em volume, possui diversos modelos que se destacam em vendas, especialmente no mercado indiano. A seguir, apresento os principais modelos mais vendidos da marca, com base em dados recentes: 

  1. Hero Splendor

A Hero Splendor é o modelo mais vendido da marca e um dos mais populares globalmente. No ano fiscal de 2024, foram vendidas aproximadamente 3,29 milhões de unidades, representando 26,5% das vendas totais da empresa.  

  1. Hero HF Deluxe

O HF Deluxe é outro modelo de destaque, especialmente entre os consumidores que buscam economia e confiabilidade. Em dezembro de 2022, foram vendidas 107.755 unidades, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. 

  1. Hero Passion

A linha Passion, incluindo os modelos Passion Plus e Passion Pro, também figura entre as mais vendidas da Hero. Em 2023, o modelo Passion entrou para o top 10 de motocicletas mais vendidas na Índia, ao lado da Splendor e da HF Deluxe.  

  1. Hero Pleasure Plus

Entre os scooters, o Pleasure Plus se destaca. Em dezembro de 2022, foram vendidas 23.814 unidades, um aumento de 159% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

  1. Hero Destini 125

O Destini 125 é outro scooter popular da marca indiana. Em dezembro de 2022, as vendas atingiram 9.123 unidades, um crescimento de 225% em relação ao ano anterior. 

Nos siga no Instagram para mais novidades!

Modelos em ascensão 

Além dos modelos mencionados, a fabricante tem investido em motocicletas de média cilindrada, como a Xtreme 125R, que registrou um aumento de 53% nas vendas, contribuindo significativamente para os lucros da empresa. 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui