A Scania vem impulsionando as vendas de caminhões movidos a gás, com foco em biometano, de forma exemplar no Brasil, com seus passos começando a ser seguidos pela Iveco Brasil e Volkswagen Caminhões. A notícia a seguir é boa para a transição energética, descarbonização do transporte, indústria da reciclagem e do biometano.
A Loga, empresa de coleta de resíduos, recentemente adquiriu 27 caminhões Scania movidos a gás biometano, reforçando a descarbonização de sua frota. Esses veículos, quando abastecidos com biometano, são capazes de reduzir as emissões de CO₂ em até 90%, contribuindo significativamente para a diminuição do impacto ambiental das operações de coleta de resíduos.
Assista a entrevista do CEO e presidente de Operações Comerciais Scania Brasil:
A iniciativa em frota mais sustentável da Loga vai além dos caminhões Scania. Ela investe também em triciclo 100% elétrico. O pequeno veículo é utilizado para recolher o resíduo comum em 9 comunidades localizadas na área de atuação da Loga, deixando-as limpas e de forma sustentável! Esses veículos, que beneficiam mais de 56.060 pessoas, são ideais para ser operado em locais com becos e vielas.
Necta Gás Natural
Outro parceiro que tem feito a expansão do uso de caminhões a gás é a Necta Gás Natural. Em parceria com a Scania, realizaram o evento Scania Day: Rumo à Descarbonização, realizado (12 de dezembro) na sede da fabricante em São Bernardo do Campo (SP).
A iniciativa apresentou ao mercado um modelo de logística integrado e sustentável, com foco na descarbonização de frotas pesadas, reunindo representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras. O projeto possui potencial para ser replicado em todo o Brasil e está alinhado às metas do Plano Estadual de Energia de São Paulo (PEE 2050). Reforçando o compromisso do governo com essa pauta, a Assembleia Legislativa aprovou, em 10 de dezembro, a PL 1510/2023 que prevê a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos pesados movidos a gás natural ou biometano, válida para os exercícios de 2024 a 2028.
A Necta Gás Natural atua em uma região estratégica que abrange 375 municípios no estado de São Paulo, com proximidade a cinco distribuidoras de gás natural (Comgás, Naturgy, MSGÁS, GASMIG e COMPAGÁS) em três estados (MG, MS e PR). Em sua área de concessão, existem 135 usinas com alto potencial para a produção de biometano – uma energia renovável derivada de resíduos como vinhaça, palha e torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar. Atualmente, a Necta já conecta a Usina COCAL, em Narandiba (SP), e vai integrar a Usina Santa Cruz à sua malha, em Américo Brasiliense (SP), até 2025, com planos de expansão contínua nos próximos anos.
Posição estratégica
O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, destacou a posição estratégica da companhia no cenário logístico nacional. “Nossa área de concessão possui as principais rotas de escoamento do agronegócio até os portos de Santos e Paranaguá. Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel. Somos agentes integradores que alinham os interesses dos diferentes players do mercado, facilitando a tomada de decisão e promovendo eficiência e segurança logística com menor impacto ambiental”, explicou.
De acordo com Bruna Biazzi, gerente de Novos Negócios da empresa, a Necta Gás Natural está na vanguarda da substituição do diesel por gás natural e biometano, consolidando-se como integradora de agentes nesse ecossistema sustentável. “Nossa meta é colocar 2.000 caminhões movidos a gás em circulação em nossa região nos próximos cinco anos”, afirmou. O plano integrado está sendo desenhado pela Necta desde o início do ano, em conjunto com todos os players envolvidos. “Trabalhamos muito na elaboração do plano antes dele ser apresentado para o mercado. Acreditamos que o Agronegócio será o grande impulsionador da descarbonização. Essa transformação de fontes de energia mais sustentáveis na logística do agro irá destravar as rotas sustentáveis para muitas indústrias que possuem metas de redução de emissões GEE”, concluiu Bruna.
Bruno Madalena, gerente executivo de ESG na Necta Gás, complementa: “O mercado e os estados estão se organizando para o CGOB (Certificado de Rastreabilidade do Biometano). A Lei do Combustível do Futuro trouxe mais tração e clareza sobre como as empresas podem se apropriar do atributo separado da molécula de gás renovável para a descarbonização. Esse foi mais um incentivo do governo brasileiro para avançarmos na liderança global de uma transição energética eficiente e sustentável.”
Novos modelos Scania
Entre os grandes apoiadores da iniciativa está a Rumo Logística, uma das maiores operadoras ferroviárias do Brasil. “A complementariedade entre o modal ferroviário, que por essência já tem menor pegada de carbono, e o modal rodoviário, ao substituir o diesel pelo gás, reduz substancialmente as emissões e alavanca todos os elos da cadeia, fazendo o produto chegar ao seu destino com eficiência, segurança e sustentabilidade”, comentou Eudis Furtado, vice-presidente Comercial & de Novos Negócios da Rumo.
“A Scania inicia uma parceria inédita e a mais completa até agora nesses cinco anos de vendas pioneiras de caminhões movidos a gás e/ou biometano no Brasil. Temos um modelo completo de negócio para oferecer aos clientes nesta sinergia com a Necta, que está gerando e gerará muitos frutos. Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, disse Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.400 unidades negociadas. Acreditamos que o caminhão a gás seja o ideal nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias)”, salientou Nucci.