Belo Horizonte avança como um dos laboratórios urbanos do país em mobilidade sustentável. Durante dois meses, um midiônibus movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano operou em linhas regulares do transporte suplementar de passageiros, no âmbito do Projeto Suplementar Verde, desenvolvido em parceria pela Gasmig, Volare, Agrale, Sindpautras e Superintendência de Mobilidade (SUMOB). O resultado: o modelo foi homologado oficialmente como transporte suplementar na capital mineira, tornando-se referência nacional em eficiência e baixo impacto ambiental.
Foram 7.804 quilômetros percorridos em seis linhas urbanas, com 3.541 m³ de GNV consumidos em condições diversas de relevo, tráfego e lotação. A operação foi acompanhada por telemetria embarcada, medições técnicas e auditoria completa, segundo metodologia da ABNT e as diretrizes municipais de mobilidade sustentável.
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O veículo testado foi um Volare Fly 10 GV 2025, com chassi Agrale e motorização Ciclo Otto de seis cilindros, projetado para operar exclusivamente com GNV e/ou Biometano. O enquadramento na categoria Midiônibus (NBR 15570) permitiu a instalação de cilindros de gás com 490 litros hidráulicos.
Durante a operação, não foram registrados problemas técnicos. O desempenho ficou muito próximo ao dos modelos a Diesel, com apenas pequenos ajustes realizados pelas equipes da Agrale e Volare. As temperaturas mais baixas, observadas em parte do período de testes, inclusive aumentaram a capacidade de enchimento dos cilindros, ampliando a autonomia do veículo.
O ideal seria com o uso do biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos, como vetor de economia circular. No entanto, BH já possui 19 postos de abastecimento com GNV, o que permite a utilização de veículos a gás até o desenvolvimento da infraestrutura para abastecimento com o gás renovável.
Os condutores que participaram da operação destacaram o baixo nível de ruído e vibração e a suavidade na condução do midiônibus a gás.
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