quinta-feira, novembro 21, 2024

BRASPRESS APOSTA NO CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ENTRE BRASIL E BOLÍVIA

O comércio entre Brasil e Bolívia em 2022 foi de US$ 4,9 bilhões, com um saldo comercial positivo para o Brasil de US$ 4,7 bilhões. É dentro deste cenário que a Braspress Transportes Internacional (BTI) deu mais um passo na expansão das suas atividades e além de atender os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), passou a operar junto à Bolívia, a partir de 1º de setembro passado.

As exportações brasileiras para a Bolívia somaram US$ 4,2 bilhões, com crescimento de 24,6% em relação a 2021, e as importações brasileiras da Bolívia atingiram US$ 0,7 bilhão, com crescimento de 37,2%.

As perspectiva de comércio entre os dois países são positivas já para este ano, após o acordo recém-firmado entre a Receita Federal do Brasil e a Aduana Nacional da Bolívia para ampliar o comércio.

 Na América do Sul

A BTI iniciou as suas atividades de transporte na América do Sul em 2016, quando começou com Argentina e posteriormente, partiu para Paraguai e Uruguai nos dois sentidos. Agora com a Bolívia, a expectativa para novos negócios é extremamente positiva, segundo o Diretor-Presidente da Organização, Urubatan Helou.

“Em 46 anos de Braspress, nós nunca nos estagnamos! Sempre visamos subir o sarrafo para testar nossas capacidades e angariar novos níveis do nosso negócio e agora com a operação da BTI na Bolívia, é uma nova chance de mais uma vez inovarmos e dar exemplo com o ampliação do nosso trabalho”, comentou o CEO.

Urubatan Helou durante a recente inauguração da sala de amamentação no Planeta Azul, matriz da Braspress. A empresa conta com 40% de mulheres no quadro de colaboradores

Com um escritório físico em Santa Cruz de La Sierra e uma equipe dedicada ao atendimento e desembaraços fiscais locais. Todas as cidades bolivianas serão atendidas pela malha operacional da BTI, com o apoio de 160 veículos com capacidade de 106 m³, 18 toneladas e 60 pallets PBR, atuando no formato de embarque LTL (fracionado) e exportação FTL (lotação).

Conheça o triciclo Piaggio Apé Cargo para entregas urbanas

Tratados entre Brasil e Bolívia

Tratando-se de América do Sul, o Brasil é o maior exportador para a Bolívia e a Companhia não poderia deixar de levar isso em consideração, conforme o Gerente Nacional de Vendas e da BTI, Leonardo Porto.

O comércio entre Brasil e Bolívia é regulado por vários acordos bilaterais e regionais. Decerto, o Acordo de Complementação Econômica n.º 36 (ACE-36), que estabelece uma zona de livre comércio entre os dois países. Outro é o Acordo Energético Brasil-Bolívia, que prevê a compra e venda de gás natural até 2026. Assim, da mesma forma, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), do qual a Bolívia é um Estado associado.

Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Bolívia são manufaturados, como automóveis, máquinas e equipamentos, produtos químicos e alimentos. Ademais, o s principais produtos importados pelo Brasil da Bolívia são matérias-primas, como gás natural, minérios e soja. 

Ademais, além do comércio, Brasil e Bolívia mantêm uma cooperação em diversas áreas, como infraestrutura, energia, saúde, educação, cultura e defesa. Enfim, os dois países também compartilham uma fronteira de mais de 3 mil quilômetros, com interesses comuns na preservação da Amazônia.

Braspress no Brasil

Nacionalmente, por fim, a Braspress dispõe de 116 filiais. Por fim, distribuímos estrategicamente essas unidades por todo o Brasil. A frota é de 3.090 veículos de coleta, transferência e distribuição.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui