Com uma frota de cerca de 2.500 ônibus distribuídos em todas as marcas — entre elas, Cometa, 1001 e Catarinense —, o Grupo JCA faz um dos maiores investimentos em renovação de frota de sua história: R$ 1,4 bilhão. O objetivo é eliminar todos os ônibus Euro 3 e ter cerca de metade da frota já equipada com tecnologia Euro 6. Para anunciar este investimento, a empresa reuniu a imprensa especializada em veículos comerciais para confirmar a aquisição de mais 382 ônibus rodoviários, completando o ciclo iniciado em meados de 2024 que segue até o final do primeiro semestre de 2026. Ao todo, são 650 novos ônibus, todos com chassi Scania e carroceria Marcopolo G8.
Dessa forma, o JCA acelera a modernização da frota mirando principalmente a redução de emissões. A diferença entre os padrões Euro 3 e Euro 6 é expressiva: a tecnologia mais recente reduz em mais de 90% os índices de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM), e também apresenta quedas significativas em hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO).
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Essa melhoria é resultado de avanços como sistemas SCR, filtro de partículas e gerenciamento eletrônico inteligente, que deixam os motores praticamente livres de fumaça e reduzem impactos ambientais e à saúde.
Redução de poluentes entre Euro 3 e Euro 6
| Poluente | Euro 3 (g/kWh) | Euro 6 (g/kWh) | Redução |
|---|---|---|---|
| NOx | ~5,0 | 0,4 | –92% |
| Material particulado (PM) | 0,10 | 0,01 | –90% |
| HC | ~0,66 | 0,13 | –80% |
| CO | ~2,1 | 1,5 | –29% |
Fonte: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Com a renovação, mais de 1.100 ônibus da JCA passarão a operar no padrão Euro 6, encerrando definitivamente a circulação de unidades Euro 3 no grupo.
Os 382 novos veículos anunciados em 17 de novembro — todos Scania Euro 6, chassis K450 e K320, com carroceria Marcopolo Paradiso G8. Desse volume, 153 são Double Decker (40% do lote).
Para Gustavo Rodrigues, CEO do Grupo JCA, o movimento é estratégico e marca uma mudança profunda na experiência de viagem e na eficiência da operação:
“Este investimento reforça nosso compromisso com segurança, conforto e inovação. Além da renovação, estamos ampliando investimentos em digitalização, inteligência artificial e um atendimento cada vez mais simplificado e humanizado. Com os novos veículos e a integração de soluções digitais, estamos preparando o setor para um futuro
mais limpo, eficiente e conectado.”
Nos próximos cinco anos, os novos ônibus do grupo percorrerão mais de 176 milhões de quilômetros, reduzindo em 72,8 mil toneladas as emissões de CO₂.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, destacou a relevância técnica e comercial do fornecimento:
“O Grupo JCA é uma das referências do setor e, por ser extremamente exigente, busca sempre as melhores soluções. Vamos comprovar novamente a eficiência energética da Nova Geração de ônibus Scania Euro 6, que oferece o menor custo total de
operação e serviços sob medida.”

A Marcopolo reforça o alinhamento histórico com o grupo. Segundo Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais e Marketing:
“A parceria JCA–Marcopolo existe há décadas. Para este novo lote, desenvolvemos soluções específicas para as aplicações do grupo, ampliando eficiência, segurança e conforto.”
Distribuição por empresa
Os novos ônibus atenderão toda a malha operada pelo grupo, incluindo linhas que nunca haviam recebido modelos Double Decker. A divisão é a seguinte:
- Viação 1001: 178 veículos (25 DD68, 23 DD54 e 130 rodoviários 4×2)
- Viação Catarinense: 118 veículos (13 DD68, 47 DD54 e 58 rodoviários 4×2)
- Viação Cometa: 86 veículos (19 DD68, 26 DD54 e 41 rodoviários 4×2)
Novos investimentos prometidos para 2026
Além dos 650 ônibus a serem entregues em 2026, Gustavo Rodrigues adiantou que novos investimentos na aquisição de mais cerca de 300 ônibus serão anunciados no próximo ano.


