A Arena ANTP 2025, que ocorre até 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, foi o local de lançamentos de novos chassis para ônibus 100% elétricos da Eletra e BYD.
A Eletra, empresa brasileira e pioneira em ônibus elétricos, anunciou uma nova linha de chassis elétricos e a criação da Eletra Consult, consultoria voltada a apoiar empresas e gestores públicos na eletrificação de frotas.
Os novos chassis atendem a diferentes segmentos — de midiônibus de 11,5 metros a superarticulados de 23 metros — todos com piso baixo e autonomia entre 250 km e 350 km, conforme a operação. Desenvolvidos sobre plataformas Mercedes-Benz, os modelos foram eletrificados com tecnologia 100% nacional da Eletra, garantindo adequação às diversas realidades urbanas.
Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Em parceria com a WEG, a fabricante também apresentou uma nova geração de baterias, motores e inversores mais leves, que reduzem o peso total dos veículos em até 350 kg e aumentam sua capacidade de transporte. Com índice de nacionalização de 95%, os produtos são credenciados pelo BNDES e Finame, permitindo acesso a linhas de financiamento verde.
A diretora-presidente Milena Braga Romano destacou que a empresa vai além da fabricação: “A Eletra é provedora de conhecimento e soluções completas. Queremos que o Brasil lidere a eletromobilidade na América Latina, com tecnologia desenvolvida e produzida aqui.”
- Grupo GBS renova frota com 106 novos ônibus Marcopolo da Geração 8
- Com produção nacional, Mercedes-Benz chega a 400 ônibus elétrico no Brasil
A nova Eletra Consult complementa esse posicionamento. O serviço oferece suporte técnico e estratégico desde o planejamento de infraestrutura elétrica até o descarte de baterias, integrando aspectos operacionais e financeiros da transição energética. “A eletrificação é um ecossistema. A escolha do ônibus e da infraestrutura devem nascer juntas. Nosso papel é conectar esses pontos”, acrescenta Milena.
BYD estreia chassi elétrico Midi desenvolvido no Brasil

A BYD também escolheu a Arena ANTP para estrear o BC10LE, seu primeiro chassi de ônibus elétrico Midi projetado especialmente para o mercado brasileiro. Com 10 metros de comprimento e design modular, o modelo oferece flexibilidade para operação tanto em vias centrais quanto em bairros com ruas estreitas.
Equipado com as baterias Blade BYD, o BC10LE redefine padrões de segurança com tecnologia de Lítio-ferro-fosfato (LFP) e estrutura alongada que otimiza o espaço interno e a estabilidade térmica. Segundo a empresa, as baterias têm vida útil superior a 3.000 ciclos de recarga e mínima degradação.
Segundo Marcello Scheider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil, o veículo pode operar por até 15 anos, superando os modelos a diesel.
O lançamento simboliza um avanço na estratégia da empresa de fortalecer a cadeia produtiva nacional. A partir de 2026, a unidade de Manaus (AM) passará a fabricar os packs das baterias Blade, ampliando o conteúdo local e consolidando o Brasil como polo regional da marca.


