sexta-feira, dezembro 5, 2025

Como funciona a tecnologia do Iveco Hybrid a gás? Ela seria boa para o Brasil? 

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O Iveco Urbanway Hybrid CNG se mostra alternativa interessante ao diesel e ao 100% a bateria elétrica pela viabilidade econômica e de infraestrutura possível. Ele combina a eficiência do motor a gás natural com o reforço da propulsão elétrica. Ao contrário dos sistemas “full hybrid”, este modelo da Iveco adota uma arquitetura mild hybrid de 48V, uma abordagem mais simples e eficiente, que reduz o custo total de propriedade e o peso do veículo. 

Essa solução tecnológica já é amplamente adotada pela indústria automobilística de veículos leves, especialmente em modelos movidos a gasolina ou etanol. Um exemplo é a Stellantis, que priorizou essa tecnologia em veículos como Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 208 e 2008, com planos de expandi-la para outros modelos das marcas do grupo. Embora não seja considerada a solução definitiva, representa uma alternativa viável e acessível, permitindo que os consumidores iniciem a transição energética. 

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Se em veículos leves a questão do uso de soluções híbridas está mais evoluída, em veículos pesados, as primeiras estão surgindo em devem ser conhecidas, como já divulgamos o projeto interessante da Marcopolo com o Volare Attack 9 Hybrid e o da Scania com a DHL. Voltando ao ônibus híbrido da Iveco, vamos conhecê-lo melhor.  

Arquitetura e componentes principais 

A tecnologia híbrida do Urbanway está integrada diretamente ao seu trem de força, trabalhando em conjunto com o motor a gás. Os componentes-chave são: 

Motor a gás: O coração a combustão do veículo é o motor FPT Cursor 9 NG. Este motor de 8,7 litros, com potências que variam de 310 hp a 360 hp, utiliza gás natural comprimido (GNC), preferencialmente biometano, como combustível. Para atender à norma de emissões Euro VI-e, ele emprega uma tecnologia de combustão estequiométrica e um catalisador de três vias, um sistema mais simples e limpo que não requer a adição de reagentes como ureia (AdBlue, equivalente ao nosso Arla 32) ou sistemas complexos de recirculação de gases de escape (EGR), comuns em motores a diesel.  

A versão de 18 metros do ônibus é equipada com 10 tanques de GNC, totalizando uma capacidade de 1.550 litros para longas autonomias. 

Motor elétrico e bateria: O sistema elétrico opera em baixa voltagem (48V), utilizando uma bateria LTO (Lítio Titanato) instalada no teto do veículo. Esta bateria é conhecida por sua durabilidade e capacidade de carregamento e descarregamento rápido. O motor elétrico/gerador de 35 kW (pico) atua em três funções principais: 

  1. Motor de arranque: Liga o motor a GNC de forma silenciosa e instantânea.
  2. Gerador de energia: Converte a energia cinética da frenagem em eletricidade.
  3. Reforço (Boost): Fornece um torque adicional para auxiliar o motor a combustão durante a aceleração. 

Transmissão: A transmissão Voith DIWA NXT é o elemento que conecta o motor a combustão e o motor elétrico às rodas. Ela é o cérebro da operação híbrida, gerenciando o fluxo de energia e permitindo a transição entre os diferentes modos de operação. 

Modos de operação e lógica do sistema 

O Sistema de gerenciamento de energia (EMS) controla a operação do ônibus, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões. Os principais modos de operação são: 

Modo de frenagem e desaceleração: Durante a frenagem, o motor elétrico/gerador entra em ação para converter a energia cinética em eletricidade. Essa energia é armazenada na bateria LTO, processo conhecido como frenagem regenerativa. 

Modo de reforço (Boost): Em acelerações e saídas de paradas, o motor elétrico fornece torque adicional para auxiliar o motor a GNC. Isso não apenas melhora o desempenho do veículo, mas também permite que o motor a combustão opere em uma faixa de rotação mais eficiente. 

Modo stop & start: Quando o ônibus para em pontos ou semáforos — chamado de farol em São Paulo, sinal no Rio, sinaleira no Sul —, o motor a GNC desliga automaticamente, eliminando ruído e emissões. O motor elétrico, alimentado pela bateria, mantém os sistemas auxiliares (como ar-condicionado e direção hidráulica) em funcionamento. 

Modo arrive & go: Este é o modo mais notável do sistema. O motor a GNC desliga e o ônibus se move exclusivamente com o motor elétrico quando se aproxima ou se afasta das paradas, em velocidades abaixo de 20 km/h. Isso resulta em uma experiência mais silenciosa e livre de emissões em áreas de alta circulação de pedestres. 

Vantagens e Benefícios 

O Urbanway Hybrid CNG oferece vantagens significativas em comparação com as versões tradicionais. Graças à tecnologia híbrida, a redução de emissões de CO2 chega a 23% abastecido com GNC de origem fóssil e a até 80% quando o veículo é abastecido com biometano. O sistema mild hybrid também proporciona uma economia de combustível substancial, contribuindo para uma redução de até 15% no custo total de propriedade (TCO) em relação à geração anterior de ônibus híbridos completos (full hybrid). 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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