O Iveco Urbanway Hybrid CNG se mostra alternativa interessante ao diesel e ao 100% a bateria elétrica pela viabilidade econômica e de infraestrutura possível. Ele combina a eficiência do motor a gás natural com o reforço da propulsão elétrica. Ao contrário dos sistemas “full hybrid”, este modelo da Iveco adota uma arquitetura mild hybrid de 48V, uma abordagem mais simples e eficiente, que reduz o custo total de propriedade e o peso do veículo.
Essa solução tecnológica já é amplamente adotada pela indústria automobilística de veículos leves, especialmente em modelos movidos a gasolina ou etanol. Um exemplo é a Stellantis, que priorizou essa tecnologia em veículos como Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 208 e 2008, com planos de expandi-la para outros modelos das marcas do grupo. Embora não seja considerada a solução definitiva, representa uma alternativa viável e acessível, permitindo que os consumidores iniciem a transição energética.
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Se em veículos leves a questão do uso de soluções híbridas está mais evoluída, em veículos pesados, as primeiras estão surgindo em devem ser conhecidas, como já divulgamos o projeto interessante da Marcopolo com o Volare Attack 9 Hybrid e o da Scania com a DHL. Voltando ao ônibus híbrido da Iveco, vamos conhecê-lo melhor.
Arquitetura e componentes principais
A tecnologia híbrida do Urbanway está integrada diretamente ao seu trem de força, trabalhando em conjunto com o motor a gás. Os componentes-chave são:
Motor a gás: O coração a combustão do veículo é o motor FPT Cursor 9 NG. Este motor de 8,7 litros, com potências que variam de 310 hp a 360 hp, utiliza gás natural comprimido (GNC), preferencialmente biometano, como combustível. Para atender à norma de emissões Euro VI-e, ele emprega uma tecnologia de combustão estequiométrica e um catalisador de três vias, um sistema mais simples e limpo que não requer a adição de reagentes como ureia (AdBlue, equivalente ao nosso Arla 32) ou sistemas complexos de recirculação de gases de escape (EGR), comuns em motores a diesel.
A versão de 18 metros do ônibus é equipada com 10 tanques de GNC, totalizando uma capacidade de 1.550 litros para longas autonomias.
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Motor elétrico e bateria: O sistema elétrico opera em baixa voltagem (48V), utilizando uma bateria LTO (Lítio Titanato) instalada no teto do veículo. Esta bateria é conhecida por sua durabilidade e capacidade de carregamento e descarregamento rápido. O motor elétrico/gerador de 35 kW (pico) atua em três funções principais:
- Motor de arranque: Liga o motor a GNC de forma silenciosa e instantânea.
- Gerador de energia: Converte a energia cinética da frenagem em eletricidade.
- Reforço (Boost): Fornece um torque adicional para auxiliar o motor a combustão durante a aceleração.
Transmissão: A transmissão Voith DIWA NXT é o elemento que conecta o motor a combustão e o motor elétrico às rodas. Ela é o cérebro da operação híbrida, gerenciando o fluxo de energia e permitindo a transição entre os diferentes modos de operação.
Modos de operação e lógica do sistema
O Sistema de gerenciamento de energia (EMS) controla a operação do ônibus, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões. Os principais modos de operação são:
Modo de frenagem e desaceleração: Durante a frenagem, o motor elétrico/gerador entra em ação para converter a energia cinética em eletricidade. Essa energia é armazenada na bateria LTO, processo conhecido como frenagem regenerativa.
Modo de reforço (Boost): Em acelerações e saídas de paradas, o motor elétrico fornece torque adicional para auxiliar o motor a GNC. Isso não apenas melhora o desempenho do veículo, mas também permite que o motor a combustão opere em uma faixa de rotação mais eficiente.
Modo stop & start: Quando o ônibus para em pontos ou semáforos — chamado de farol em São Paulo, sinal no Rio, sinaleira no Sul —, o motor a GNC desliga automaticamente, eliminando ruído e emissões. O motor elétrico, alimentado pela bateria, mantém os sistemas auxiliares (como ar-condicionado e direção hidráulica) em funcionamento.
Modo arrive & go: Este é o modo mais notável do sistema. O motor a GNC desliga e o ônibus se move exclusivamente com o motor elétrico quando se aproxima ou se afasta das paradas, em velocidades abaixo de 20 km/h. Isso resulta em uma experiência mais silenciosa e livre de emissões em áreas de alta circulação de pedestres.
Vantagens e Benefícios
O Urbanway Hybrid CNG oferece vantagens significativas em comparação com as versões tradicionais. Graças à tecnologia híbrida, a redução de emissões de CO2 chega a 23% abastecido com GNC de origem fóssil e a até 80% quando o veículo é abastecido com biometano. O sistema mild hybrid também proporciona uma economia de combustível substancial, contribuindo para uma redução de até 15% no custo total de propriedade (TCO) em relação à geração anterior de ônibus híbridos completos (full hybrid).


