O combate ao excesso de peso em veículos de carga sempre foi um dos grandes desafios da logística e da infraestrutura rodoviária no Brasil. Tradicionalmente, a fiscalização se basea em Postos de Pesagem Veicular (PPVs) estáticos, onde os caminhões precisavam entrar em uma fila para a checagem, um processo lento, com custos operacionais e baixa eficiência. No entanto, a aprovação de uma nova tecnologia, o HS-WIM (High Speed Weigh in Motion), pode mudar este cenário.
O HS-WIM não é apenas uma balança, mas um sistema integrado de fiscalização que permite a aferição do peso de veículos em movimento e em velocidade cruzeiro, eliminando a necessidade de paradas ou desvios. Ele atua como uma ferramenta de gestão e controle que, pela primeira vez no Brasil, foi homologada para fiscalização direta, elevando a segurança e a produtividade do setor.
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A EcoRodovias concluiu dois anos de operação do HS-WIM. Desde 2023, a tecnologia está em uso na Ecovias Cerrado, concessionária que administra 437 km das BRs 364 e 365, em Minas Gerais e Goiás. Ao longo desse período, o equipamento fiscalizou mais de 480 mil veículos, identificando cerca de 10% deles com sobrecarga. Alguns com até 30 toneladas acima do limite legal.
Enquanto no modelo tradicional apenas 1.139 veículos foram pesados, o sistema em movimento alcançou 3.328 no mesmo período. Ademais, mesmo com apenas seis pórticos em operação, frente a 38 postos físicos nas rodovias concedidas, o HS-WIM respondeu por quase um terço das autuações por excesso de peso no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025.

Como a tecnologia fnciona na prática
O sistema HS-WIM é uma arquitetura inteligente que se integra à própria rodovia. Seu funcionamento pode ser compreendido em três etapas principais:
1. Sensores e Câmeras: O coração do sistema são os sensores de pesagem instalados sob o pavimento da rodovia. Ao passar sobre eles, o veículo exerce uma força que é convertida em dados de peso por eixo e peso bruto total. Conectadas a pórticos sobre a via, câmeras com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) capturam a placa do veículo e outros dados como tipo e dimensão.
2. Processamento de Dados em Tempo Real: As informações de peso e identificação do veículo são enviadas para um sistema central de processamento. Em questão de segundos, algoritmos avançados analisam se o peso está dentro do limite legal, considerando fatores como a velocidade do veículo, as características de sua suspensão e até mesmo a condição do pavimento.
3. Ação Imediata: Se o peso do veículo estiver acima do limite, um Painel de Mensagens Variáveis (PMV) posicionado adiante na rodovia informa o motorista sobre o excesso de carga e o orienta a se dirigir a um ponto de fiscalização de precisão para a autuação. Caminhões com peso regular continuam a viagem sem qualquer interrupção.
Essa dinâmica permite uma fiscalização contínua e abrangente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de 100% da frota que passa pelo trecho.
O caminho para a validação do HS-WIM no Brasil foi pavimentado por uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com a concessionária EcoRodovias. O projeto-piloto, o primeiro do tipo no País, ocorreu nas rodovias BR-364 e BR-365, administradas pela Ecovias do Cerrado.
A culminação desse esforço foi a aprovação pelo Inmetro, que certificou o HS-WIM com o nível de exatidão Classe 1A, o mais alto para a categoria. Com essa homologação, a tecnologia passa a ter a mesma validade jurídica das balanças estáticas. Essa conquista posiciona o Brasil na vanguarda da fiscalização de sobrecarga, ao lado de poucos países europeus.
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Benefícios para o profissional de transporte
A adoção do HS-WIM traz vantagens para transportadoras, motoristas e toda a cadeia logística:
Agilidade e produtividade: Ao permitir a pesagem sem parar, o sistema elimina as longas filas e os gargalos nos PPVs, otimizando o tempo de viagem e aumentando a produtividade da frota.
Redução de custos operacionais: A fluidez do tráfego resulta em menos frenagens e retomadas, o que se traduz em uma redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de CO₂. O projeto-piloto da Ecovias do Cerrado registrou uma redução de 21,1% nas emissões por veículo.
Segurança e manutenção: Ao combater efetivamente o excesso de peso, o HS-WIM contribui para a durabilidade da malha rodoviária. Veículos com sobrecarga são uma das principais causas de deterioração do asfalto, e sua fiscalização rigorosa ajuda a preservar a infraestrutura, prevenindo acidentes e garantindo mais segurança.
Competição Justa: A fiscalização abrangente e contínua ajuda a coibir a concorrência desleal, criando um ambiente mais justo para as empresas de transporte que cumprem as normas.
Integração e otimização: A tecnologia pode ser integrada com bancos de dados oficiais, permitindo a fiscalização remota e eletrônica de outros documentos e auxiliando no combate à evasão fiscal e ao roubo de cargas.
O futuro do setor
O sucesso do HS-WIM já abriu caminho para sua adoção em outros pontos da malha rodoviária. A CCR RioSP, por exemplo, utiliza o sistema na Via Dutra (BR-116) para fazer a pré-seleção dos veículos, direcionando para a balança apenas aqueles com suspeita de sobrecarga. O DNIT também estuda a instalação de Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (PIAFs), onde o HS-WIM será o componente central para fiscalizar o fluxo de veículos.


