domingo, dezembro 7, 2025

Vídeo: BYD Yangwang U9 Track Edition se torna o elétrico mais rápido do mundo

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A cada mês parece que a BYD encontra uma nova forma de surpreender o mercado automotivo global. Líder em vendas e produção de veículos eletrificados, a gigante chinesa agora inscreveu mais um feito na história: em agosto de 2025, o Yangwang U9 Track Edition atingiu 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, e conquistou o título de carro elétrico mais rápido do mundo.

O feito foi conduzido pelo piloto alemão Marc Basseng, que já havia estabelecido o recorde anterior em 2024. Com a mesma frieza de quem sabe o risco que corre a mais de 470 km/h, Basseng reconheceu a evolução tecnológica da BYD: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.

Assista o vídeo:

Engenharia para ir além dos limites

O U9 Track Edition não é apenas uma atualização de software sobre rodas: ele é uma declaração de intenções da marca premium Yangwang, divisão de superesportivos da BYD. O modelo utiliza a plataforma e4 combinada à arquitetura DiSus-X, mas introduz uma inovação sem precedentes: a primeira plataforma de 1200V em escala mundial, projetada para oferecer estabilidade e potência contínua em condições extremas.

Cada uma das quatro rodas é impulsionada por motores independentes de 30.000 rpm, capazes de gerar 555 kW (755 cv) cada. O resultado impressiona: mais de 3.000 cv de potência combinada, o que se traduz em uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada. É a matemática que explica como um carro de quase duas toneladas consegue acelerar com uma violência comparável – e até superior – aos hipercarros a combustão mais icônicos do planeta.

Yangwang U9 Track Edition
Yangwang U9 Track Edition

Controle absoluto a 470 km/h

A velocidade, no entanto, seria inútil sem controle. É aqui que a engenharia da BYD mostra seus trunfos. O sistema de vetorização de torque da plataforma e4 faz até 100 correções por segundo, garantindo que cada roda receba o torque exato para manter tração e estabilidade, mesmo quando o velocímetro se aproxima dos 500 km/h.

Já o sistema de controle de carroceria DiSus-X atua sobre a suspensão de forma independente, reduzindo mergulhos, rolagens e oscilações em curvas. A sinergia entre ambos os sistemas resulta em um comportamento que foge do estereótipo dos supercarros elétricos, tradicionalmente criticados por peso excessivo e falta de equilíbrio dinâmico.

O resultado não é apenas estabilidade em alta velocidade, mas também a confiança de que o veículo pode explorar seus limites em pistas de competição sem comprometer a segurança do piloto.

Pneu sob medida e aerodinâmica refinada

Outro diferencial do U9 Track Edition está na atenção aos detalhes. A Yangwang firmou parceria com a Giti Tire para desenvolver pneus semi-slick exclusivos, otimizados a partir de testes realizados na Alemanha em 2024. O composto especial e o desenho da banda de rodagem foram projetados para reduzir o deslizamento entre pneu e roda, preservando torque, reduzindo desgaste e aumentando a previsibilidade em curvas e frenagens extremas.

No design, o modelo mantém as linhas aerodinâmicas do Yangwang U9, mas recebe difusor dianteiro em fibra de carbono, já produzido em escala. Uma solução que alia performance, leveza e viabilidade de produção, reforçando a confiança da BYD em transformar avanços de engenharia em produtos concretos.

Mais que um recorde: um novo paradigma

O recorde do Yangwang U9 Track Edition não é apenas um número estampado em manchetes; ele representa um divisor de águas para os supercarros elétricos. Se até pouco tempo o argumento contra eles era a falta de emoção, peso elevado e desempenho limitado em pista, a BYD mostra que a combinação de tecnologia, aerodinâmica e inteligência eletrônica pode levar esses modelos a um patamar inédito.

E, ao contrário de hipercarros a combustão, que queimam litros de gasolina para sustentar suas façanhas, o U9 Track Edition simboliza a busca por um supercarro sustentável, dentro da lógica de eletrificação que a indústria global já não pode mais ignorar.

O recado da BYD é claro: o futuro dos superesportivos não será medido apenas em cilindradas, mas em gigawatts e algoritmos.

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Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
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