sábado, dezembro 6, 2025

Daimler Truck cresce no Brasil, mas Estados Unidos prejudicam resultado global

- Publicidade -

A Daimler Truck AG divulgou os resultados de vendas do segundo trimestre de 2025, revelando um cenário global misto: enquanto a Mercedes-Benz no Brasil registra crescimento expressivo, outros mercados estratégicos enfrentam retração, principalmente nos Estados Unidos, onde apressenta retração de 20% com as marcas Freightliner, Western Star e Rizon.

Em 2025, até o momento, a marca Mercedes-Benz — principal marca do grupo alemão — obteve alta de 11,8% nas vendas de caminhões, totalizando 15.405 unidades emplacadas, e 24,8% no segmento de ônibus, com 6.155 chassis licenciados no mercado brasileiro. O desempenho positivo contrasta com o ritmo mais lento de outras marcas do grupo, especialmente na América do Norte e em alguns outros mercados, onde o avanço da Mercedes-Benz não foi suficiente para compensar quedas.

No consolidado global, a Daimler Truck vendeu 106.715 caminhões e ônibus, queda de 5% em relação ao mesmo período de 2024 (112.195 unidades).

Panorama por região

  • América do Norte: recuo de 20%, para 38.580 unidades, resultado atribuído a um mercado mais restritivo e à desaceleração da renovação de frotas.
  • Europa: estabilidade nas vendas da Mercedes-Benz Trucks, com 38.294 unidades comercializadas.
  • Ásia: alta de 13%, somando 26.443 veículos, impulsionada pela demanda crescente em países emergentes e investimentos em eletrificação.
  • Ônibus: a Daimler Buses GmbH cresceu 5%, chegando a 7.027 unidades.
  • Veículos elétricos a bateria: destaque para o salto de 90%, com 1.232 caminhões vendidos globalmente, reforçando o compromisso da companhia com a transição energética.

Brasil na contramão da curva global

O bom resultado da Mercedes-Benz no Brasil reflete, segundo analistas do setor, a combinação de fatores como:

  • E-commerce e recuperação gradual de alguns setores da economia.
  • Renovação de frotas nos segmentos de caminhões semipesados, médios e leves, além de ônibus urbano e rodoviário.
  • Investimentos em pós-venda e rede de concessionárias, que ampliam a competitividade frente a rivais.

Esse desempenho contrasta com o mercado norte-americano, que enfrenta excesso de capacidade instalada e prazos de entrega ainda impactados por gargalos logísticos pós-pandemia e, mais recentemente, com o tarifaço do governo Donald Trump.

Perspectivas

No acumulado do primeiro semestre de 2025, a Daimler Truck comercializou 206.527 veículos.

Apesar da queda global, a companhia reforça que mantém mais de 100 mil funcionários em todo o mundo e aposta em três pilares estratégicos: inovação, mobilidade confiável e transporte livre de carbono.

O avanço na venda de modelos elétricos demonstra que, mesmo em um cenário desafiador, a transição energética é um vetor central para o futuro da marca.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui