sábado, dezembro 6, 2025

Mercedes-Benz: novo CD de peças para 450 mil caminhões e ônibus

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Nos últimos 12 anos, a Mercedes-Benz do Brasil vendeu quase 450 mil veículos pesados. Para dar suporte a essa frota, a marca inaugurou um novo Centro de Distribuição de Peças. Conheça as novas instalações em Itupeva (SP) e saiba como a empresa aposta em tecnologia e logística para garantir que caminhões e ônibus sigam rodando

Entre 2012 e 2024, a Mercedes-Benz do Brasil comercializou 446.592 veículos pesados no mercado interno, sendo 309.368 caminhões e 112.787 ônibus. Para manter esta frota em circulação, é preciso garantir o funcionamento de milhares de oficinas mecânicas abastecidas com peças por meio da rede de concessionárias — cerca de 180 — e 120 pontos dedicados em oficinas próprias de transportadoras. No Brasil, há cerca de 7 mil oficinas independentes, segundo o Sindirepa, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios. Para isso, a fabricante investiu em um novo Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP), em substituição ao anterior, em Campinas. 

O CD funciona desde o final de 2024, mas, esta semana, foi aberto à imprensa especializada, e a Frota News foi até Itupeva para conhecer as novas instalações. O espaço foi alugado da HGLG, um condomínio logístico às margens da Rodovia Bandeirantes, próximo a outras importantes rodovias e dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. 

Pronto para expansão

Com 60.000 m² divididos em 8 módulos e com 96 docas, o novo centro é cerca de 7.000 m² menor que o CD anterior. No entanto, é considerado maior por ter 12 metros de altura, contra 6 metros do endereço de Campinas. Trata-se, portanto, de um galpão que permite uma organização vertical, colocando as peças de maior giro próximas ao solo. Outra vantagem do novo endereço é que a HGLG conta com uma área total de 90.000 m² de galpões em um terreno de 234.000 m², ou seja, há espaço para expansão da central logística da Mercedes-Benz. 

Lá estão armazenados 9 milhões de peças de 45 mil itens, incluindo as peças genuínas Mercedes-Benz, remanufaturas RENOV e multimarcas Alliance Truck Parts. Mensalmente, são despachados 1,5 milhão de componentes por meio de duas transportadoras aéreas e quatro transportadoras terrestres: TNT Fedex, Global, Piracicabano e Camilo dos Santos. Além do mercado interno, a Mercedes-Benz do Brasil exporta para cerca de 50 países, incluindo a matriz da Daimler Truck, na Alemanha. Toda a operação é feita em parceria com a empresa de logística global Penske. 

450 mil
Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz na América Latina

Segundo Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz na América Latina, saem 60 caminhões por dia de Itupeva. “A transferência da nossa Central de Distribuição e Logística de Peças para Itupeva reforça a busca por melhoria contínua em seus processos e a tradição e a credibilidade da Mercedes-Benz em oferecer suporte total ao cliente. Estamos garantindo ao nosso cliente ainda mais confiabilidade na marca, seja ele pequeno ou grande frotista e ao autônomo”, ressalta o executivo. 

“Buscamos aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças cheguem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo para a maior disponibilidade de seus caminhões ou ônibus, gerando a produtividade e a rentabilidade que eles desejam”. 

Armazenagem estruturada

Matthias Kaeding explicou que os pedidos urgentes são processados em até 24 horas, para evitar que caminhões e ônibus fiquem parados por falta de peças. Pedidos para reposição de estoque de peças de alto giro são atendidos em até 72 horas, e os demais pedidos de estoque são remetidos em até 7 dias. No caso das exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Como exemplo, um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de 5 dias nos modais marítimo ou rodoviário para países vizinhos, e, no modal aéreo, são 2 dias. 

O CD adota um conceito de armazenagem estruturado em quatro modalidades distintas, otimizando o fluxo de peças e garantindo agilidade no atendimento aos clientes em todo o território nacional. 

No mezanino, são acondicionadas peças de menor porte, operadas manualmente. O setor abriga mais de 31 mil itens, totalizando cerca de 4,9 milhões de peças em estoque. A média diária de expedição ultrapassa 2.500 pedidos. 

Peças de tamanho médio são armazenadas por meio do sistema Rail Pallet Rack, que permite movimentação vertical dos pallets. São mais de 6.200 itens e aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque, com mais de 3.000 pedidos expedidos diariamente. 

Itens de maior volume e peso são organizados em porta-pallets. O setor conta com mais de 6.400 itens e cerca de 2,9 milhões de peças em estoque, com uma média de 800 pedidos por dia. 

As peças mais volumosas e com alta rotatividade são empilhadas diretamente no chão, no sistema Storage Blocked. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos diariamente. 

Sustentabilidade

Seguindo as novas linhas de galpões, o novo CD incorpora soluções sustentáveis, como estação de tratamento de efluentes, sistema de retenção de águas pluviais, telhas com isolamento termoacústico, iluminação que combina luz natural e LED, e empilhadeiras elétricas movidas a baterias de lítio. 

O novo galpão recebeu duas importantes certificações que atestam este conceito: o selo “Empreendimento Classe AAA”, que valida a qualidade de sua construção e tecnologia, e a certificação internacional “LEED”, que reconhece o uso racional de recursos hídricos, o descarte correto de resíduos e a utilização de materiais ecológicos. Além disso, a estrutura oferece uma infraestrutura completa, com áreas administrativas, restaurante, portaria blindada, sistema de combate a incêndios e um amplo estacionamento para suportar a movimentação diária de cerca de 60 caminhões. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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