A Mercedes-Benz do Brasil concluiu com um teste de média distância com o caminhão elétrico eActros 400, modelo indicado para operações intermunicipais. Este modelo, junto com o FUSO eCanter, foram apresentados na última Fenatran, em novembro do ano passado.
O trajeto, com 422 quilômetros, partiu da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e terminou no Posto Galápagos em São João do Meriti (RJ), utilizando a Rodovia Presidente Dutra como principal via.
Segundo a fabricante, o veículo chegou ao destino com 30% de carga de bateria ainda disponível, sem necessidade de recarga intermediária. “O eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”, destacou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
O desempenho registrado no teste foi de 0,70 kWh/km, com velocidade média de 63 km/h. O caminhão rodou com PBT de 19,2 toneladas, transportando 6,2 toneladas de carga líquida.
Próximos passos: testes com clientes no Brasil
Ainda em 2025, a Mercedes-Benz iniciará testes operacionais com clientes brasileiros utilizando os modelos eActros (300 e 400) e o FUSO eCanter – este último um caminhão leve já utilizado na Ásia e na Europa. Entre as empresas parceiras estão Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê, que usarão os veículos em suas rotinas logísticas.
A Daimler Truck já possui os seguintes modelos elétricos em seu portfólio global, entre caminhões e ônibus: Mercedes-Benz eActros 300, 400 e 600, Mercedes-Benz eEconic, Mercedes-Benz GenH2, FUSO eCanter, Freightliner eCascadia, Freightliner eM2, Mercedes-Benz eCitaro, Intercity e Coach.
Tecnologia e versatilidade para múltiplas operações
O eActros foi desenvolvido para operações intermunicipais de logística, com versão chassi rígido e cavalo mecânico.
O modelo oferece autonomia entre 220 km e 400 km, dependendo da versão e aplicação. No Brasil, serão testadas as configurações plataforma 6×2 (336 kWh e 448 kWh de bateria) e cavalo mecânico 4×2 (336 kWh), com PBT entre 19 e 27 toneladas e CMT de até 40 toneladas.
As baterias NMC (níquel, manganês e cobalto) permitem carregamento rápido em até 1h15, dependendo da capacidade do carregador. O trem de força conta com dois motores elétricos integrados ao eixo e transmissão de duas marchas, entregando 330 kW de potência contínua (com picos de até 400 kW).
O modelo também incorpora freio regenerativo, que reaproveita a energia das frenagens, e avançados sistemas de segurança, como MirrorCam (substitui retrovisores convencionais), frenagem ativa ABA5, assistente de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade e alertas de fadiga.
Conforto e conectividade para o motorista
O interior do eActros aposta em conforto e tecnologia, com painel LCD colorido, display central multimídia touch antirreflexo, MirrorCam, volante multifuncional, start/stop e porta-celular.
Do ônibus ao caminhão: a eletrificação avança
Com experiência prévia na eletrificação de ônibus urbanos no Brasil, como os modelos eO500U e, em breve, o articulado eO500UA, a Mercedes-Benz agora amplia a aplicação de sua tecnologia ao universo dos caminhões.
“Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”, conclui Ferrarez.


