domingo, dezembro 14, 2025

Lonas para caminhões: um mercado em expansão e sob regulamentação rigorosa

- Publicidade -

No coração do transporte rodoviário brasileiro, as lonas para caminhões são mais do que simples coberturas: representam a segurança da carga, o cumprimento da legislação e a eficiência nas operações logísticas. Em um mercado que movimenta milhões de toneladas por dia, fabricantes investem em tecnologia, personalização e durabilidade para atender caminhoneiros, transportadoras e embarcadores.

Um portfólio que vai do algodão ao PVC

O setor oferece uma ampla variedade de lonas, cada qual projetada para atender necessidades específicas:

  • Lona Encerada (algodão fio 8 ou 10) – Muito utilizada no transporte de hortifrúti, garante ventilação e resistência a rasgos, com fácil amarração por cordas.
  • Lona Vinílica (PVC) – Totalmente impermeável e durável, é indicada para cargas a granel e viagens sob intensa exposição climática.
  • Lona Sider – Usada em caminhões tipo sider, funciona como cortina lateral, permitindo acesso rápido à carga e personalização com impressão digital.
  • Lona Retrátil – Equipadas com mecanismos automáticos de enrolar, agilizam as operações de carga e descarga com mais segurança.
  • Lona de Polietileno e Lona Tela – Leves e resistentes, ideais para caçambas com grãos, sucata, areia e outros materiais a granel.

Nomes como Sansuy, Lonasa, Trilona, Casa Giuliani e Lona Mais lideram o setor com produtos reforçados, acabamento personalizado e opções que incluem logotipos e paletas de cores específicas.

Legislação: cobertura obrigatória e penalidades severas

O uso de lonas vai muito além da proteção: é exigência legal. A Resolução 946/22 do Contran determina que:

  • A carga deve estar totalmente coberta por lona ou dispositivo similar;
  • A fixação deve ser adequada à carroceria, por acionamento manual, mecânico ou automático;
  • O descumprimento implica multa, retenção do veículo e perda de 5 pontos na CNH por se tratar de infração grave.

A ANTT também impõe exigências adicionais para cargas sensíveis à umidade e perigosas, exigindo lonas certificadas. A escolha do modelo adequado deve levar em conta o tipo de mercadoria, o caminhão e as condições da rota.

Desafios e oportunidades no setor

O desgaste precoce, a movimentação da carga e até atos de vandalismo figuram entre os principais desafios enfrentados por transportadores. Por isso, a manutenção preventiva e a escolha de materiais de alta resistência são cruciais para evitar prejuízos e manter a integridade da carga.

Com o avanço do agronegócio e da logística urbana, cresce a demanda por lonas mais resistentes e fáceis de manusear. A personalização estética e os sistemas automatizados de enlonamento despontam como tendências que devem transformar o mercado nos próximos anos.

Cipatex apresenta nova identidade para linha de lonas

De olho nesse cenário, a Cipatex anunciou o rebranding da linha Toda Carga, que passa a se chamar Cipatex Lonas.

Houve um destaque natural para a marca Cipatex® como referência no segmento. Essa evolução é mais do que estética: reforça nosso compromisso com alta performance e confiança”, afirma Rafael Pilon, diretor comercial e de marketing da empresa.

Além da atualização visual, os produtos passam por melhorias de desempenho, com avanços em facilidade de limpeza e manuseio. “Queremos que o mercado perceba essa mudança como um movimento alinhado ao nosso propósito de entregar eficiência e segurança para transportadoras, caminhoneiros e distribuidores”, destaca Rafael Bonvicine, gerente de produto e marketing.

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui