Como parte de sua política de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Grupo Sada — conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina — lançou o programa “Assinado, Eu”, voltado para custear e oferecer apoio jurídico a colaboradores transgêneros e travestis que desejam realizar a retificação de nome e redesignação de gênero em seus documentos oficiais.
A iniciativa teve início neste mês de julho e foi anunciada durante a semana de celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. Destinado a colaboradores com no mínimo seis meses de vínculo empregatício, o programa também contempla prestadores de serviços terceirizados com contratos ativos há pelo menos um ano.
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
FABET: Últimas vagas para curso em segurança no transporte de cargas
Segundo o Grupo Sada, antes de iniciar o processo, cada interessado é acolhido pelas áreas de Diversidade e de Saúde e Bem-Estar da empresa, garantindo suporte emocional, social e informacional ao longo de toda a jornada de retificação civil.
A primeira colaboradora a aderir ao programa é Karoline Reis, assistente de diretoria da Sempre Editora, braço de comunicação do Grupo Sada. Aos 20 anos e com a transição iniciada há cerca de seis, ela agora dará o passo legal para que sua identidade seja reconhecida nos documentos.
“É muito gratificante poder contar com esse apoio, porque muitas empresas estão mais preocupadas com o marketing externo das iniciativas voltadas para a diversidade, do que com as nuances da presença de uma pessoa trans no ambiente corporativo. O melhor de todo o processo aqui no Grupo Sada foi o acolhimento que recebi desde o meu primeiro dia de trabalho. Toda pessoa quando se coloca no mundo precisa de algo que a valide para que possa existir”, afirma Karoline.
Parcerias e suporte jurídico gratuito
A primeira etapa do programa consiste na orientação para a coleta e organização dos documentos exigidos na retificação da certidão de nascimento. Para agilizar o processo, o Grupo firmou parceria com o Sindicato dos Cartórios, que irá intermediar a comunicação com as autarquias responsáveis, especialmente em cidades de origem dos participantes — já que a retificação deve ocorrer no cartório do local de registro civil.
O departamento jurídico do Grupo Sada acompanhará o andamento de cada solicitação e será responsável pelo pagamento integral de todas as taxas e emolumentos do processo.
“Esta iniciativa está em linha com o compromisso do Grupo Sada de promover a diversidade, a equidade e a inclusão. O nosso propósito é incentivar uma cultura inclusiva e um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor, que possa contribuir para o desenvolvimento do potencial de todos os nossos colaboradores”, destaca Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo.
A expectativa é de que, uma vez iniciada a retificação, o prazo médio para a emissão da nova Certidão de Inteiro Teor seja de até 30 dias, podendo variar conforme a localidade do cartório. Com o novo documento em mãos, o colaborador poderá atualizar os demais registros civis e profissionais.
Compromisso com a inclusão real
Com o “Assinado, Eu”, o Grupo Sada vai além do discurso e oferece um exemplo concreto de responsabilidade social corporativa. Ao amparar juridicamente e financeiramente seus colaboradores trans e travestis, o conglomerado mineiro reafirma seu papel como agente transformador e contribui ativamente para um mercado de trabalho mais inclusivo, respeitoso e humano.


