Patrícia Acioli, chefe de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania no Brasil, foi selecionada para a Bolsa Eva Nyström 2025, um dos reconhecimentos mais prestigiados concedidos pelo grupo Scania a colaboradores que se destacam em inovação, liderança e compromisso com a sustentabilidade. A premiação leva o nome de Eva Nyström, a primeira engenheira da divisão de desenvolvimento de motores da Scania, e homenageia profissionais cujo trabalho personifica os valores que marcaram a trajetória da pioneira sueca.
“Este é um reconhecimento que recebo com muita alegria. Isso mostra confiança no meu potencial e estou ansiosa para continuar colaborando e fazer parte do propósito da Scania”, declarou Patrícia no LinkedIn do Scania Group.
Uma trajetória de impacto
À frente do programa Sustainability Engagement da Scania no Brasil, Patrícia tem sido protagonista em iniciativas que ampliam o papel da empresa no debate sobre o futuro do transporte sustentável. Mais do que reduzir emissões ou rever cadeias produtivas — metas já incorporadas pela Scania —, ela defende um modelo de transformação cultural profunda, envolvendo educação, engajamento e corresponsabilidade ambiental e social entre todos os elos da organização.
Leia também:
Brasil oficializa diesel B15. Há vantagens e riscos que requerem cuidados redobrados
Por que anunicar na plataforma Frota News?
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
Sob sua liderança, projetos como o Movimento Circular ganharam escala, integrando ações de economia circular e reciclagem de materiais aos processos logísticos e industriais da marca. Em outra frente, contribuiu para consolidar a política de uso de plástico reciclado na fabricação de caminhões em São Bernardo do Campo (SP), reduzindo em até 50 toneladas anuais o uso de plásticos virgens.
Sua atuação também se destaca pelo incentivo à diversidade e inclusão, ao fomentar lideranças femininas e ampliar o debate sobre equidade no setor automotivo — uma das pautas centrais que ela defendeu na última edição da Fenatran.
“Adoro fazer as coisas, começar do zero e desafiar o impossível. Onde quer que eu esteja, farei o meu melhor”, resume, ao projetar um futuro profissional orientado por desafios inexplorados e pela inovação.
FABET: Últimas vagas para curso em segurança no transporte de cargas
Quem foi Eva Nyström?
A trajetória de Eva Nyström (1939–2019) confunde-se com a própria história da Scania no século XX. Ela foi a primeira mulher engenheira a atuar na divisão de desenvolvimento de motores da companhia sueca, num período em que o setor automotivo ainda era dominado por homens. Ao longo de quatro décadas de trabalho, Eva não apenas liderou projetos técnicos relevantes como também se destacou como mentora, defensora da diversidade e referência de integridade dentro da organização.
Eva foi conhecida por promover uma abordagem multidisciplinar ao desenvolvimento de produtos, defendendo desde os anos 1980 a importância de integrar preocupações ambientais e de eficiência energética no centro das decisões industriais. Em um de seus projetos mais lembrados, ela liderou um estudo de transição de motores a diesel para combustíveis alternativos que acabou inspirando linhas futuras de caminhões híbridos da Scania.
A bolsa que leva seu nome é concedida anualmente desde 2021 e reconhece colaboradores da Scania em todo o mundo que demonstram liderança, criatividade, compromisso com a sustentabilidade e um espírito colaborativo — valores que Eva cultivou e transmitiu ao longo de sua carreira.
Fonte: Scania Group


