A Frota News está presente na Modal Expo, primeira feira do setor de logística no Espírito Santo, e temos mais uma notícia sobre transição energética. A Marca Ambiental apresentou o primeiro caminhão movido a gás do estado. Trata-se de um cavalo mecânico Scania G 460 6×2, lançado na última Fenatran. O modelo ficou estático no esande da ESgás, sem pessoas qualificadas para conversar sobre o tema.
Inicialmente, o novo veículo será abastecido com gás natural veicularna (GNV), que emite de 15% a 20% menos dióxido de carbono (CO₂) em comparação ao diesel, além de reduzir significativamente a emissão de material particulado. A meta, no entanto, é que até o fim deste ano ele opere exclusivamente com biometano, um combustível renovável derivado do reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Análise Frota News: o biometano se destaca por oferecer vantagens significativas em relação ao GNV, que continua sendo um combustível fóssil. Enquanto ambos são alternativos mais limpas que o diesel, o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes, tornando-se uma solução ainda mais eficiente para a descarbonização do transporte. Além disso, trata-se de um gás 100% renovável, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos de múltiplas origens — como restos de alimentos, resíduos agrícolas, industriais e lixo urbano. Dessa forma, o biometano insere-se no modelo de economia circular, ao transformar passivos ambientais, como aterros sanitários e lixões, em ativos valiosos: energia limpa e sustentável.
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Meta é rodar só com biometano
Segundo Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental, essa é apenas a primeira etapa de um plano ainda mais ambicioso. “Começaremos operando com GNV, um combustível mais limpo que o diesel, mas nossa meta é rodar com biometano, produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, até o final deste ano. Essa tecnologia reduzirá custos ambientais e posicionará o Espírito Santo de forma competitiva também no segmento logístico e ambiental”, explica.
Ribeiro destaca ainda que os ganhos não se restringem ao meio ambiente. “Uma situação que as pessoas nem sempre se dão conta é o impacto do ruído. Caminhões a diesel emitem mais ruído, e isso afeta muito a qualidade de vida urbana, principalmente nas operações noturnas ou em áreas residenciais. Os caminhões que lançaremos, seja com GNV ou com biometano, têm o diferencial de serem mais silenciosos. Isso significa menos poluição sonora e mais tranquilidade para a comunidade”, afirma.
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Energia limpa gerada a partir do lixo
A aposta no biometano não é novidade para a Marca Ambiental. Desde 2020, a empresa opera a primeira usina termelétrica do Espírito Santo a partir de biogás, instalada na Central de Valorização de Resíduos. Em 2025, a empresa dá mais um passo com a construção de uma planta dedicada à produção de biometano, reforçando seu compromisso com a valorização dos resíduos e com a geração de energia limpa.
O novo combustível — que substitui o gás natural de origem fóssil — tem aplicações diretas tanto em veículos quanto em processos industriais, contribuindo para a descarbonização e para a redução de emissões em diferentes setores da economia.


