sábado, dezembro 6, 2025

FH 540 e VM 290 puxam vendas em abril em pesados e semipesados

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Enquanto os pesados perdem participação frente a 2024, os semipesados ganham espaço impulsionados por operações regionais e mudanças na
dinâmica logística, e puxam as vendas em abril

O mercado de caminhões pesados apresentou queda de 5% em abril de 2025, com 4.171 unidades emplacadas contra 4.389 em março, segundo dados consolidados do setor. Apesar da retração pontual, o segmento permanece como o mais representativo da categoria de carga, com participação de 46,17% no total de emplacamentos do mês. 

O modelo Volvo FH 540 continua liderando o ranking entre os pesados, com 451 unidades comercializadas em abril e 1.915 no acumulado do ano, representando 11,12% de participação de mercado. Mesmo com leve queda frente ao mês anterior (485 unidades), o modelo mantém ampla vantagem sobre os concorrentes diretos. 

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O DAF XF 530 foi o principal destaque positivo de abril, com crescimento de 19% nas vendas em relação a março (de 295 para 352 unidades). No acumulado, o modelo da DAF já soma 1.344 unidades, garantindo a segunda posição no ranking dos pesados com 7,80% de market share. 

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O terceiro lugar ficou com o Scania R 460, que registrou forte queda de volume no comparativo mensal (de 411 para 234 unidades). Apesar disso, o modelo acumula 1.202 unidades em 2025, com 6,98% de participação. 

Outros modelos relevantes incluem o Volvo FH 460 (1.163 unidades acumuladas), DAF XF 480 (796), e Volvo FH 500 (676). Entre os representantes da Scania, o R450 e o G560 somam juntos 1.275 unidades, reforçando a posição da montadora no segmento, apesar de oscilações mensais. 

Tendência de segmentação

No recorte por subsegmentos, observa-se uma tendência de reequilíbrio entre os perfis de caminhões comercializados. Embora o segmento pesado ainda seja predominante, sua participação no acumulado do ano (47,66%) recuou frente ao resultado de 2024 (53,28%). 

Por outro lado, os semi-pesados avançaram e já representam 31,22% do total de emplacamentos — uma alta de quase 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Os caminhões médios também seguem em curva ascendente, com 13,15% de participação, ante 10,88% em 2024. 

A reconfiguração da demanda pode estar relacionada à diversificação logística das frotas, com maior procura por veículos adaptados a operações regionais, urbanas e de média distância — especialmente diante da expansão do comércio eletrônico e das estratégias multicanais de distribuição. 

Claro! Aqui está a continuação da reportagem com um box informativo sobre o desempenho dos caminhões semipesados: 

 Semipesados ganham força e já representam mais de 31% do mercado

Com crescimento contínuo ao longo de 2025, o segmento de caminhões semipesados alcançou 31,22% de participação no mercado total de caminhões, consolidando-se como o segundo maior subsegmento. Em abril, foram emplacadas 2.861 unidades, número levemente superior ao de março (2.841), indicando estabilidade na demanda. 

O destaque do segmento é o Volvo VM 290, que segue como líder absoluto com 1.420 unidades acumuladas, representando 12,59% de participação no ano. Embora tenha registrado leve queda em abril (359 unidades contra 408 em março), o modelo mantém distância confortável em relação aos concorrentes. 

Na sequência, os modelos Mercedes-Benz Atego 1719 e Atego 2429 ocupam o segundo e terceiro lugares, com 1.002 e 935 unidades, respectivamente. Ambos os modelos sofreram variações distintas em abril: o Atego 1719 cresceu de 212 para 276 unidades, enquanto o Atego 2429 recuou de 246 para 200. 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem forte presença no ranking, com cinco modelos entre os dez mais vendidos. O VW 26.260 foi o melhor posicionado da marca, acumulando 845 unidades em 2025. Outros destaques incluem o VW 17.210, 31.320, 26.320 e 18.260, que juntos somam mais de 2.600 unidades. 

O modelo DAF CF 310 também mostrou bom desempenho, com crescimento de 104 para 132 unidades entre março e abril, fechando o top 10 com 510 unidades acumuladas. 

A força do segmento semipesado reflete o avanço de aplicações logísticas urbanas, regionais e de menor raio de ação, com foco em distribuição, construção civil e agronegócio leve. A versatilidade dos modelos e o custo operacional mais competitivo explicam parte da tendência de alta frente ao segmento pesado. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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