quinta-feira, dezembro 26, 2024

“Vou te resgatar quantas vezes forem necessárias”  

Lançado pela editora Patuá, livro de estreia de Luciana Branco trata da história de “Ela”, a personagem principal, na busca por si mesma.  A obra promove uma conversa íntima e de alto poder transformador com quem lê. Em “Vou te resgatar quantas vezes forem necessárias” – seu livro de estreia – Luciana Branco tece, com delicadeza brutal, verdades, vislumbres e alucinações das vivências do feminino diante do amor: o próprio e o dos outros.  “Ela”, a personagem principal, observa atônita o abandono na casa dos avós, para onde sempre volta quando precisa de refúgio, quando precisa de resgate. Engole a seco as violências íntimas que vivencia.  E inicia, então, uma conversa imaginária e corajosa entre mulheres de várias gerações, a fim de fazer falar os silêncios familiares. O livro chega ao mundo pela editora Patuá (R$ 60,00, 140 páginas).  

“Nessa jornada de coração disparado, o horror e o prazer se encontram nas mesmas proporções e costuram uma mulher por inteiro. Com as imagens que cria, a autora faz da escrita objeto pontiagudo a perfurar o peito, a marcar a pele e os pensamentos de quem a lê”, observa a pesquisadora em literatura Marina Ivo, no texto da orelha.  

Criação das gravuras

Foram essas imagens nascidas das palavras da autora que inspiraram a artista Tânia Babler Sassioto na criação de gravuras em metal que sintetizam, em símbolos, os sentimentos descritos no texto e amplificam o arrepio do leitor. “As emoções saltam das cenas narradas e me atingiram, de um jeito que tive de pegar fôlego algumas vezes. Ler, sentir em mim e criar as gravuras foi um processo incrível e de transformação pessoal. A Luciana, com seu texto, cria uma linha direta com aspectos de dentro de nós”, conta Sassioto.  

“O livro me capturou desde o título! Há um hibridismo de formato cativante, já que dá para ler um bocado como conto e como romance. Me surpreendi ao saber que é uma estreia, já que Luciana apresenta uma escrita bastante madura”, afirma Amanda Vital, Mestra em Edição de Texto – Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH) e Assistente Editorial da Editora Patuá, que assina a delicada publicação.  

A maturidade, talvez, venha de um longo caminho de criação já percorrido pela autora. “Sempre me apaixonei pela paixão do outro, criando projetos, textos e até livros para meus clientes. Nos últimos tempos, porém, tenho me permitido render-me às minhas próprias paixões. A escrita sempre foi uma delas”, conta Luciana. “As muitas vidas contidas em cada pessoa me fascinam. Somos fruto de quais histórias e qual influência elas têm em nossa vida hoje? De onde vem a liberdade para se existir singular? Essas são algumas das perguntas que busquei responder no livro”, explica Luciana.    

Sobre a autora:

Luciana Branco é paulistana, mas cresceu perto do mar. Durante a adolescência em Florianópolis, aprendeu com o ir e vir das ondas, as ventanias, os sinais de que o tempo iria mudar. Entendeu que sempre muda. Ao mesmo tempo, o encantamento pelas palavras veio junto com a brisa marinha – seus múltiplos sentidos, o ritmo, a música. Sempre escreveu – de versos rabiscados no caderno e diários íntimos aos textos para os clientes do escritório, que fundou e onde cria, produz e comunica projetos de marketing e de cultura. Formada em jornalismo pela PUC-SP, é estudante de Análise Junguiana para dar vazão a sua paixão pelo autoconhecimento. Criou e apresenta o podcast “O que sei de mim”. Vou te resgatar quantas vezes forem necessárias é seu primeiro livro autoral.   

Sinopse: Na jornada de uma mulher em busca de si mesma são necessários muitos resgates. Neste livro, “Ela”, a personagem principal, escava histórias como quem investiga um sítio arqueológico em busca de pistas que forjaram a própria existência. A memória expõe a violência íntima que poderia ter costurado definitivamente sua vida. No entanto, o desejo e o amor despudorado de existir vão, aos poucos, cerzindo a sua história.  

 Ficha Técnica  

Título: Vou te resgatar quantas vezes forem necessárias  

 Autora: Luciana Branco  

 Editora: Patuá  

 Editor: Eduardo Lacerda  

 Assistente Editorial: Amanda Vital  

 Revisão: Analu Rigueto  

 Ano de lançamento: 2024  

 Capa e Projeto Gráfico: Bruno Santos  

 Gravuras em metal: Tânia Babler Sassioto  

 Fotos: Mariana Vieira Elek, Salinê Saunders  

Páginas: 140  

Valor de capa: R$ 60,00  

Link para venda: https://www.editorapatua.com.br/vou-te-resgatar-quantas-vezes-forem-necessarias-romance-de-luciana-branco/p   

ISBN: 978-85-8297-878-8  

Este livro foi composto na tipologia Montserrat 10  

impresso em Papel Pólen 90g/m2  

LANÇAMENTOS  

Livraria Patuscada 

 R. Luís Murat, 40 – Pinheiros  

Lançamento com a presença da autora  

30 de novembro, a partir das 17h  

 

Bar Balcão  

  1. Dr. Melo Alves, 150 – Cerqueira César

Abertura da exposição das gravuras em metal de Tânia Babler Sassioto e noite de autógrafos  

3 de dezembro, a partir das 18h  

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui