O Paraná vive um momento histórico no setor automotivo. Com uma série de anúncios que somam bilhões em investimentos, o estado consolida sua posição como um dos principais polos industriais da América do Sul. Após o anúncio de investimento de R$ 6,2 bilhões da XBRI em Ponta Grossa, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou o investimento de R$ 950 milhões da DAF Camninhões para a sua fábrica no mesmo município, o que foi confirmado pela fabricante de caminhões.
A planta da DAF, que entrou em operação em 2013, será modernizada e ampliada até 2029. A montadora, subsidiária do grupo norte-americano PACCAR, visa não apenas elevar a capacidade produtiva — atualmente de até 50 caminhões por dia –, como também adotar tecnologias de ponta inspiradas na unidade europeia da empresa, localizada em Westerlo, na Bélgica.
Além de atender ao mercado brasileiro, a planta de Ponta Grossa exporta para países como Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname — com a Argentina entrando no radar. Paralelamente, a marca acelera sua presença comercial, com previsão de inaugurar 10 novas concessionárias em 2025, fortalecendo sua rede atual de 70 pontos de atendimento em 16 grupos econômicos.
Outros grandes investimentos automotivos no estado
O investimento da DAF integra um movimento maior de confiança das empresas no ambiente de negócios paranaense, impulsionado por infraestrutura logística de qualidade, incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo e mão de obra qualificada.
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Volvo do Brasil
A Volvo do Brasil iniciou oficialmente, em 8 de maio de 2025, a produção dos primeiros ônibus elétricos articulados e biarticulados do mundo em sua fábrica localizada em Curitiba (PR). Esse marco faz parte de um investimento de R$ 1,5 bilhão no país entre 2023 e 2025, com o objetivo de posicionar o Brasil como base global para a exportação desses modelos Saiba mais:
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Volkswagen do Brasil – R$ 3 bilhões
A montadora alemã já havia anunciado, em meados de 2024, um investimento robusto de R$ 3 bilhões para ampliar sua unidade em São José dos Pinhais. O ciclo de investimento já está ocorrendo e vai até 2028. O plano prevê a produção do novo modelo Tarok, uma picape inédita, e a transferência da fabricação do sedã Virtus para o Paraná. A ampliação fortalece a planta local e libera espaço na unidade de São Bernardo do Campo (SP) para novos veículos híbridos.
XBRI Pneus – R$ 6,2 bilhões
A fabricante de pneus XBRI, em parceria com a chinesa Linglong Tires, confirmou a construção de uma megafábrica em Ponta Grossa, com investimentos que quadruplicaram em relação ao plano original. Serão 12 milhões de pneus para veículos leves, 2,4 milhões para pesados e 200 mil industriais/agrícolas ao ano. A planta contará com usina fotovoltaica, centro de P&D e unidade de reciclagem, com início das obras previsto para o segundo semestre de 2025. Leia mais:
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Hitech Electric – Montadora de veículos elétricos
Em 2024, a Hitech Electric consolidou sua posição no mercado brasileiro de veículos elétricos com o lançamento da linha NewDelivery, composta por três modelos de utilitários 100% elétricos: NewDelivery PickUp, NewDelivery Box e NewDelivery Refrigerated. Esses veículos foram projetados para atender às demandas de logística urbana, oferecendo capacidades de carga entre 400 kg e 500 kg, e autonomias que variam de 130 km a 260 km, dependendo da configuração da bateria . Os preços de pré-venda iniciaram em R$ 88.990 para o modelo PickUp .
Para apoiar esse lançamento, a empresa inaugurou sua primeira concessionária exclusiva em São Paulo, em parceria com o Grupo Carueme, que investiu R$ 6 milhões no projeto . Além disso, a Hitech Electric planeja expandir sua rede com mais oito pontos de venda e pós-venda até o final do ano, visando dobrar suas vendas e alcançar a marca de 600 unidades comercializadas em 2024 . A empresa também avançou na nacionalização de componentes, como o powertrain, e estabeleceu parcerias estratégicas, incluindo a Positivo Tecnologia, para fortalecer sua presença no mercado de eletromobilidade.
Ambiente favorável atrai R$ 300 bilhões em investimentos privados desde 2019
Desde o lançamento do programa Paraná Competitivo, o estado atraiu cerca de R$ 300 bilhões em investimentos privados, segundo a Invest Paraná. Os aportes se concentram nos setores automotivo, agroindustrial e eletroeletrônico, com forte ênfase em inovação, sustentabilidade e tecnologia.
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Paraná em alta rotação
Com montadoras tradicionais ampliando operações, fabricantes nacionais emergindo com protagonismo e multinacionais apostando no estado para desenvolver tecnologias verdes e exportar para o mundo, o Paraná acelera em direção ao futuro da mobilidade. A nova onda de investimentos não apenas gera empregos e dinamiza a economia regional, mas também consolida o estado como hub industrial e exportador automotivo da América do Sul.